Resenha - Virgin Steele - Virgin Steele
Por Rafael Carnovale
Postado em 19 de fevereiro de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Interessante. É o mínimo que se pode dizer deste re-lançamento que a Century Media coloca no mercado brasileiro e mundial. O primeiro álbum do Virgin Steele, remasterizado e com bônus tracks retiradas de demos antigas. São vários motivos: a qualidade do material, o fato do mesmo nunca ter sido editado em cd antes, e principalmente, a possibilidade de notarmos o quanto a banda mudou neste 20 anos (o cd foi gravado em 1983).
Virgin Steele - Mais Novidades
"Danger Zone", a primeira faixa,mostra um pique maideniano, principalmente nas guitarras. E é precedida por outra faixa interessante: a rockeira "American Girl" (uma pérola de Jack Starr, que na época dividia o controle da banda com o vocalista David Defeis). A banda investia pesado no metal oitentista, como podemos ouvir em "Dead End Kids" (grande influência de Judas Priest), e em "Children of Storm" que também carrega grandes traços da trupe de Tipton e cia.
Já o hard rock que também era usado pela banda aparecia em faixas como "Drive on Through" (aonde David apresentava falsetes meio infantis, sinal de que seu vocal evoluiu muito durante os anos) e "Pictures on You", com seus refrões cativantes e riffs nitidamente rockeiros. Até o visual da banda era muito similar ao Hard Rock dos anos 80, só que mais puxado para o heavy Manowariano.
Este lançamento não poderia ter ficado obscuro por tanto tempo (pois mesmo a edição em LP estava esgotada). Faixas como "Virgin Steele" (a mais próxima do som que a banda faz hoje) e as bônus "The Lesson" (grande hard rock cadenciado), além das belas "Life of Crime" (outro heavy oitentista, mas ofuscado pela má produção) e "Burn the Sun" mostram como a banda era capaz de desenvolver um heavy com pitadas hard de alta qualidade. O cd ainda traz as versões originais de algumas músicas do primeiro LP como "American Girl" e "Dead End Kids", com poucas diferenças.
Um belo cd, aonde o Virgin Steele já mostrava sua capacidade de ser um dos maiores nomes do heavy oitentista. Pena que a banda ainda não seja tão conhecida no Brasil. Mas iniciativas como a da Century Media merecem parabéns!
Compre sem medo!
Site: http://www.virgin-steele.com
Line Up:
David DeFeis – Vocais
Jack Starr – Guitarras
Joe O’Reily – Baixo
Joey Ayvazian – Bateria
Material Cedido por:
Century Media Records Latina
http://www.centurymedia.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"
O sub-gênero do Metal que Ozzy Osbourne detesta; só o Punk consegue ser pior para ele
Os 15 melhores álbuns do metal brasileiro, segundo o Rate Your Music
A "incrivelmente pesada" banda que deixou membros do Deep Purple "pálidos" em 1970
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



