Resenha - Virgin Steele - Virgin Steele
Por Rafael Carnovale
Postado em 19 de fevereiro de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Interessante. É o mínimo que se pode dizer deste re-lançamento que a Century Media coloca no mercado brasileiro e mundial. O primeiro álbum do Virgin Steele, remasterizado e com bônus tracks retiradas de demos antigas. São vários motivos: a qualidade do material, o fato do mesmo nunca ter sido editado em cd antes, e principalmente, a possibilidade de notarmos o quanto a banda mudou neste 20 anos (o cd foi gravado em 1983).
Virgin Steele - Mais Novidades
"Danger Zone", a primeira faixa,mostra um pique maideniano, principalmente nas guitarras. E é precedida por outra faixa interessante: a rockeira "American Girl" (uma pérola de Jack Starr, que na época dividia o controle da banda com o vocalista David Defeis). A banda investia pesado no metal oitentista, como podemos ouvir em "Dead End Kids" (grande influência de Judas Priest), e em "Children of Storm" que também carrega grandes traços da trupe de Tipton e cia.
Já o hard rock que também era usado pela banda aparecia em faixas como "Drive on Through" (aonde David apresentava falsetes meio infantis, sinal de que seu vocal evoluiu muito durante os anos) e "Pictures on You", com seus refrões cativantes e riffs nitidamente rockeiros. Até o visual da banda era muito similar ao Hard Rock dos anos 80, só que mais puxado para o heavy Manowariano.
Este lançamento não poderia ter ficado obscuro por tanto tempo (pois mesmo a edição em LP estava esgotada). Faixas como "Virgin Steele" (a mais próxima do som que a banda faz hoje) e as bônus "The Lesson" (grande hard rock cadenciado), além das belas "Life of Crime" (outro heavy oitentista, mas ofuscado pela má produção) e "Burn the Sun" mostram como a banda era capaz de desenvolver um heavy com pitadas hard de alta qualidade. O cd ainda traz as versões originais de algumas músicas do primeiro LP como "American Girl" e "Dead End Kids", com poucas diferenças.
Um belo cd, aonde o Virgin Steele já mostrava sua capacidade de ser um dos maiores nomes do heavy oitentista. Pena que a banda ainda não seja tão conhecida no Brasil. Mas iniciativas como a da Century Media merecem parabéns!
Compre sem medo!
Site: http://www.virgin-steele.com
Line Up:
David DeFeis – Vocais
Jack Starr – Guitarras
Joe O’Reily – Baixo
Joey Ayvazian – Bateria
Material Cedido por:
Century Media Records Latina
http://www.centurymedia.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Brian May do Queen
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
A banda de hard rock dos anos 1970 que é a queridinha de Xande de Pilares
MTV: experts indicam as maiores bandas de Heavy Metal
Por que Coca-Cola não contestou arte do primeiro disco do Judas Priest, segundo K.K. Downing

Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer



