Resenha - Beast Of Bourbon - Tankard
Por Sílvio Costa
Postado em 20 de agosto de 2004
O Tankard deve ser a banda favorita de Barney Gumble, o amigo bebum do Homer Simpson. Eis que novamente eles lançam um excelente disco num ano em que o thrash metal volta a ocupar lugar de destaque. Depois da boa repercussão alcançada por B-Day (2002), a banda consegue evoluir musicalmente sem deixar de lado as raízes do bom e velho thrash oitentista, adicionando ainda mais peso em músicas bem humoradas e muito bem trabalhadas. Sem apelar para fórmulas de sucesso, o som do Tankard continua honesto e sem concessões moderninhas e apelativas. É apenas o bom e velho thrash metal que fez história na década de 80.

Beast of Bourbon foi produzido por Andy Classen, que já trabalhou com o Burden of Grief, Holy Moses, Dew-Sentenced, dentre outros. O trabalho do produtor procurou valorizar as guitarras sujas, distorcidas até o talo de Andy Gutjahr e os vocais insanos de Andreas "Gerre" Geremia. Aliás, Gerre, uma das figuras mais bem humoradas do cenário europeu, é o responsável por algumas das melhores sacadas deste disco. A marcha fúnebre no meio de "Die with a Beer in Your Hand" é o melhor exemplo de que o Tankard não está preocupado com letras politicamente engajadas ou que busca inspiração na literatura fantástica ou baboseiras desse tipo. O combustível da banda é cerveja e eles fazem questão de deixar isso bem claro. Ainda falando da produção do álbum, o Tankard não tem piedade da coluna cervical dos headbanger e fez um disco em que não existem intervalos entre as faixas para que ninguém tenha descanso e bata cabeça sem parar.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Na verdade, o novo trabalho do Tankard é meio que um refresco quando se tem tantas bandas apelando para níveis de complexidade cada vez mais auto-indulgentes. O Tankard não se preocupou muito em soar mais melódico ou complexo neste que é seu décimo quarto disco. A exemplo do que acontece desde Disco Destroyer (1998), a banda tem procurado manter sempre aqueles timbres mais sujos e optado por temas mais rápidos e riffs cortantes. Por falar em riffs, o que serve de base para o refrão de "Under Friendly Fire" é simplesmente fantástico, num disco repleto de boas músicas e grandes performances individuais. Outro destaque é a arte do álbum, feita pelo genial caricaturista alemão Sebastian Krüger.
Em linhas gerais, Beast of Bourbon (não me canso de dizer que este é um dos títulos mais geniais dos últimos tempos) é um álbum bem mais agressivo que os anteriores, provando que o thrash europeu está atravessando um momento de evolução que leva em conta alguns elementos. A levada mid-tempo de algumas faixas, como no caso de "Under Friendly Fire" - que abre o disco - é um convite para o headbanging. O cover para o hino punk "We´re Coming Back" do Cocksparred ficou muito interessante, com uma pegada thrash que não a descaracterizou.
Em um ano de grandes lançamentos do estilo, o Tankard, que, ao contrário de algumas bandas que estão "voltando", nunca parou de fazer bons discos, lança este que tem fortíssimas chances de ser considerado o seu melhor trabalho. Obrigatório para fãs de thrash metal e para quem gosta de boa música, feita com simplicidade, de vez em quando.
Andreas "Gerre" Geremia: Voz
Frank Thorwarth: Baixo
Andy Gutjahr: Guitarra
Olaf Zissel: Bateria
Material cedido por:
AFM Records:
http://www.afm-records.de
Outras resenhas de Beast Of Bourbon - Tankard
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
A curiosa origem do nome artístico de Rafael Bittencourt, segundo o próprio
Luis Mariutti detona quem chama Shamangra de banda cover e explica motivo
Com ex-membros do Evanescence, We Are the Fallen quer retomar atividades
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Crypta abrirá próxima tour do Arch Enemy e The Black Dahlia Murder
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
O álbum que quase enterrou o Black Sabbath, até que Ozzy voltou e salvou a banda
A sincera e entusiasmada opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, fundador do Pink Floyd
Fernanda Lira e Rafael Bittencourt dão a real sobre os haters da internet
As melhores músicas de John Lennon segundo Yoko Ono: "Ele era bom em fazer hinos"
Ícone do thrash metal, Mille Petrozza não dá muita atenção ao "Big Four"
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes
