Resenha - Beyond The Tomorrow - Thoten
Por André Toral
Postado em 09 de abril de 2001
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Thoten talvez tenha sido a maior expectativa nacional do cenário metálico desde que se instalou a idéia da banda conceber um CD, tendo, para isso, gravado as famosas demos. Devido a este feito, conseguiu ótimas críticas na mídia especializada, fazendo com que se tornasse bem conhecida, mesmo não possuindo um álbum.

Eis que a longa espera se foi, após muitos shows, mudanças de formação e contratempos variados. Temos "Beyond The Tomorrow" como um álbum que se destaca, acima de tudo, pela maravilhosa produção. Embora os fãs tivessem suas dúvidas quanto ao estilo da banda após um recesso tão grande, pode-se dizer que o conteúdo musical apresenta heavy clássico com influências nítidas de progressivo, e, ainda mais, momentos puramente Dream Theater dos tempos de "Images And Words", inclusos no posicionamento dos teclados e seus arranjos. E, para começo, podemos notar isso em "Ashes In The Abyss", que se mostra muito empolgante e bem variada. Já com toques mais agressivos, sem deixar de soar melódica, temos "Keeping Silence", possuindo ótimos riff principal e vocal.
No campo mais rápido, destacam-se "Above The Law", com uma linha fantástica nas melodias vocalizadas, e "Altar Of Freedom", não deixando de demonstrar as características mais latentes da banda quanto ao que já foi dito sobre o estilo. Ao se mostrar criativo sem soar repetitivo, no campo das baladas, o Thoten mostrou competência para apresentar "Christened By Flame", mesclando passagens mais pesadas; "Lady Of The Lake", tão formosa quanto nos tempos da demo - inclui-se peso; e "Wild Life", com solos sensacionais.
Para concluir, a faixa-título, com mais de 10 minutos de duração, mostra-se cheia de variações, o que não a deixa cair na chatice. A sensação que fica é que o Thoten já nasceu pronto para o cenário. O álbum, após um processo de produção com os próprios músicos e Kiko Loureiro (Angra), aperfeiçoou bastante a musicalidade da banda, e a prova definitiva encontra-se aqui. No lado instrumental, Frank Schieber (guitarrista) se apresenta de forma magnífica, assim como toda a banda, além de Renato Tribuzy (vocalista), que fica entre o melódico e agressivo, entre Mike Kiske (ex-Helloween) e Rob Halford (Halford). Sim, quanto tempo, mas valeu a espera. Agora é só curtir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O guitarrista selvagem que Brian May colocou entre os pilares do rock
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
A música que os Ramones souberam já nos ensaios que viraria um clássico
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Andre Matos - "Não estava preparado para cantar no Maiden!"
Adrian Smith saiu do Iron Maiden por gerar irritação com desânimo por "No Prayer"
Integrante do Metallica se ajoelhou no chão ao reconhecer ex-guitarrista do Sepultura

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



