O grave erro de Kiko Zambianchi aos 15 anos que o inspirou a compor "Primeiros Erros"
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de novembro de 2022
A música "Primeiros Erros (Chove)" é uma das mais emocionantes de todo o rock produzido no Brasil e foi composta por Kiko Zambianchi para o álbum "Choque" (1985).

Em entrevista ao Inteligência Ltda., o músico refletiu sobre as motivações por trás dessa belíssima balada que ficou eternizada mais tarde no acústico do Capital Inicial.
"Eu tinha síndrome do pânico, mas na época não havia tratamento. Eles me davam valium, mas isso não adiantava nada. Comecei a fazer meditação, umbanda... Achava que podia ser algo espiritual. Aprendi a me controlar sem o remédio. Ainda tenho a síndrome, mas não quero tomar remédio. Você fica viciado nessas coisas. Foi um sofrimento para eu conseguir parar de tomar esses remédios. Resolvi aguentar essa barra. Acho que tem a ver também com telepatia. Pode ser uma porta aberta para eu sentir coisas que não são minhas. Posso estar sentindo coisas que não são minhas. Uma parte do ‘Primeiros Erros’ eu explico por essas coisas. Era uma época em que eu estava buscando meditação e leitura. Agora, tive aquele trauma quando tinha 15 anos. Meu pai estava fazendo uma mega festa de 50 anos e me chamou para cantar. Eu saí, não voltei e fui parar na FEBEM porque fiz merda na rua. Isso pode ter dado um click também. Eu não tinha noção do que poderia acontecer a partir disso. Eu era bem louco, tomava cogumelo e tudo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Após ausência em registros prévios, Aquiles Priester surge em foto com membros do Angra
YouTube ameaça deletar canal do Exodus por clipe violento e banda cria site próprio
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
Vinnie Vincent define preço do seu novo álbum: 2 milhões de dólares por cópia
John Corabi sabe que não seria convidado a uma homenagem ao Mötley Crüe no Hall of Fame
Soulfly é furtado na estrada e perde backdrops e equipamento antes de turnê com o Gwar
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
O dia que Lemmy Kilmister destruiu equipamento caríssimo com um sanduíche
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire

Qual o significado de "Primeiros Erros", segundo seu compositor Kiko Zambianchi


