O grave erro de Kiko Zambianchi aos 15 anos que o inspirou a compor "Primeiros Erros"
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de novembro de 2022
A música "Primeiros Erros (Chove)" é uma das mais emocionantes de todo o rock produzido no Brasil e foi composta por Kiko Zambianchi para o álbum "Choque" (1985).

Em entrevista ao Inteligência Ltda., o músico refletiu sobre as motivações por trás dessa belíssima balada que ficou eternizada mais tarde no acústico do Capital Inicial.
"Eu tinha síndrome do pânico, mas na época não havia tratamento. Eles me davam valium, mas isso não adiantava nada. Comecei a fazer meditação, umbanda... Achava que podia ser algo espiritual. Aprendi a me controlar sem o remédio. Ainda tenho a síndrome, mas não quero tomar remédio. Você fica viciado nessas coisas. Foi um sofrimento para eu conseguir parar de tomar esses remédios. Resolvi aguentar essa barra. Acho que tem a ver também com telepatia. Pode ser uma porta aberta para eu sentir coisas que não são minhas. Posso estar sentindo coisas que não são minhas. Uma parte do ‘Primeiros Erros’ eu explico por essas coisas. Era uma época em que eu estava buscando meditação e leitura. Agora, tive aquele trauma quando tinha 15 anos. Meu pai estava fazendo uma mega festa de 50 anos e me chamou para cantar. Eu saí, não voltei e fui parar na FEBEM porque fiz merda na rua. Isso pode ter dado um click também. Eu não tinha noção do que poderia acontecer a partir disso. Eu era bem louco, tomava cogumelo e tudo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire


Qual o significado de "Primeiros Erros", segundo seu compositor Kiko Zambianchi


