O grave erro de Kiko Zambianchi aos 15 anos que o inspirou a compor "Primeiros Erros"
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de novembro de 2022
A música "Primeiros Erros (Chove)" é uma das mais emocionantes de todo o rock produzido no Brasil e foi composta por Kiko Zambianchi para o álbum "Choque" (1985).

Em entrevista ao Inteligência Ltda., o músico refletiu sobre as motivações por trás dessa belíssima balada que ficou eternizada mais tarde no acústico do Capital Inicial.
"Eu tinha síndrome do pânico, mas na época não havia tratamento. Eles me davam valium, mas isso não adiantava nada. Comecei a fazer meditação, umbanda... Achava que podia ser algo espiritual. Aprendi a me controlar sem o remédio. Ainda tenho a síndrome, mas não quero tomar remédio. Você fica viciado nessas coisas. Foi um sofrimento para eu conseguir parar de tomar esses remédios. Resolvi aguentar essa barra. Acho que tem a ver também com telepatia. Pode ser uma porta aberta para eu sentir coisas que não são minhas. Posso estar sentindo coisas que não são minhas. Uma parte do ‘Primeiros Erros’ eu explico por essas coisas. Era uma época em que eu estava buscando meditação e leitura. Agora, tive aquele trauma quando tinha 15 anos. Meu pai estava fazendo uma mega festa de 50 anos e me chamou para cantar. Eu saí, não voltei e fui parar na FEBEM porque fiz merda na rua. Isso pode ter dado um click também. Eu não tinha noção do que poderia acontecer a partir disso. Eu era bem louco, tomava cogumelo e tudo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
A opinião contundente de Canisso sobre reconciliação entre Rodolfo e Digão
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
Após detenção, João Gordo ironiza caso com "notícia falsa" no Instagram
O "segredo sujo" do Iron Maiden: o que mudou na banda - e quase ninguém percebeu
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
O clássico dos Titãs que Nando Reis confessa que queria ter composto: "Considero uma joia"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"


Qual o significado de "Primeiros Erros", segundo seu compositor Kiko Zambianchi


