O grave erro de Kiko Zambianchi aos 15 anos que o inspirou a compor "Primeiros Erros"
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de novembro de 2022
A música "Primeiros Erros (Chove)" é uma das mais emocionantes de todo o rock produzido no Brasil e foi composta por Kiko Zambianchi para o álbum "Choque" (1985).

Em entrevista ao Inteligência Ltda., o músico refletiu sobre as motivações por trás dessa belíssima balada que ficou eternizada mais tarde no acústico do Capital Inicial.
"Eu tinha síndrome do pânico, mas na época não havia tratamento. Eles me davam valium, mas isso não adiantava nada. Comecei a fazer meditação, umbanda... Achava que podia ser algo espiritual. Aprendi a me controlar sem o remédio. Ainda tenho a síndrome, mas não quero tomar remédio. Você fica viciado nessas coisas. Foi um sofrimento para eu conseguir parar de tomar esses remédios. Resolvi aguentar essa barra. Acho que tem a ver também com telepatia. Pode ser uma porta aberta para eu sentir coisas que não são minhas. Posso estar sentindo coisas que não são minhas. Uma parte do ‘Primeiros Erros’ eu explico por essas coisas. Era uma época em que eu estava buscando meditação e leitura. Agora, tive aquele trauma quando tinha 15 anos. Meu pai estava fazendo uma mega festa de 50 anos e me chamou para cantar. Eu saí, não voltei e fui parar na FEBEM porque fiz merda na rua. Isso pode ter dado um click também. Eu não tinha noção do que poderia acontecer a partir disso. Eu era bem louco, tomava cogumelo e tudo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
O que são diluvianos, raça apontada por médico espírita como algoz de Kiko Zambianchi
Kiko Zambianchi fez um dos maiores sucessos do rock nacional inspirado em ida para a FEBEM
O rockstar que já teve banda com ator da Cobra Celeste do Castelo Rá-Tim-Bum
A canção nacional inspirada por doença e rejeitada que vendeu milhões anos mais tarde
Kiko Zambianchi diz que estranhou ausência de artistas no enterro de Raul Seixas


