Resenha - Poets & Madmen - Savatage
Por Fábio Trovão
Postado em 30 de março de 2001
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É incrível a capacidade que algumas bandas têm de conseguirem sempre surpreender e ainda assim manter sua identidade. Certamente o Savatage é uma delas. Essa banda que lançou seu primeiro álbum em 1983 calcado no Metal Tradicional, está constantemente evoluindo, álbum após álbum.
Em Poets & Madmen, a banda mantém essa tradição. Os riffs marcantes de guitarra estão lá, os vocais em contraponto também, bem como uma história (assim como nos dois últimos álbuns). E várias novidades também aparecem, ou retornam, como os vocais rasgados e emocionantes de Jon Oliva. Pela primeira vez a banda introduz corais nas músicas e até mesmo teclados que estilo totalmente progressivo (como em There In The Silence). Os grande destaques desse álbum ficam por conta da guitarra de Chris Caffery, que despeja riffs pesadíssimos que nos fazem lembrar da época do maravilhoso "Hall Of The Mountain King", solos virtuosos e dedilhados maravilhosos. Caffery, que pela primeira vez é co-autor da grande maioria das músicas, mostra que pode substituir o grande Criss Oliva à altura, e não deixa os fãs sentirem falta de Al Pitrelli (que deixou a banda para entrar no Megadeth). A história criada por Paul O'Neill à primeira vista parece boba, porém se você procurar bem (inclusive na caixinha do seu CD) a história se tornará bem mais interessante. (Quem tiver preguiça, pode mandar um email para [email protected] perguntando).
O único motivo que me leva a não dar nota 10 para esse cd é o fato de que algumas músicas que foram compostas para a voz de Zak Stevens (que deixou a banda para se dedicar a família) ficaram um pouco "estranhas" na voz de Jon Oliva, mas nada que tire a qualidade desse CD.
Difícil é escolher as melhores músicas em um álbum tão heterogêneo, mas vale citar "Stay With Me Awhile", "I Seek Power", "Morphine Child" e "Bacl To Reason". Na edição limitada européia, o CD vem em uma caixinha digipack com poster, adesivo, uma faixa bônus ("Jesus Saves" ao vivo na voz de Zak Stevens) e uma faixa multimídia (vídeo de "Handful of Rain"). E enquanto ouvimos o álbum, ficamos aqui na expectativa da passagem deles pelo Brasil para que possamos conferir o desempenho dos novos membros Jack Frost (guitarra) e Damond Jiniya (Vocal).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
A balada extremamente melancólica que "previu" futuro de uma das maiores bandas do glam metal
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
A banda de rock que mudou para sempre a vida de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
A banda nova de metal que Bruno Valverde está ouvindo: "Eles são diferenciados"
Baterista do Anthrax sustenta que rock foi vítima de um golpe da indústria
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
A música do Genesis que Phil Collins achava complicada demais; "Não havia espaço"
Pink Floyd: os álbuns da banda, do pior para o melhor, pela UCR
A impagável reação de Carlinhos Brown ao ser convidado para álbum do Sepultura
Quando Renato Russo percebeu que passou dos limites e que estava com inveja daquela banda



Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
Savatage lançará álbum ao vivo da turnê de "Gutter Ballett"
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



