Resenha - Warchants & Fairytales - Freternia
Por André Toral
Postado em 06 de dezembro de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Freternia é formado por Pasi Humppi (lead vocals), Tomas Wäppling (bass), Patrik Lund (lead guitars), Mikael Bakajev (rhythm & acoustic guitar), Tommie Johansson (keyboards) e Stefan Svantesson (drums) e vem direto da Suécia.
Para começo, a banda está entre o power metal e o heavy melódico, parecendo-se, em alguns momentos, com o Hammerfall. O conteúdo do Freternia traz os típicos contos sobre dragões e castelos, além dos coros nesta linha. Estão presentes ótimas guitarras e uma cozinha precisa.
Após uma breve introdução, percebe-se o poder de fogo contido em "Worst of Enemies", trazendo peso e melodia. "Ride With the Wind" é rápida (um clássico) e tem uma atuação fantástica do vocalista, dono de uma voz agressiva e alta. "Mistress of the Deep Black Sea" é bonita e possui um momento onde fica bem cavalgada, bem como traz excelentes melodias e atuação muito boa da bateria. "Dragonsong" tem uma bela introdução de teclados, seguida de um pique épico que se encontra numa balada que logo toma mais peso. "Friends in Enemy Land" traz um clima mais pesadão e rápido. Encerrando o álbum, temos "The Flame", que segue a linha de tudo que foi comentado aqui.
Algumas considerações interessantes: o vocal de Pasi Humppi, nos momentos em que canta em timbres mais altos, lembra bastante James La Brie (Dream Theater), só que bem mais agressivo; existem muitos coros espalhados pelas músicas, o que, dependendo do ouvido de cada um, pode enjoar (certamente não aos fãs de Blind Guardian); apesar da banda ser ótima, não agrega nada de novo à cena musical referente ao heavy metal - fato que vem sendo unânime em 99,9% das novas bandas do estilo. De qualquer forma, não se põe em questão a musicalidade do Freternia, que é excelente e certamente irá agradar aos fãs do estilo praticado aqui.
Para acessar o site da banda: www.freternia.com
Para contactar a banda: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
Após sair do I Am Morbid, Pete Sandoval anuncia que David Vincent deixa o Terrorizer
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
O álbum do Aerosmith que Joe Perry acha que em vários momentos nem parece Aerosmith
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
Pete Sandoval anuncia que não faz mais parte do I Am Morbid
Organizadores do The Town falam sobre vinda de Marilyn Manson em 2027
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes
As 10 melhores músicas de metal do mundo, segundo inteligência artificial ChatGPT
Bill Hudson: "No Brasil, se você não tocar com ex-membro do Angra, ninguém vai ouvir"

O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



