Resenha - Warchants & Fairytales - Freternia
Por André Toral
Postado em 06 de dezembro de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Freternia é formado por Pasi Humppi (lead vocals), Tomas Wäppling (bass), Patrik Lund (lead guitars), Mikael Bakajev (rhythm & acoustic guitar), Tommie Johansson (keyboards) e Stefan Svantesson (drums) e vem direto da Suécia.
Para começo, a banda está entre o power metal e o heavy melódico, parecendo-se, em alguns momentos, com o Hammerfall. O conteúdo do Freternia traz os típicos contos sobre dragões e castelos, além dos coros nesta linha. Estão presentes ótimas guitarras e uma cozinha precisa.
Após uma breve introdução, percebe-se o poder de fogo contido em "Worst of Enemies", trazendo peso e melodia. "Ride With the Wind" é rápida (um clássico) e tem uma atuação fantástica do vocalista, dono de uma voz agressiva e alta. "Mistress of the Deep Black Sea" é bonita e possui um momento onde fica bem cavalgada, bem como traz excelentes melodias e atuação muito boa da bateria. "Dragonsong" tem uma bela introdução de teclados, seguida de um pique épico que se encontra numa balada que logo toma mais peso. "Friends in Enemy Land" traz um clima mais pesadão e rápido. Encerrando o álbum, temos "The Flame", que segue a linha de tudo que foi comentado aqui.
Algumas considerações interessantes: o vocal de Pasi Humppi, nos momentos em que canta em timbres mais altos, lembra bastante James La Brie (Dream Theater), só que bem mais agressivo; existem muitos coros espalhados pelas músicas, o que, dependendo do ouvido de cada um, pode enjoar (certamente não aos fãs de Blind Guardian); apesar da banda ser ótima, não agrega nada de novo à cena musical referente ao heavy metal - fato que vem sendo unânime em 99,9% das novas bandas do estilo. De qualquer forma, não se põe em questão a musicalidade do Freternia, que é excelente e certamente irá agradar aos fãs do estilo praticado aqui.
Para acessar o site da banda: www.freternia.com
Para contactar a banda: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
Manager de Tony Iommi considerou letras de Jorn Lande "muito sombrias"
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
A tarefa que Edu Falaschi evitava no sítio de Ricardo Confessori na fase Angra
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
O guitarrista que Neil Young considera praticamente infalível; "Ele é muito bom"
Malvada anuncia Cyz Mendes como nova vocalista
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O grave erro cronológico que Raul Seixas cometia para explicar música nos shows
O hino pop dos anos oitenta que foi rejeitado por Billy Idol e Bryan Ferry

Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



