Resenha - Wheel Of Life - Karmakanic
Por Thiago Sarkis
Postado em 21 de fevereiro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os Flower Kings não param um segundo! Jonas Reingold principalmente, e se seguir essa trilha, vai bater a discografia de Tony Levin. O melhor de tudo é que ele vem se superando a cada lançamento e projeto que integra, com um som de baixo perfeito, poderoso, e linhas fortíssimas.

O Karmakanic demonstra tudo isso e mais um pouco. Escute Reingold ao lado de Krister Jonsson nas guitarras e Zoltan Csorsz na bateria da insana "Do U Tango?" e você entenderá completamente o que estou falando. Instrumentos perseguindo uns aos outros precisa e harmonicamente, às vezes em linhas rápidas e bem complexas, e padrões rítmicos em constante variação.
O CD conta também com "Where Earth Meets The Sky", uma das composições mais belas do rock progressivo desde o lançamento de "Snow" do Spock’s Beard. Isso se deve também às participações especiais. Os vocais de Inger Ohlén, a percussão de Helen Melin e as congas e o yembé de Sal Dibba, lembram bastante os experimentos étnicos de Peter Gabriel. Igualmente em relevo estão os teclados e pianos de Jakob Karlzon e Tomas Bodin (sim, outro Flower King) no hammond. Música brilhante com treze minutos de duração e nenhum escorregão.
No decorrer do disco, outros convidados especiais aparecem, como Roine Stolt (Flower Kings, TransAtlantic, Kaipa) e Richard Andersen (Time Requiem, Space Odyssey).
Hei de lembrar, apesar de todos os elogios, que iniciei meu comentário na faixa quatro ("Do U Tango?") e isso tem uma razão. As três primeiras canções não embalam tanto, apesar dos excelentes vocais de Goran Edman (ex-Yngwie J. Malmsteen). Contudo, sem dúvida, da quarta à oitava e última música, o que temos é um material inabalável.
Se em termos de prog metal, o recheio fica por conta de Pain Of Salvation, Dream Theater, Symphony X, e o Shadow Gallery, a cada quatro anos, saiba que os Flower Kings estão dominando o território do rock progressivo, com a própria banda, e os projetos paralelos de seus membros, em especial The Tangent e Karmakanic.
Lançado pela Regain Records - 2004
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
O clássico do Yes que arranca lágrimas de Geddy Lee, lendário vocalista do Rush
Paulo Ricardo: "Cazuza ficou intimidado com Mulher-Repolho no Madame Satã"
Nazareth: Brian Johnson homenageia Dan McCafferty

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



