Resenha - Live Evolution - Queensryche
Por Marcio Carreiro
Postado em 14 de novembro de 2001
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Queensryche é uma banda singular e de difícil definição... Metal Progressivo, Rock Progressivo, Hard Rock, Heavy Metal...? Sem tentar rotular fica bem mais fácil e interessante entender o trabalho da banda que culmina, depois de 20 anos de estrada, nesse duplo ao vivo entitulado "Live Evolution".
Diferente de outros álbuns ao vivo, a banda resolveu dividir este em "suites" dedicadas às diferentes fases/períodos que a banda atravessou: EP/The Warning/Rage For Order, Operation: MindCrime, Empire/Promised Land e Hear In The Now Frontier/Q2K.
O primeiro cd é quase irretocável (talvez um pouco mais de destaque nos nacking vocals o tornassem perfeito). O repertório vai de clássicos como "Queen Of The Reich" e "Take Hold OF The Flame" a deliciosas surpresas como "London" e "Suite Sister Mary", esta última com participação especialíssima de Pamela Moore (a mesma que gravou os vocais no papel de Mary no "Operation: MindCrime")
O segundo traz os backing mais audíveis e, se por um lado deixa de lado singles como "Bridge" e "Sign Of The Times" (ambas de autoria do ex-guitarrista da banda Chris De Garmo), por outro inclui pérolas como "Another Rainy Night" e "Hit The Black" - que dificilmente seriam incluídas se Chris ainda estivesse na banda. Não podemos deixar de mencionar que é neste segundo cd que aparece o maior sucesso comercial da banda, a balada "Silent Lucidity", cujo vídeo-clip ganhou o VMA's da MTV como "Escolha da Audiência" em 1991.
Para quem já conhece a banda é impossível não perceber as mudanças nas melodias , nos solos e nos pequenos detalhes de algumas músicas. A saída de De Garmo parece ter dado um pouco mais de liberdade aos outros músicos. A entrada de Kelly Gray em seu lugar trouxe novas perspectivas e novas funções aos músicos. Os mais ortodoxos podem considerar seus solos sujos e cheios de wah-wah. Os outros entendem como mais garra e personalidade.
Para quem não conhece o trabalho da banda, o álbum é uma ótima oportunidade para conferir suas principais músicas, seguramente um dos melhores vocalistas da história do rock, e uma banda que prima pelo belo, pelo estético, sem apelar para um pretenso virtuosismo e ainda assim sendo virtuosa.
Enfim, o álbum é sensacional, essencial.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Dave Mustaine não pensou no que fará após o fim do Megadeth
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
Fãs debatem qual dos nove integrantes do Slipknot é o mais inútil de todos
O nojento episódio nos EUA que marcou a relação de João Gordo com o Sepultura
Metallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritas de outras bandas


Ex-Queensryche, vocalista Geoff Tate confirma show acústico no Rio de Janeiro
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
Queensryche foi muito importante para o Dream Theater, segundo John Petrucci
6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



