Resenha - Eternal Dreams - Desolate Ways
Por Rafael Carnovale
Postado em 07 de janeiro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado em 1998, o quarteto gaúcho Desolate Ways não nega sua forte paixão pelo som imortalizado por Ozzy e cia. no Black Sabbath. Apesar de adotar uma veia bem gótica para suas composições (se bem que o Sabbath foi referência para o som gótico de um jeito ou de outro), a banda prima por investir nos riffs pesados e densos que Tony Iommi criou. Uma boa escolha, que se mostra agora em seu primeiro cd, lançado em 2003.

E não há dúvidas: estamos diante de uma banda fortemente influenciada por Black Sabbath. "Promised Land" é uma faixa lenta, com riffs densos, mas com o toque gótico que a faz soar climática e viajante. A faixa título já traz um riff mais "positivo" (um belo trabalho de guitarras) e uma levada que lembra o Cathedral de Lee Dorrian (outro fã confesso de Sabbath). Os vocais guturais se alternam aos limpos com habilidade, e mesmo os guturais não soam tão guturais, com a agressividade bem controlada. A banda acerta em cheio em faixas como a mais agitada "Blackness", a cadenciada "Dead Forever" (com uma bateria marcante) e na quase heavy "Final Time" (com riffs bem inspirados no heavy oitentista).
Um dos grandes destaques fica para a suave "Sleep" e para a mais rápida e empolgante "Sea of Sorrow" (de longe a melhor), que lembra o Paradise Lost de "Draconian Times". O que pode-se concluir é que a banda faz um som bem inspirado no heavy setentista do Sabbath, como vemos em "Walls of Fear", mas abre espaço para outras incursões, principalmente no som gótico, como na quase trash "Lost Illusions", que encerra o cd.
Os músicos se mostram bem entrosados e a banda esbanja talento. A proposta musical acerta em cheio ao respeitar os estilos desejados com bastante harmonia e conseguir colocá-los harmonicamente, com um toque todo pessoal. Coisa de quem sabe. Vale a pena.
Line Up:
Max Lima - Vocal/Guitarras
Elizeu Hainzenreder - Guitarras
Rodrigo Fernandes - Baixo
Igo Menegaz - Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Guns N' Roses lança duas novas canções
Max Cavalera revela como "selou a paz" com Tom Araya, vocalista do Slayer
Horrorizado, Jason Newsted diz que aprendeu com o Guns N' Roses o que não quer ser na vida
O hit de Raul Seixas que é versão de Beatles e diretor vetou expressão estranha na letra

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



