Quem é melhor, Ringo Starr ou Charlie Watts? John Lennon tinha a resposta
Por Bruce William
Postado em 22 de março de 2025
Embora a citação "Ringo Starr não era nem o melhor baterista dos Beatles" seja frequentemente atribuída a John Lennon, a verdade é que ele nunca disse isso. A frase, na verdade, surgiu como uma piada de um comediante chamado Jasper Carrott, mas acabou sendo repetida tantas vezes que muitos acreditam que foi Lennon quem a proferiu. Na realidade, o ex-Beatle sempre defendeu Ringo e chegou a colocá-lo acima de outros grandes bateristas da época.
Beatles - Mais Novidades
Starr frequentemente enfrenta críticas injustas, com alguns alegando que ele não era um baterista técnico ou inovador. No entanto, seu estilo simples e eficiente foi essencial para a sonoridade dos Beatles. Inspirado por bateristas de jazz, ele acreditava que a bateria deveria servir à música como um todo, sem necessidade de solos ou extravagâncias. "Eu nunca ouvi só a bateria, eu escutava a faixa inteira", disse Ringo durante uma conversa com Dave Grohl.
Curiosamente, Charlie Watts, dos Rolling Stones, tinha uma abordagem semelhante. Também influenciado pelo jazz, ele acreditava que a bateria deveria se encaixar na música, sem excessos. "Eu não gosto de solos de bateria. Admiro quem os faz, mas prefiro tocar com a banda", disse Watts.
Apesar dessa semelhança, Lennon não gostava do fato de que Watts era mais respeitado do que Ringo. "Sempre me incomodou que Charlie recebesse mais crédito só porque era mais 'artístico', conhecia jazz e fazia cartuns", comentou o ex-Beatle. Ele via seu companheiro de banda como um músico de nível equivalente - ou até superior - ao baterista dos Stones, aponta a Far Out.
Na comparação direta entre as bandas, Lennon foi enfático: "Se você comparar o baixo de Paul com o dos Rolling Stones, e comparar a bateria de Ringo com a de Charlie Watts, eles são iguais ou até melhores". Para ele, os Beatles não deviam nada aos Stones em termos de musicalidade. E, além das palavras, Lennon demonstrou sua admiração por Ringo na prática. Mesmo após o fim dos Beatles, ele o chamou para tocar no álbum "Mind Games" (1973), reafirmando sua confiança no talento do baterista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Mustaine aponta as diferenças entre sua releitura de "Ride the Lightning" e a versão original
Fabio Lione não gosta do Wacken Open Air; "O lugar é frio, é feio"
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Por que o Lynyrd Skynyrd gravou um solo de guitarra fora do tom em uma canção clássica?
A música de "Parasomnia" que Petrucci considera divertida de tocar ao vivo com o Dream Theater
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
A música do Rush que fez Neil Peart mudar o jeito de escrever; "experiência humana"
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Flea escolhe o melhor disco dos Chili Peppers, e diz qual música não entraria no álbum
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil


O álbum dos Beatles que não agradou George Martin nem Paul McCartney
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O artista que The Edge colocou ao lado dos Beatles; "mudou o rumo da música"
O hit dos Beatles que é exemplo perfeito da diferença de estilos entre Lennon e McCartney
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O álbum dos Beatles que George Martin dizia não fazer sentido
O clássico dos Beatles que marcou o início da trajetória de Bruce Dickinson como vocalista
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
Ringo Starr, dos Beatles, revela as últimas palavras que ouviu de George Harrison
Produtor dos Simpsons revela qual seria a participação "dos sonhos" que nunca vai acontecer


