Resenha - Fastest Guitar On Earth - John Jaunese
Por Mario Del Nunzio
Postado em 18 de agosto de 1999
"The Fastest Guitar On Earth" é o primeiro CD-Demo solo do guitarrista norte-americano John Jaunese. Como pode-se esperar pelo título do CD e pela formação da banda, o CD é uma festa shred, cheio de temas com sonoridades barrocas, solos técnicos, e tudo que caracteriza tal estilo, que tem como alguns de seus ícones pessoas como Yngwie Malmsteen, George Bellas, Tony MacAlpine, etc. O CD tem 5 músicos e pouco mais de 12 minutos. Começa com "Mindstorm", a música mais longa do CD, com pouco mais de 5 minutos, interessantes temas, não muitos solos, e, no geral, a mais bem composta música do CD.
A segunda composição é "Speed Demon". Aliás, não sei se devo chamar de composição, já que tal obra tem pouco mais de um minuto, com uma sequência de 3 ou 4 acordes tocados pelo teclado e com o Sr. Jaunese e sua guitarra solando em cima. Mostra que é um bom guitarrista, embora limitado e com técnica longe de pessoas como George Bellase, Greg Howe, Shawn Lane e outros.
Depois vem "Speed Of Sound", outro tema neo-clássico rápido, no estilo da primeira música do CD, novamente sem muitos solos. O disco é fechado com "Almost Joe", curta música com riffs mais hard rock e solos razoáveis e com certa técnica e "Cast Of Strings", um curto tema com guitarra e teclado, provavelmente o momento mais bonito do CD, apesar de pouco técnico e sem muita complexidade (Aliás, complexidade nas composições é algo praticamente inexistente aqui, sem contrapontos, estruturas harmônicas mais elaboradas, variações rítmicas, etc).
No geral, um bom CD-Demo, de um guitarrista promissor e detentor de uma razoável técnica, e que talvez faça bons discos no futuro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Peter Criss e Bob Ezrin contestam declarações recentes de Gene Simmons
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Quiet Riot: quebrando disco de banda brasileira em 1985
O guitarrista que para Prince era insuperável; "nunca mais haverá outro como ele"
Elektra Mustaine capricha no português e canta Vanessa da Mata; "Kiko me ensinou!"


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



