RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Show final do Black Sabbath com Ozzy deve injetar R$ 140 milhões na economia local

Para Bruce Dickinson, Iron Maiden fazia thrash metal nos anos 1980

Teria o Metallica cometido plágio em um de seus maiores hits? Mustaine deu a pista...

O riff de blues favorito de Slash, e que muitos outros usaram ao longo das décadas

O dia em que Mike Patton deu uma de GG Allin e proporcionou experiência "violenta, mas divertida"

Os melhores álbuns dos Beatles (e o pior) na opinião de George Harrison

Tom Morello e a banda que salvou o hard rock, de acordo com o guitarrista do RATM

As 40 melhores músicas do Black Sabbath, segundo a revista Classic Rock

Dave Grohl faz bonita homenagem a Taylor Hawkins, falecido baterista do Foo Fighters

A decisão de Mick Jagger que "acabou com a credibilidade dele", segundo Keith Richards

Frank Bello diz que tremeu na base durante primeiro show com Anthrax

Nikki Sixx, baixista do Mötley Crüe, celebra mais um ano de sobriedade

Judas Priest homenageia Black Sabbath com cover da clássica "War Pigs"; assista vídeo

Como a morte de Eric Carr, baterista do Kiss, foi noticiada por revista brasileira

Como o Black Sabbath levou um prejuízo monstro no maior show de sua carreira


Resenha - Tuonela - Amorphis

Por Fabricio Boppre
Postado em 30 de abril de 2000

Nota: 9 starstarstarstarstarstarstarstarstar

"Tuonela", lançado em 1999, serve para sacramentar uma mudança de direcionamento, que no caso do grupo finlandês Amorphis (e diferente de várias outras bandas da atualidade), é resultado latente do amadurecimento e evolução dos músicos do conjunto. Essa mudança é inicialmente notada no disco "Elegy", onde a banda começa gradualmente a abandonar os vocais guturais e os andamentos doom/death originais de sua música (vide o clássico "Tales from the Thousand Lakes", lançado pela banda em 1994), fazendo uso de influências e estilos distintos em suas músicas.

Amorphis - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

"Tuonela" dá continuidade a esse desenvolvimento, ao mesmo tempo que conserva algumas características básicas que fizeram do Amorphis um nome bastante respeitado e admirado no mundo do metal, como o uso de instrumentos variados, a atmosfera anos 70 causada pelos teclados presentes na maioria das canções do disco e os riffs portentosos e épicos. As influências e temáticas folclóricas de "Tales from the Thousand Lakes" é deixado um pouco de lado, mas a bem dosada mistura de peso, psicodelia e melodia do disco "Elegy" é repetida aqui, com um destaque um pouco maior para o elemento peso, que a banda distribuiu mais generosamente entre as 10 faixas desse disco do que em "Elegy".

Com essa nova sonoridade, a mudança de tipo de vocal foi algo natural, pois o antigo vocal podrão não se encaixava mais na música do Amorphis, e o vocalista Pasi Koskinen acaba sendo um dos destaques do disco, com seu vocal mais hard-rock do que propriamente metal (não se preocupa muito com a técnica e a potência, e sim, com o feeling e a emoção que transborda das canções).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

O uso de saxofones, flautas e cítaras, característica já comum na música do Amorphis, mais uma vez é muito bem encaixado ao contexto das músicas, dando méritos à excelente produção de Simon Efemey (que já produziu o Paradise Lost).

Dentre as canções podemos destacar as faixas "The Way", que abre o disco de maneira brilhante, com sua melodia refinada, vocais e harmonias viajantes e trabalho de guitarras soberbo (usando muito bem os famosos efeitos wah-wah); "Greed" que é a mais pesada do disco, com letra inspirada, andamento arrebatador e vocais lembrando os tempos de podreira fazendo dueto com partes mais melodiosas e limpas; e "Divinity", com sua melodia cativante, refrão contagiante e novamente, trabalho de guitarras primoroso e cheio de feeling.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Em suma, um excelente disco, que prima por não se prender a nenhum rótulo muito específico do metal (sem cair na armadilha das bandas que querem inventar novos estilos ou se livrar de algum deles e acabam se perdendo). Se você é muito fã do Amorphis mais pesado e extremo de antigamente, pode ser que fique com um pé atrás, mas, se antes de tudo, você gosta de música de qualidade e criativa, então pode ir atrás de "Tuonela" sem medo, pois é êxtase na certa.

Formação
Pasi Koskinen: Vocais;
Tomi Koivusaari: Guitarras;
Esa Holopainen: Guitarras;
Olli-Pekka Laine: Baixo;
Pekka Kasari: Bateria

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS