Resenha - -lvefärd - Otyg

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Sarkis
Enviar Correções  

7


O Otyg é disparado o projeto mais audacioso de Vintersorg. Mesmo a banda que leva seu nome, não alcança tal nível de afronta e nem de longe apresenta tantas novas possibilidades. O grande ponto aqui, o qual faz uma diferença enorme, é que na verdade temos o metal introduzido na música escandinava folclórica e não o contrário, como vemos em outros grupos do músico citado e em Thyrfing, Skyclad & cia ltda.

publicidade

O debute do grupo chega ao Brasil via Hellion Records, honrando todas as tradições da região donde sua música se inspira, e trazendo as artes e contos das culturas suecas, norueguesas e dinamarquesas. "Älvefärd" é exatamente o que acaba de ser descrito, e antes de tudo, é importante lembrar, trata-se de um disco de folk, e não necessariamente metal.

publicidade

As guitarras aparecem inibidas perante instrumentos de sopro, violinos e principalmente os vocais de Cia Hedmark e Vintersorg. Não é a repetição da velha história de "a bela e a fera". Desta feita, as vocalizações guturais simplesmente inexistem, e os contrastes do grave masculino e do soprano feminino, ambos bem limpos, soam de fato ótimos e trazem uma perspectiva bem bacana, a qual provavelmente não proviria de um projeto onde o processo inverso ocorresse, com a música escandinava introduzida no metal, independente da vertente deste.

publicidade

As doze faixas presentes são cantadas em sueco, o que torna o álbum ainda mais inacessível e vigoroso, em termos de encarar uma cultura metálica dominada pelo inglês e por influências basicamente americanas e da Europa Central.

Sem dúvida, vale o investimento e a originalidade. Além disso, é impossível desconsiderar a alta qualidade dos músicos. Contudo, não é um CD que empolgue e faça vibrar, muito menos algo que vá se ouvir todo dia. Talvez seja uma boa pra trilha sonora de rpg, e daquela desejada soneca. Fora isso, ouvi-lo uma, duas, quiçá três, quatro vezes, já fica de bom tamanho.

publicidade

Site Oficial – http://www.napalmrecords.com/bands/otyg.html

Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Frances Bean Cobain: assustada com tatuagem de fãFrances Bean Cobain
Assustada com tatuagem de fã

Iron Maiden: Steve Harris pensou em acabar com a banda em 1993Iron Maiden
Steve Harris pensou em acabar com a banda em 1993


Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin