Resenha - Shock Waves - Leather
Por Thiago Sarkis
Postado em 27 de janeiro de 2000
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Relançamentos de álbuns que entraram para a história do rock/metal e fizeram a cabeça dos fãs no passado, são sempre muito bem vindos. Principalmente quando trazem músicos que fazem sucesso até hoje e são conhecidos, pelos mais novos, apenas por suas bandas/projetos mais atuais.

"Shock Waves" é um típico caso de um relançamento importante. Os músicos que tocam no álbum e os outros que participam com composições, ganharam milhares de fãs, que, em sua maioria, nem imaginam o que estes caras fizeram no passado. É o caso de David T. Chastian, que não toca no CD, mas que produziu o álbum e teve participação na composição de seis das nove músicas presentes. Dessas seis, três são totalmente dele.
Incluindo as letras. Hoje, David é famoso com alguns trabalhos solos e com sua banda de power metal melódico, o Zanister, onde toca ao lado de Michael Harris, o guitarrista que acompanha a vocalista Leather Leone neste álbum. Outros músicos que não tocam, mas que tiveram participação nas composições são: Pat O’Brien, que também já ganhou nome tocando com Cannibal Corpse, Lethal e Nevermore e Mark Shelton igualmente consagrado com o Manilla Road.
Porém, o heavy metal oitentista da banda, liderada por Leather Leone, era o estilo seguido por estes músicos antes de ganharem maior fama em bandas como Zanister e Nevermore.
Mais importante do que toda essa ‘fama’, é a competência que mostram tocando em estilos diferentes dentro do metal.
Michael Harris é o melhor exemplo dessa variação de formas de se fazer metal, mas sempre mantendo a qualidade. O que Michael faz em "Shock Waves" é algo de muito inteligente, preciso e bem feito. Chega a roubar de Leather o ‘papel principal’, quando em algumas músicas cria melodias maravilhosas e mostra uma técnica excepcional. Leather Leone tem uma voz realmente poderosa e impressiona. Porém, deixa claras limitações, que poderiam ser superadas com um trabalho/estudo mais intenso. Ela canta bem, variando bastante com a voz privilegiada que tem. No entanto, "rasga" o vocal sem necessidade alguma em certas músicas. Passa a nítida impressão de não ter grande noção do que está fazendo.
A produção é excelente, assim como a maioria das produções de Chastain.
No encarte, Leather fica com o foco principal, obviamente. São várias fotos da mocinha, que hoje já deve ter se transformado em uma coroa bem enxuta ("Shock Waves" foi lançado, originalmente, em 1989). Indicado para fãs de metal oitentista, para fãs de Zanister, Nevermore & cia. Além de adquirir um ótimo álbum, você também estará conhecendo um pouco mais sobre trabalho de seus ídolos.
Formação:
Leather Leone (Vocais)
Michael Harris (Guitarras)
John Luke He'bert (Bateria)
David Harbour (Baixo)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
Como Ozzy reagiu à sua demissão do Black Sabbath, de acordo com Geezer Butler
Regis Tadeu diz que não há mais cena de rock e metal e culpa mentalidade dos jovens
Os 10 melhores álbuns de heavy metal de todos os tempos, segundo o RYM


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



