Resenha - Shock Waves - Leather
Por Thiago Sarkis
Postado em 27 de janeiro de 2000
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Relançamentos de álbuns que entraram para a história do rock/metal e fizeram a cabeça dos fãs no passado, são sempre muito bem vindos. Principalmente quando trazem músicos que fazem sucesso até hoje e são conhecidos, pelos mais novos, apenas por suas bandas/projetos mais atuais.

"Shock Waves" é um típico caso de um relançamento importante. Os músicos que tocam no álbum e os outros que participam com composições, ganharam milhares de fãs, que, em sua maioria, nem imaginam o que estes caras fizeram no passado. É o caso de David T. Chastian, que não toca no CD, mas que produziu o álbum e teve participação na composição de seis das nove músicas presentes. Dessas seis, três são totalmente dele.
Incluindo as letras. Hoje, David é famoso com alguns trabalhos solos e com sua banda de power metal melódico, o Zanister, onde toca ao lado de Michael Harris, o guitarrista que acompanha a vocalista Leather Leone neste álbum. Outros músicos que não tocam, mas que tiveram participação nas composições são: Pat O’Brien, que também já ganhou nome tocando com Cannibal Corpse, Lethal e Nevermore e Mark Shelton igualmente consagrado com o Manilla Road.
Porém, o heavy metal oitentista da banda, liderada por Leather Leone, era o estilo seguido por estes músicos antes de ganharem maior fama em bandas como Zanister e Nevermore.
Mais importante do que toda essa ‘fama’, é a competência que mostram tocando em estilos diferentes dentro do metal.
Michael Harris é o melhor exemplo dessa variação de formas de se fazer metal, mas sempre mantendo a qualidade. O que Michael faz em "Shock Waves" é algo de muito inteligente, preciso e bem feito. Chega a roubar de Leather o ‘papel principal’, quando em algumas músicas cria melodias maravilhosas e mostra uma técnica excepcional. Leather Leone tem uma voz realmente poderosa e impressiona. Porém, deixa claras limitações, que poderiam ser superadas com um trabalho/estudo mais intenso. Ela canta bem, variando bastante com a voz privilegiada que tem. No entanto, "rasga" o vocal sem necessidade alguma em certas músicas. Passa a nítida impressão de não ter grande noção do que está fazendo.
A produção é excelente, assim como a maioria das produções de Chastain.
No encarte, Leather fica com o foco principal, obviamente. São várias fotos da mocinha, que hoje já deve ter se transformado em uma coroa bem enxuta ("Shock Waves" foi lançado, originalmente, em 1989). Indicado para fãs de metal oitentista, para fãs de Zanister, Nevermore & cia. Além de adquirir um ótimo álbum, você também estará conhecendo um pouco mais sobre trabalho de seus ídolos.
Formação:
Leather Leone (Vocais)
Michael Harris (Guitarras)
John Luke He'bert (Bateria)
David Harbour (Baixo)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
A opinião de Jimmy Page sobre o saudoso Syd Barrett, cantor do Pink Floyd
A música em que Bob Dylan copiou acordes de clássico dos Beatles, mas inverteu a letra
Kiss x Secos & Molhados: o fim da polêmica

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



