Resenha - Book Of Heavy Metal - Dream Evil
Por Thiago Sarkis
Postado em 26 de agosto de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Dream Evil não é, e tampouco quer ser, a banda mais original da história do heavy metal. Sabe todos aqueles elementos sonoros do estilo, as roupas, os encartes, as letras, até o logo, e o visual num todo? Pois bem, a banda adota tudo isso e, se bobear, mais um pouquinho. É o metal escancarado, e clássico, bem oitentista mesmo!

Chega a ser caricato. É cada coisa, algumas letras delirantes, mas, enfim, pega, dá certo e é bem executado, graças à competência e ‘savoir faire’ dos experientes integrantes do grupo. Snowy Shaw (famoso pelos trabalhos com King Diamond, Mercyful Fate, Memento Mori, etc.), Gus G. (estrela na atualidade com Firewind, Nightrage e Mystic Prophecy), o ótimo vocalista Niklas Isfeldt (ex-Throne Of Chaos) e o renomado produtor Fredrik Nordström, também guitarrista do Dream Evil. Sem falar nos convidados, entre eles, Mats Olausson (Yngwie J. Malmsteen, Ark, etc.), e "Metal" Mike Chlasciak (Halford, Cans, Testament, etc).
Guitarras poderosas, bons riffs e refrões marcantes com alguns coros que fixam na mente, são características desde "Dragonslayer" (2002) e, como eles não mudam muito, persistem assim em "The Book Of Heavy Metal" (2004).
A técnica dos instrumentistas e a produção de Nordström (Soilwork, In Flames, Dimmu Borgir) possibilitam uma segurança para tocar o ‘básico’ que sugerem e espaço para certa inventividade – mostrando do que realmente são capazes - em segundo ou terceiro plano, certamente. No entanto, é um diferencial em meio a tantos aspectos super explorados e que, sozinhos, não ficariam bem.
Entre os lançamentos do conjunto, "Evilized" parece-me ainda o melhor, mas por mínimos detalhes. Este novo álbum é também uma enciclopédia muito bem diagramada do metal e seus clichês.
Dá pra ‘malhar’ bastante o grupo. O Massacration faria miséria com isso em mãos. Entretanto, é possível curtir também, pela perspicácia dos músicos ao executarem o que, sem ressalvas, propõem.
Site Oficial – http://www.dreamevil.se
Niklas Isfeldt (Vocais)
Fredrik Nordström (Guitarras)
Gus G. (Guitarras)
Peter Stälfors (Baixo)
Snowy Shaw (Bateria)
Material cedido por:
Century Media Records – http://www.centurymedia.com.br
Caixa Postal 1240 São Paulo SP 01059-970 BRASIL
Telefone: (0xx11) 3097-8117 / +55-11-3097-8117
Fax: (0xx11) 3816-1195 / +55-11-3816-1195
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
Penélope Nova lembra como foi início do namoro com o saudoso Andre Matos
Novo disco do Anthrax recebe nota 8 de 10 em resenha do Blabbermouth
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Shaman com Fabio Lione? Shamangra vai virar Shaman 4.0? Ibagenscast traz teorias
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
O álbum clássico do rock que Ed Motta comprou escondido por ser coisa de playboy
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
A tour de "Powerslave" quase acabou com o Iron Maiden
Como era dividir o apartamento com o calado Jimi Hendrix, segundo Ron Wood
5 discos lançados em 1989 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



