Resenha - Book Of Heavy Metal - Dream Evil
Por Thiago Sarkis
Postado em 26 de agosto de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Dream Evil não é, e tampouco quer ser, a banda mais original da história do heavy metal. Sabe todos aqueles elementos sonoros do estilo, as roupas, os encartes, as letras, até o logo, e o visual num todo? Pois bem, a banda adota tudo isso e, se bobear, mais um pouquinho. É o metal escancarado, e clássico, bem oitentista mesmo!

Chega a ser caricato. É cada coisa, algumas letras delirantes, mas, enfim, pega, dá certo e é bem executado, graças à competência e ‘savoir faire’ dos experientes integrantes do grupo. Snowy Shaw (famoso pelos trabalhos com King Diamond, Mercyful Fate, Memento Mori, etc.), Gus G. (estrela na atualidade com Firewind, Nightrage e Mystic Prophecy), o ótimo vocalista Niklas Isfeldt (ex-Throne Of Chaos) e o renomado produtor Fredrik Nordström, também guitarrista do Dream Evil. Sem falar nos convidados, entre eles, Mats Olausson (Yngwie J. Malmsteen, Ark, etc.), e "Metal" Mike Chlasciak (Halford, Cans, Testament, etc).
Guitarras poderosas, bons riffs e refrões marcantes com alguns coros que fixam na mente, são características desde "Dragonslayer" (2002) e, como eles não mudam muito, persistem assim em "The Book Of Heavy Metal" (2004).
A técnica dos instrumentistas e a produção de Nordström (Soilwork, In Flames, Dimmu Borgir) possibilitam uma segurança para tocar o ‘básico’ que sugerem e espaço para certa inventividade – mostrando do que realmente são capazes - em segundo ou terceiro plano, certamente. No entanto, é um diferencial em meio a tantos aspectos super explorados e que, sozinhos, não ficariam bem.
Entre os lançamentos do conjunto, "Evilized" parece-me ainda o melhor, mas por mínimos detalhes. Este novo álbum é também uma enciclopédia muito bem diagramada do metal e seus clichês.
Dá pra ‘malhar’ bastante o grupo. O Massacration faria miséria com isso em mãos. Entretanto, é possível curtir também, pela perspicácia dos músicos ao executarem o que, sem ressalvas, propõem.
Site Oficial – http://www.dreamevil.se
Niklas Isfeldt (Vocais)
Fredrik Nordström (Guitarras)
Gus G. (Guitarras)
Peter Stälfors (Baixo)
Snowy Shaw (Bateria)
Material cedido por:
Century Media Records – http://www.centurymedia.com.br
Caixa Postal 1240 São Paulo SP 01059-970 BRASIL
Telefone: (0xx11) 3097-8117 / +55-11-3097-8117
Fax: (0xx11) 3816-1195 / +55-11-3816-1195
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Casal é flagrado em ato libidinoso antes do show do Guns N' Roses no Download 2026
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A curiosa reação de Jordan Rudess ao conhecer o vocalista original do Dream Theater
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
A resposta do Metallica aos fãs após mudança misteriosa nas redes sociais
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
Fernando Ribeiro diz que black metal "espalha ignorância e preconceito"
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Jon Bon Jovi diz estar "completamente recuperado" de problemas com a voz
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
5 músicas de rock que batizam álbuns, mas que não aparecem no álbum em questão
A armadilha que pegou o Nenhum de Nós e impediu que fossem como o Engenheiros do Hawaii
Os três astros brasileiros "empurrados aos gritos" no Rock in Rio, segundo Herbert Vianna


"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta



