Resenha - Ascend - Greg Howe

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Sarkis
Enviar Correções  

10

Greg Howe é, com certeza, um dos guitarristas mais completos do mundo. Faz de tudo, tanto tecnicamente quanto em matéria de composições.

Grande parte das músicas de seus álbuns solos mais antigos são mais direcionadas a jazz/fusion. Sempre muito 'swingadas', e com a presença de baixistas e bateristas fenomenais.

publicidade

Em 1997, Greg participou do CD solo de Vitalij Kuprij (Artension) e a partir daí novas idéias surgiram, direcionando suas composições mais ao rock/metal progressivo neo-clássico, estilo tocado pelo tecladista do Artension em seus trabalhos solo. O resultado disso é "Ascend", o novo álbum de Greg Howe, com composições envolvendo jazz e fusion, que fizeram parte de toda a sua carreira, com neo-clássico e rock progressivo.

publicidade

Além de guitarra, ele está tocando baixo, repetindo o que já havia feito em outros CDs. A atuação dele no baixo surpreende, mostrando que Greg tem muita 'intimidade' com esse instrumento também. Vitalij Kuprij e Jon Doman não ficam atrás, com atuações simplesmente impressionantes.

Mesmo com tantos músicos incríveis e composições de altíssima qualidade, a grande expectativa de boa parte das pessoas era para o cover de "La Villa Strangiato" do Rush, presente no CD. Acredito que a expectativa criada teve retorno, pois a versão apresentada por Howe, Doman e Kuprij é um espetáculo a parte. Com algumas mudanças em relação à versão original, acredito que essa seja uma bela homenagem aos legendários Lee/Lifeson/Peart, com uma bela interpretação dessa, que é sem dúvida alguma, uma das maiores composições dos três.

publicidade

As outras 7 músicas do álbum são excelentes. Superiores a 99,999999% do que aparece atualmente no rock instrumental e shred guitar.

"Her Dance" merece um destaque especial. Essa música é maravilhosa e muito bem composta, variando sempre com duas ou três melodias independentes e de mesma importância. Além disso, há um fato inédito que é Greg Howe usando uma guitarra sintetizada, instrumento nunca utilizado por ele em outras músicas.

publicidade

"Ascend" é daqueles álbuns que surpreendem até o último minuto. Ouvi várias vezes, não me enjoei e no final ainda fico a me perguntar como ele consegue fazer as coisas que faz.

Site Oficial - http://www.greghowe.com

Greg Howe - Guitarra e Baixo
Vitalij Kuprij - Teclados
Jon Doman - Bateria

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capasHeavy Metal
O Diabo e personagens bíblicas nas capas

Legião Urbana: Eduardo e Mônica, uma análise psico-neuróticaLegião Urbana
Eduardo e Mônica, uma análise psico-neurótica


Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin