Resenha - Ascend - Greg Howe
Por Thiago Sarkis
Postado em 03 de setembro de 1999
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Greg Howe é, com certeza, um dos guitarristas mais completos do mundo. Faz de tudo, tanto tecnicamente quanto em matéria de composições.
Grande parte das músicas de seus álbuns solos mais antigos são mais direcionadas a jazz/fusion. Sempre muito 'swingadas', e com a presença de baixistas e bateristas fenomenais.
Em 1997, Greg participou do CD solo de Vitalij Kuprij (Artension) e a partir daí novas idéias surgiram, direcionando suas composições mais ao rock/metal progressivo neo-clássico, estilo tocado pelo tecladista do Artension em seus trabalhos solo. O resultado disso é "Ascend", o novo álbum de Greg Howe, com composições envolvendo jazz e fusion, que fizeram parte de toda a sua carreira, com neo-clássico e rock progressivo.
Além de guitarra, ele está tocando baixo, repetindo o que já havia feito em outros CDs. A atuação dele no baixo surpreende, mostrando que Greg tem muita 'intimidade' com esse instrumento também. Vitalij Kuprij e Jon Doman não ficam atrás, com atuações simplesmente impressionantes.
Mesmo com tantos músicos incríveis e composições de altíssima qualidade, a grande expectativa de boa parte das pessoas era para o cover de "La Villa Strangiato" do Rush, presente no CD. Acredito que a expectativa criada teve retorno, pois a versão apresentada por Howe, Doman e Kuprij é um espetáculo a parte. Com algumas mudanças em relação à versão original, acredito que essa seja uma bela homenagem aos legendários Lee/Lifeson/Peart, com uma bela interpretação dessa, que é sem dúvida alguma, uma das maiores composições dos três.
As outras 7 músicas do álbum são excelentes. Superiores a 99,999999% do que aparece atualmente no rock instrumental e shred guitar.
"Her Dance" merece um destaque especial. Essa música é maravilhosa e muito bem composta, variando sempre com duas ou três melodias independentes e de mesma importância. Além disso, há um fato inédito que é Greg Howe usando uma guitarra sintetizada, instrumento nunca utilizado por ele em outras músicas.
"Ascend" é daqueles álbuns que surpreendem até o último minuto. Ouvi várias vezes, não me enjoei e no final ainda fico a me perguntar como ele consegue fazer as coisas que faz.
Site Oficial - http://www.greghowe.com
Greg Howe - Guitarra e Baixo
Vitalij Kuprij - Teclados
Jon Doman - Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Turnê de despedida do Megadeth pode durar cinco anos, segundo Dave Mustaine
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
Jake E. Lee sentia-se como uma "nota de rodapé" na história de Ozzy Osbourne
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
O hit do Engenheiros do Hawaii que mistura "Stairway to Heaven" com "Smell Like Teen Spirit"
O dia que Calcinha Preta deu strike no Angra após Bittencourt tocar sua própria música

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



