Heavy Metal do Brasil: coletâneas
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 12 de julho de 2018
Durante a pesquisa para a matéria sobre bandas de HM esquecidas tive que estipular uma condição de que as bandas não tivessem nenhum registro fonográfico. Os famosos critérios metodológicos. Percebi, então, que algumas bandas icônicas da época tinham apenas participado de alguma coletânea, muitas vezes com apenas duas músicas, ou uma só. Muito pouco para captar tudo o que as bandas têm a oferecer. Muitas tinham repertório pronto para um disco completo, mas tiveram que deixar músicas de fora. Uma pena! E nestas de aguardar a próxima chance, o destino agiu...
No mundo do HM, as coletâneas cumpriam, e ainda cumprem, um papel fundamental que é o dar a primeira, e talvez a única, chance às bandas iniciantes. A lista de bandas que foram descobertas assim é enorme e existem coletâneas muito famosas como a "Speed Metal Hell", só para citar uma das mais famosas.
O critério aqui é mostrar, na medida do possível, as coletâneas realizadas com bandas brasileiras de HM. É claro que eu posso "esquecer" algumas e por isso peço novamente o auxílio dos leitores caso eu tenha deixado alguma de lado. Misturo aqui coletâneas antigas e novas.
A primeira da lista é a mais famosa: a série SP Metal I e II gravada entre 1984 e 1985. Registro preciso e precioso da cena da época.
O que dizer sobre ela? Vou deixar a página Combate Rock dizer melhor:
Lista de bandas: Abutre, Avenger, Centúrias, korzus, Performances, Salário Mínimo, Santuário, Vírus.
Leia também a resenha no link abaixo.
E a matéria sobre clássicos do HM nacional abaixo.
Rock Garagem
Coletânea gaúcha lançada em 1984 que contava com bandas de rock, hard rock, punk e HM. Faziam parte Replicantes, Byzarro, Leviaethan e Astaroth. Ganhou mais duas edições sempre mantando a mistura.
Obrigado às informações da página A história do Heavy Metal no Brasil.
Metal Rock
Lançada em 1985 pela RGE é talvez a única coletânea gravada por uma grande gravadora. Juntamente com os já consagrados Made In Brazil na sua fase "Deus salva... o rock alivia" onde pendeu para o hard rock/metal, apresenta os iniciantes Atack, Eclipse, Máscara de Ferro e Di Castro/Sangue da Cidade (não tão iniciantes assim). Existe uma versão remasterizada em CD.
Warfare Noise I, II e III
Clássicos do metal extremo nacional lançados pela lendária gravadora Cogumelo Records entre 1986 e 1990. Sua repercussão extrapolou as fronteiras brasileiras e é considerada também um marco do metal extremo internacional. Gente de prestígio na área, como o Darkthrone, a cita como referência. Foram três edições. A edição de número um foi remasterizada e ganhou edição digipack em 2007.
Warfare Noie I: Chakal, Mutilator, Sarcófago e Holocausto.
Warfare Noie II: Witchhammer, Mayhem, Megathrash e Aamonhammer.
Warfare Noie III: Razeforce, Grey Flow, Butcher (9) e Disease.
São Power
Coletânea da também lendária Devil Discos que registrou o auge as bandas de power/speed metal em 1986 com as bandas Aerometal, Anarca, Avenger, Excalibur, Improviso, Mammoth, Mephisto e Sabotagem. Detalhe interessante: foi toda gravada ao vivo.
Ganhou uma versão nova em 2015 que foi lançada apenas para download gratuito. Produzida por Celso Barbieri, o mesmo produtor da São Power original em comemoração aos seus 30 anos.
Metal Brigade
Da também lendária gravadora e revista Rock Brigade de 1988. Com Angel, Cruciform, Megaton e Minotauro. Seguia mais ou menos o formato consagrado pela SP Metal de quatro bandas com duas músicas. Coletânea difícil de encontrar informações, nem na página da própria Rock Brigade.
Roadie Metal
Editada pela revista Roadie Metal, teve onze edições após divulgar o trabalho de mais de trezentas bandas. O projeto foi iniciado em 2014 e descontinuado em 2018. Havia também uma versão em DVD.
BRazilian Xtreme Way (escrita assim mesmo).
Coletânea disponível apenas para download. Aparentemente (não consegui mais informações) teve três edições.
A página ainda existe e pode ser acessada aqui.
O Subsolo
A página www.osubsolo.com teve até o momento três edições com várias bandas apresentadas.
Underground
Até o momento teve cinco edições e foi criada pelos irmãos Roger Jacob e Yanko Jacob, com o intuito apenas de divulgação das bandas presentes na cena underground nacional, sem fins lucrativos, apenas amor pela cena.
Obrigado pelas informações da matéria abaixo.
Underground CE
Organizada pela página Rock-CE voltada ao metal extremo do Ceará.
Faces of Hate
Da Sangue Frio Produções mais calcada no universo das bandas de metal extremo. Ganhou até momento seis edições. Disponível apenas para download. O volume seis está disponível aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps