Metal nacional: quinze álbuns clássicos de bandas brasileiras
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 04 de junho de 2017
Com a internet ficou muito mais fácil conhecer obras fantásticas de todos os tempos. Entretanto algumas, mesmo sendo icônicas e relevantes representações de toda uma geração, ficam relegadas a obscuras páginas em endereços com pouca atenção. Nunca é tarde relembrá-las e alçá-las ao panteão dos deuses do Metal!
Aqui vão quinze títulos que considero clássicos do Metal brasileiro. Todas elas dos anos 1980, quando o rock liderava as paradas brasileiras. Opa! Eu disse rock? Não era bem assim. Era um determinado tipo de rock. Não havia espaço para as bandas de Heavy Metal cantadas em português visando o mercado interno. Logo as bandas perceberam que para estourar, elas deveriam cantar em inglês. E foi só assim que Sepultura, Viper, Sarcófago e depois muitas outras perceberam que conseguiriam furar o bloqueio imposto pela mídia tradicional.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Ah, a lista não tem ordem! Fui colocando na medida em que lembrava dos nomes e achava boa gravações no Youtube.
Harppia - A ferro e fogo
Lançado em 1985, traz o maior clássico do Metal nacional: "Salém, a cidade das bruxas", música que deveria ser tocada em cada show de cada banda de Metal brasileira, não importando se é heavy, black, thrash, death e demais estilos.
SP Metal I e II
Já emendo dois clássicos aqui em um só, pois os considero uma única obra. Graças ao lendário Luis Calanca e a sua Baratos Afins, bandas como Korzus, Salário Mínimo, Centurias, Avenger, Santuário, Abutre, Performance e Vírus ganharam as suas primeiras chances. Destas todas, considero "Portas negras" do Centurias como um dos clássicos do Metal.
Metal Rock
Também uma coletânea, traz bandas conhecidas como o Made In Brazil, em sua fase Metal, Di Castro/Sangue da Cidade, e as, então, desconhecidas Máscara de Ferro, Eclipse e Atack.
Sepultura - Bestial Devastation/Overdose - Século XX
Hoje em dia álbuns divididos são raros, mas nos anos 1980 era até comum. Época quando a gravação independente de um álbum custava US$ 10.000,00. Faça as contas. Traz o Sepultura ainda fazendo black metal e o Overdose ainda fazendo Metal. Clássico desde o lançamento.
Azul Limão - Vingança
O nome engana, mas a banda é boa demais. Clássicos como 'Portas da imaginação' e 'Satã clama metal' fazem parte desse disco.
Alta Tensão - Portal do Inferno
Banda sul-mato-grossense gravando em altíssimo nível. Clássica 'Portal do Inferno' já regravada por várias bandas da nova geração.
https://youtu.be/AwGeiDSaU78?list=PLy4QpyHyZfDgYGvQif0x0YzlQ1V9ZIPCR
Stress - Flor Atômica
O Stress tem algumas histórias interessantes. É tida como a primeira banda a gravar Heavy Metal no Brasil, conseguiu contrato com uma grande gravadora rapidamente e participou de um grande festival patrocinado pela RGT. Mesmo assim, não conseguiu romper o bloqueio da mídia tradicional e alcançar o espaço que merecia. Traz clássicos como "Mate o réu' e Flor atômica'.
Viper - Soldiers Of Sunrise/Theater Of Fate
Vou emendar duas obras aqui também. O Viper foi uma das primeiras bandas a gravar totalmente em inglês juntamente com o Sepultura. Uma das primeiras também a fazer power metal e, depois metal melódico. No relançamento das duas obras em CD, o jornalista da Kerrang que fez a apresentação dos trabalhos, disse que o Viper foi referência para toda uma geração de bandas europeias como ninguém menos que o Rapsody. Berço do vocalista Andre Matos.
Pérolas como 'Soldiers Of Sunrise', 'Living For The Night' e "Cry From The Edge' fazem parte dos dois. E depois eles cortaram os cabelos...
Dorsal Atlântica - Antes do Fim
Clássico do metal extremo nacional. Thrash Metal antes do termo existir. A banda de Carlos Vândalo no seu melhor.
Vênus - Sob o signo de Vênus
Banda oriunda do Piauí, mostrando que o Heavy Metal era um fenômeno nacional não restrito aos grandes centros como Rio e São Paulo. Como esses caras conseguiram gravar eu não sei.
Robertinho do Recife - Metalmania
Esse não poderia faltar de forma alguma! Robertinho do Recife é uma figura muito controvertida, mesmo para os padrões do Heavy Metal. Só para lembrar, antes de se bandear para o Heavy Metal, ele havia gravado coisas como 'É de chocolate'... Mas sempre foi aclamado como um grande guitarrista. E neste disco ele mostra toda a sua classe. Clássicos instantâneos como ' Corações e Pernas' (Bate o pé, bate a mão)', 'Metal Mania' e a instrumental 'Fantasia, preto e prata'.
Salário Minimo - Beijo Fatal
Inexplicavelmente uma das bandas que poderiam ter estourado e não estouraram. O Salário Mínimo fazia o que se chamava hard'n'heavy, tipo de Metal mais próximo ao hard rock, mas que agradava bangers das duas falanges. Uma banda muito coesa, com ótimas composições, letras bacanas, refrões pegajosos, mas agradáveis, gravadora profissional e mesmo assim não deu. Segundo China Lee, vocalista da banda, em entrevista ao documentário Brasil Heavy Metal, não era para estourar. As cartas estavam marcadas desde o início. Clássicos como 'Anjos da escuridão', 'Beijo fatal', 'Delírio interestelar' e 'Cabeça metal'.
Sarcófago - INRI
Esta banda é uma das pioneiras do metal extremo no mundo. Louvada por dez entre dez bandas de black/death metal do mundo. Detalhe interessante: Wagner Lamonier (ou Wagner Antichrist), integrante da banda, hoje é professor de economia na UFMG.
Golpe de Estado - Golpe de Estado
Para mim simplesmente a melhor banda de Metal nacional. Leiam a matéria que escrevi sobre eles aqui:
Vulcano - Live!
Certamente o primeiro álbum de metal brasileiro gravado ao vivo. E de metal extremo ainda por cima. Peripécia da Lunário Perpétuo, gravadora independente, que se não me engano lançou somente esta obra. Dizem as lendas que o baterista da banda tocava com um fêmur humano.
Inox - Inox
Mais uma banda que tinha tudo para estourar e não estourou.
Hã? Foram mais de quinze?!? Ah, tá!
Obs.: Infelizmente, alguns desses guerreiros já tombaram. escrevo estas linhas em suas honras!
RIP Hélcio Aguirra (Golpe de Estado), Wagner (Abutre), entre outros.
Comente: Faltou algum? Lembre-se que estamos falando de álbuns dos anos oitenta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps