Cafe Republica: misturando psicodelia com MPB; ouça álbum
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 26 de dezembro de 2017
Cafe Republica é uma banda de música popular pós-psicodélica brasileira do Rio de Janeiro-RJ, formada por Octavio Peral (guitarra e voz), Anderson Ferreira "Cabs" (teclado e voz), Barbanjo Reis (bateria e voz), Juca Sodré (baixo) e Ygor "Big" (guitarra). Com músicas autorais em português, a banda reúne elementos de múltiplos estilos musicais, procurando sempre produzir composições e arranjos originais.
Em atividade desde 2011, o quinteto possui três EPs lançados. "Sweet Dive in Turtle’s Land" [2014] e "Ludere Occultant" [2016] apresentam músicas em inglês que muito se aproximam do alternativo e neo-psicodélico. Do segundo EP, foram produzidos dois videoclipes: "Almost Nothing Can Be Planned By Us", liberado como single em dezembro de 2015 e "Sand Upon The Wind", de março de 2017, último material referente ao disco. No início de 2017, a banda lançou seu terceiro EP intitulado "Interlúcido", fruto de improvisações em estúdio, no período de preparação para seu primeiro álbum. O disco mostra influências mais brasileiras com inserções entre o progressivo, o ambiente, o experimental e o noise.
No começo de 2017, iniciam oficialmente as gravações de seu primeiro disco cheio. Dedicando-se desde fevereiro às novas canções, a banda reestrutura sua maneira de compor e atinge outra sonoridade. Gravado no Estúdio Camelo Azul [Rio de Janeiro-RJ], o disco traz as primeiras músicas da banda em português.
O resultado é o álbum Caravana, nove faixas maduras que remetem à bandas brasileiras das décadas de 60 e 70.
No canal oficial da banda, você confere o trabalho:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
Prestes a iniciar sua última turnê, Megadeth estampa nova capa da Metal Hammer
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
Wacken Metal Battle volta a acontecer no Brasil
Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) acredita que a IA dominará tudo em breve
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
A música que era "segundo plano" para o Metallica e acabou virando um clássico imortal
Herman Li expõe miséria que Guitar Hero repassou por usar música do DragonForce
Kurt Cobain esteve na festa de lançamento do "Black Album" do Metallica

Blind Guardian: Algumas verdades sobre Hansi Kürsch
Mötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda
Bon Jovi: o mistério de Tommy e Gina em "Livin' On A Prayer"
Rolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revista
Há quem goste: As 10 bandas mais odiadas do universo
Luxúria: uma lista de alguns dos clipes mais sexys da história



