2017: Cinco músicas que continuam atuais
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de setembro de 2017
Além da melodia, o que chama a atenção em uma música é (ou deveria ser) sua letra. Milhares de artistas usam as letras de suas músicas para expressar sentimentos e tratar de acontecimentos históricos, sejam esses acontecimentos fatos do passado ou contemporâneos. E existem também aquelas músicas visionárias, que mesmo muito tempo após suas gravações, continuam atuais. Aqui segue uma lista com cinco dessas canções:
1: Megadeth - "Holy Wars" (1990): Bom, todos sabemos que a Guerra Santa é um problema que aparentemente não será solucionado tão cedo, e que na época do lançamento da música, já era a causa de inúmeras mortes. Infelizmente, de lá pra cá, a situação continua crítica.
Como previu sua letra, "Brother will kill brother, Spilling blood across the land..." (Irmão matará irmão, derramando sangue sobre a Terra...). Tudo isso, é claro, "Em nome de Deus".
2: Nuclear Assault - "Critical Mass" (1989): Lançada no ano de 1989, a música, que faz parte do maravilhoso "Handle With Care", trata do descaso do ser humano com o Planeta Terra e as espécies que aqui habitam. Não é preciso ser muito esperto pra saber que de 1989 pra cá tudo piorou. Basta ler os jornais e ver como estamos cuidando bem da Mãe Terra. Quando tudo acabar (o que talvez não demore muito), ninguém poderá falar que Danny Lilker e sua turma não tentaram alertar.
3: Metallica - "Master Of Puppets" (1986): Talvez o maior clássico do Metallica, ao lado de "One". Com certeza, uma das letras mais certeiras da banda. A faixa título do terceiro disco do Metallica fala sobre um dos maiores dramas do passado, do presente, e muito provavelmente, do futuro: as drogas. Basicamente, retrata a vida de alguém dominado pelo vício, que ao ser dominado por tudo de ruim que o universo das drogas oferece, vai se perdendo cada vez mais, e mesmo assim, continua se afundando em um poço sem fim ("...venha rastejando mais rápido, obedeça seu mestre...") .Uma música que merece reflexão, ainda mais no mundo da música, onde tantos músicos acabam destruindo suas carreiras e vidas.
4: Bad Religion - "I Love My Computer"(2000): Talvez um dos tiros mais certeiros dessa lista. A música, que faz parte do ótimo "New America", fala sobre a relação (ou dependência) de uma pessoa com um computador. Mais precisamente, critica as facilidades e a frieza que a Internet (que estava dando seus primeiros passos) proporciona. Mal sabia a banda que tempos depois viriam o Tinder, o Whatsapp, e tantos outros aplicativos que nos tornariam dependentes, e onde relações nascem e morrem em apenas um clique.
"...All I need to do is click on you
And we'll be joined in the most soulless way..." ("...Tudo o que preciso é clicar em você, e nós ficaremos juntos da maneira mais desalmada...")
5: Exodus - "Good Day to Die" (1992): O suicídio é um dos maiores males da humanidade, e não é de hoje. A música do Exodus conta uma história que se tornou comum de tempos pra cá: uma pessoa que não é ouvida, e que por isso não demonstra suas fraquezas, e resolve desistir de tudo. De uma maneira um pouco dura, é verdade, a letra da música traz mensagens positivistas, como "...Suicídio é apenas para covardes...".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Baixista fala sobre sonoridade do próximo álbum de estúdio do Savatage
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
Angus Young escolheu Pretty Reckless para turnê com o AC/DC, revela Taylor Momsen
Aos 78 anos, Brian Johnson considera mais divertido se apresentar com o AC/DC atualmente
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
Os dois Beatles que poderiam ter entrado nos Rolling Stones segundo Keith Richards
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
Geezer Butler considera estreia do Black Sabbath um dos grandes momentos de sua vida
A música que Lennon compôs durante seu "quase caso de amor" com um homem
A "injustiça eterna" de Freddie Mercury que Brian May levou anos para superar no Queen
Andreas Kisser apresenta cinco álbuns essenciais para conhecer o Heavy Metal
Quando Humberto Gessinger surpreendeu ao explicar que o Engenheiros não fazia rock nem pop

Chaves Metaleiro foi o pior convidado da história e Danilo Gentili explica motivo
Inspiração: 30 canções (não somente rock) para mantê-lo motivado
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
O ex-guitarrista do Guns N' Roses que Slash considera melhor do que ele
G.G. Allin: o extremo dos extremos
Garoto de 10 anos destrói com "Enter Sandman", do Metallica, em programa de TV



