2017: Cinco músicas que continuam atuais
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de setembro de 2017
Além da melodia, o que chama a atenção em uma música é (ou deveria ser) sua letra. Milhares de artistas usam as letras de suas músicas para expressar sentimentos e tratar de acontecimentos históricos, sejam esses acontecimentos fatos do passado ou contemporâneos. E existem também aquelas músicas visionárias, que mesmo muito tempo após suas gravações, continuam atuais. Aqui segue uma lista com cinco dessas canções:
1: Megadeth - "Holy Wars" (1990): Bom, todos sabemos que a Guerra Santa é um problema que aparentemente não será solucionado tão cedo, e que na época do lançamento da música, já era a causa de inúmeras mortes. Infelizmente, de lá pra cá, a situação continua crítica.
Como previu sua letra, "Brother will kill brother, Spilling blood across the land..." (Irmão matará irmão, derramando sangue sobre a Terra...). Tudo isso, é claro, "Em nome de Deus".
2: Nuclear Assault - "Critical Mass" (1989): Lançada no ano de 1989, a música, que faz parte do maravilhoso "Handle With Care", trata do descaso do ser humano com o Planeta Terra e as espécies que aqui habitam. Não é preciso ser muito esperto pra saber que de 1989 pra cá tudo piorou. Basta ler os jornais e ver como estamos cuidando bem da Mãe Terra. Quando tudo acabar (o que talvez não demore muito), ninguém poderá falar que Danny Lilker e sua turma não tentaram alertar.
3: Metallica - "Master Of Puppets" (1986): Talvez o maior clássico do Metallica, ao lado de "One". Com certeza, uma das letras mais certeiras da banda. A faixa título do terceiro disco do Metallica fala sobre um dos maiores dramas do passado, do presente, e muito provavelmente, do futuro: as drogas. Basicamente, retrata a vida de alguém dominado pelo vício, que ao ser dominado por tudo de ruim que o universo das drogas oferece, vai se perdendo cada vez mais, e mesmo assim, continua se afundando em um poço sem fim ("...venha rastejando mais rápido, obedeça seu mestre...") .Uma música que merece reflexão, ainda mais no mundo da música, onde tantos músicos acabam destruindo suas carreiras e vidas.
4: Bad Religion - "I Love My Computer"(2000): Talvez um dos tiros mais certeiros dessa lista. A música, que faz parte do ótimo "New America", fala sobre a relação (ou dependência) de uma pessoa com um computador. Mais precisamente, critica as facilidades e a frieza que a Internet (que estava dando seus primeiros passos) proporciona. Mal sabia a banda que tempos depois viriam o Tinder, o Whatsapp, e tantos outros aplicativos que nos tornariam dependentes, e onde relações nascem e morrem em apenas um clique.
"...All I need to do is click on you
And we'll be joined in the most soulless way..." ("...Tudo o que preciso é clicar em você, e nós ficaremos juntos da maneira mais desalmada...")
5: Exodus - "Good Day to Die" (1992): O suicídio é um dos maiores males da humanidade, e não é de hoje. A música do Exodus conta uma história que se tornou comum de tempos pra cá: uma pessoa que não é ouvida, e que por isso não demonstra suas fraquezas, e resolve desistir de tudo. De uma maneira um pouco dura, é verdade, a letra da música traz mensagens positivistas, como "...Suicídio é apenas para covardes...".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
O comportamento de Nando Reis que fez Titãs e Engenheiros do Hawaii se afastarem de vez
O grande defeito do rock nacional dos anos 1980, segundo o lendário Chico Buarque
Kiko Loureiro se diverte ensinando Electra Mustaine a fazer brigadeiro
Duff McKagan: Ele se arrepende de ter liberado a Duff Beer dos Simpsons
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"
Gregório Duvivier compara Iron Maiden com agrotóxico e cloroquina
Ozzy Osbourne: No Rock In Rio, má impressão sobre o Brasil
A música que gerou desentendimento entre membros dos Titãs, mas se tornou um grande hit
Metal Progressivo: os dez melhores álbuns do estilo



