Sub Pop: o selo do grunge de Seattle
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: ultimateGuitar.com
Postado em 05 de setembro de 2017
O Sub Pop é mais conhecido também como o selo que apresentou ao mundo bandas como Nirvana, Soundgarden e Mudhoney.
Fundado em 1986, por Bruce Pavitt e Jonathan Poneman, o Sub Pop tornou o mundo fã das bandas de grunge de Seattle. Eles foram os primeiros a assinar com a trindade do grunge: Nirvana, Soundgarden e Mudhoney, e permanece obtendo prêmios de ouro e platina com bandas como Fleet Foxes and The Shins.
No começo dos anos 1980, inspirado pela era do D.I.Y (Do It Yourself - Faça você mesmo), Bruce Pavitt iniciou um fanzine chamado 'Subterranean Pop' que focava no mundo dos selos independentes americanos. Parte da missão do fanzine era dar palavra às pequenas bandas regionais que estavam aparecendo. Bruce também escrevia uma coluna como o mesmo nome para um jornal de Seattle chamado The Rocket, e apresentava um programa no rádio para a rádio universitária KAOS-FM da Faculdade Evergreen (Olympia, WA). Pavitt relatava as coisas que o interessavam, como por exemplo, em uma coluna ele escreveu sobre o show James Brown Live no Apollo. No quinto número, o nome foi reduzido para Sub Pop, e as edições não eram mais revistas, mas sim fitas cassetes com 16 páginas contendo informações sobre as bandas. A arte das capas era feita por Charles Burns, que se tornou muito popular depois disso. Em 1983, Pavitt se mudou para Seattle.
Uns anos depois, o Sub Pop lançou o primeiro LP, uma coletânea de bandas previamente apresentadas no fanzine, que incluía músicas pelo Sonic Youth, Wipers, Scratch Acid, Naked Raygun etc. E a história do Sub Pop começa.
Em 1987, o selo lançou 'Dry as a bone' do Green River e o primeiro single do Soundgarden chamado 'Hunted Down'/'Nothing to say' seguido pelo EP 'Screaming Life.' Mais tarde naquele mesmo ano, eles contrataram Jack Endino, o autor do 'som de Seattle', que produziu 75 singles, álbuns e EPs para o selo entre 1987-1989.
Em 1988, Pavitt e Jonathan Poneman (que lidava com os assuntos legais e comerciais do selo) se mudaram para um escritório. Em agosto daquele ano, eles lançaram 800 cópias do primeiro single do Mudhoney, 'Touch Me I'm Sick'. No mesmo ano, o selo lançou o primeiro single 'Love Buzz' do Nirvana. Esse single obteve um grande sucesso.
A imprensa norte-americana não estava interessada em pequenos selos independentes, então Pavitt e Poneman decidiram fazer sua divulgação por meio da imprensa musical britânica. Em 1989, eles viajaram de Everitt Tune até a Melody Maker para escrever um artigo sobre a cena musical local. O artigo foi um grande sucesso, e as ilhas britânicas caíram de amores pelo novo som grunge.
Depois do grande sucesso comercial, o Nirvana e outras bandas de sucesso assinaram com grandes gravadoras. Em 1995, os donos da Sub Pop venderam 49% das ações do selo ao grupo Warner Music. No meio dos anos 1990, Poneman e Pavitt tiveram um grande desentendimento sobre o direcionamento que o selo estava tomando. Em 1996, Pavitt deixou o Sub Pop e não falou com Poneman por sete anos. Depois da aposentadoria de Pavitt, o Sub Pop abriu escritórios por todo o mundo e começou a investir em novos nomes. Não obtendo o sucesso esperado, o Sub Pop teve de voltar a Seattle. Em 2003, o selo lançou o álbum 'Give Up' do The Postal Service. Ele se tornou o segundo lançamento do selo (depois do 'Bleach' do Nirvana) que ganhou platina. Os críticos os compararam ao tecnopop e à New Wave dos anos 1980.
Em 2008, o álbum Flight of the Conchords da banda de mesmo nome foi lançado. O álbum estreou como número 2 na parada da Billboard norte-americana. Na outra semana, atingiu o número 1.
Em 2008, o Fleet Foxes lançou seu álbum de estreia. Ele tinha vendido mais de 100.000 cópias no Reino Unido ao final do ano. O The Guardian o descreveu como um 'monumento na música norte-americana, um clássico instantâneo'. O lançamento retornou o Sub Pop à fama.
O Sub Pop se tornou conhecido como o novo caminho da música independente norte-americana como o Beach House, Iron and Wine, Shabazz Palaces, Band of Horses, Foals, Blitzen Trapper, Father John Misty, Sleater-Kinney etc. Esse som é completamente o oposto da música grunge, e por esta razão ganhou novas audiências para o selo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Vinnie Vincent define preço do seu novo álbum: 2 milhões de dólares por cópia
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
A mensagem curta e grosseira que EMI teria enviado ao Venom nos anos 80
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
A curiosa lembrança que Phil Campbell enviou para o funeral de Lemmy Kilmister
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
A música épica que tem uma das melhores melodias do Dream Theater, segundo o Loudwire
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
Motorhead: a opinião de Lemmy sobre Viagra, Hendrix e velhice
Matt Sorum surpreende ao revelar quem era o integrante sóbrio do Guns N' Roses
A música épica que se tornou um hit, surpreendeu autor e superou 1 bilhão no Youtube

O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Como o grunge mudou o cenário do heavy metal nos anos 1990, segundo Dave Mustaine
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Os 5 melhores álbuns de grunge dos anos 1980, segundo a Loudwire
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte



