RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Dave Mustaine não tinha planos de se tornar vocalista do Megadeth

The Beatles, agora e então: Como assim ainda se fala de Beatles?

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem


Pierce The Veil
Comitiva

Sub Pop: o selo do grunge de Seattle

Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: ultimateGuitar.com
Postado em 05 de setembro de 2017

O Sub Pop é mais conhecido também como o selo que apresentou ao mundo bandas como Nirvana, Soundgarden e Mudhoney.

Fundado em 1986, por Bruce Pavitt e Jonathan Poneman, o Sub Pop tornou o mundo fã das bandas de grunge de Seattle. Eles foram os primeiros a assinar com a trindade do grunge: Nirvana, Soundgarden e Mudhoney, e permanece obtendo prêmios de ouro e platina com bandas como Fleet Foxes and The Shins.

No começo dos anos 1980, inspirado pela era do D.I.Y (Do It Yourself - Faça você mesmo), Bruce Pavitt iniciou um fanzine chamado 'Subterranean Pop' que focava no mundo dos selos independentes americanos. Parte da missão do fanzine era dar palavra às pequenas bandas regionais que estavam aparecendo. Bruce também escrevia uma coluna como o mesmo nome para um jornal de Seattle chamado The Rocket, e apresentava um programa no rádio para a rádio universitária KAOS-FM da Faculdade Evergreen (Olympia, WA). Pavitt relatava as coisas que o interessavam, como por exemplo, em uma coluna ele escreveu sobre o show James Brown Live no Apollo. No quinto número, o nome foi reduzido para Sub Pop, e as edições não eram mais revistas, mas sim fitas cassetes com 16 páginas contendo informações sobre as bandas. A arte das capas era feita por Charles Burns, que se tornou muito popular depois disso. Em 1983, Pavitt se mudou para Seattle.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Uns anos depois, o Sub Pop lançou o primeiro LP, uma coletânea de bandas previamente apresentadas no fanzine, que incluía músicas pelo Sonic Youth, Wipers, Scratch Acid, Naked Raygun etc. E a história do Sub Pop começa.

Em 1987, o selo lançou 'Dry as a bone' do Green River e o primeiro single do Soundgarden chamado 'Hunted Down'/'Nothing to say' seguido pelo EP 'Screaming Life.' Mais tarde naquele mesmo ano, eles contrataram Jack Endino, o autor do 'som de Seattle', que produziu 75 singles, álbuns e EPs para o selo entre 1987-1989.

Em 1988, Pavitt e Jonathan Poneman (que lidava com os assuntos legais e comerciais do selo) se mudaram para um escritório. Em agosto daquele ano, eles lançaram 800 cópias do primeiro single do Mudhoney, 'Touch Me I'm Sick'. No mesmo ano, o selo lançou o primeiro single 'Love Buzz' do Nirvana. Esse single obteve um grande sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

A imprensa norte-americana não estava interessada em pequenos selos independentes, então Pavitt e Poneman decidiram fazer sua divulgação por meio da imprensa musical britânica. Em 1989, eles viajaram de Everitt Tune até a Melody Maker para escrever um artigo sobre a cena musical local. O artigo foi um grande sucesso, e as ilhas britânicas caíram de amores pelo novo som grunge.

Depois do grande sucesso comercial, o Nirvana e outras bandas de sucesso assinaram com grandes gravadoras. Em 1995, os donos da Sub Pop venderam 49% das ações do selo ao grupo Warner Music. No meio dos anos 1990, Poneman e Pavitt tiveram um grande desentendimento sobre o direcionamento que o selo estava tomando. Em 1996, Pavitt deixou o Sub Pop e não falou com Poneman por sete anos. Depois da aposentadoria de Pavitt, o Sub Pop abriu escritórios por todo o mundo e começou a investir em novos nomes. Não obtendo o sucesso esperado, o Sub Pop teve de voltar a Seattle. Em 2003, o selo lançou o álbum 'Give Up' do The Postal Service. Ele se tornou o segundo lançamento do selo (depois do 'Bleach' do Nirvana) que ganhou platina. Os críticos os compararam ao tecnopop e à New Wave dos anos 1980.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Em 2008, o álbum Flight of the Conchords da banda de mesmo nome foi lançado. O álbum estreou como número 2 na parada da Billboard norte-americana. Na outra semana, atingiu o número 1.

Em 2008, o Fleet Foxes lançou seu álbum de estreia. Ele tinha vendido mais de 100.000 cópias no Reino Unido ao final do ano. O The Guardian o descreveu como um 'monumento na música norte-americana, um clássico instantâneo'. O lançamento retornou o Sub Pop à fama.

O Sub Pop se tornou conhecido como o novo caminho da música independente norte-americana como o Beach House, Iron and Wine, Shabazz Palaces, Band of Horses, Foals, Blitzen Trapper, Father John Misty, Sleater-Kinney etc. Esse som é completamente o oposto da música grunge, e por esta razão ganhou novas audiências para o selo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ivison Poleto dos Santos

Veterano das guerras metálicas. Pesquisador, escritor, resenhista, músico frustrado (por isso tudo o anterior). Ao contrário da opinião comum, acho que o melhor do Metal ainda está por vir e que existem grandes bandas novas por aí. Só procurar. No meu caso elas vêm até mim.
Mais matérias de Ivison Poleto dos Santos.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS