Billy Sheehan: Velocidade é uma boa ferramenta para fazer música, não para competir

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carol Manzatti, Fonte: Bravewords, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

O baixista Billy Sheehan (Mr. Big, Sons Of Apollo, Talas) concedeu uma entrevista ao Music Radar e falou sobre seu estilo de tocar, como a velocidade pode sim ser uma aliada na técnica e algumas dicas de como se tornar um baixista melhor, agregando velocidade como uma ferramenta de aprendizado ao invés de usa-la como competição.

Em 04/10/1994: Dream Theater lançava o ótimo álbum AwakeA7X: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba

Sheehan disse: "A velocidade é apenas uma ferramenta. O meu modo de tocar as vezes parece ser bem rápido, porque quando você usa força e precisão nos movimentos, parece que esta tocando muito rápido mesmo. É bom as vezes testar o quão rápido você consegue tocar e evoluir de um trecho ao outro da música. Por que não? A velocidade é apenas uma das muitas ferramentas que você pode usar para criar música."

Ele segue: "Eu escuto muita música clássica e há muitas passagens rápidas que têm muito impacto emocional, porque há uma razão musical para isso. Algumas pessoas perderam isso, e consideram isso como uma coisa competitiva, é triste que seja assim. A velocidade das notas pode determinar a sua emoção. Rápido e agressivo passa emoção, enquanto lento é bonito e introspectivo. Os músicos perdem essa visão as vezes e só querem tocar rápido, eu gostaria que eles entendessem que isso é apenas uma ferramenta musical. Não deve ser uma competição sobre quem é mais veloz (porque isso não significa sinônimo de ser talentoso). Não é assim que você fala com as pessoas através da sua música. A música é arte e às vezes, um monte de notas rápidas pode realmente chamar sua atenção e fazer você se concentrar mais nas letras ou na história por trás disso. Velocidade apenas por velocidade é inútil, uma rua sem saída."

Ele também comentou sobre críticas a sua maneira de empregar velocidade e disse que é possível executar qualquer coisa, desde que haja estudo e disciplina: "As vezes eu imagino um comentarista do YouTube dizendo 'Tudo que esse cara faz é solo o tempo todo!', mas na verdade, eles estão assistindo apenas um clipe de três minutos de um show de duas horas. As pessoas as vezes me criticam porque eu toco assim, mas para ser honesto é apenas uma das muitas coisas que eu faço e que funcionam pra mim. Concentre-se sim na velocidade se você quiser e tenha certeza de que você consegue ter precisão nos movimentos. Se você conseguir se manter dentro do tempo sendo rápido, você consegue fazer qualquer coisa!. Não há nada que eu possa fazer que ninguém mais poderia fazer. Se você me ver tocando alguma coisa aparentemente impossível, você pode fazer igual se aprender a 'dissecar' parte por parte, nota a nota. Pode demorar um pouco, mas não há nada que você não possa fazer. Eu acredito firmemente nisso. Não é apenas escutar e querer sair fazendo. Tem que observar, aprender e executar."

Billy falou em uma outra entrevista, agora com Full Throttle Rock, sobre mais um projeto do qual fará parte ao lado dos músicos Mike Portnoy (Dream Theater, Winery Dogs), Ron "Bumblefoot" Thal (ex-Guns N 'Roses), Derek Sherinian (Dream Theater, Alice Cooper) e Jeff Scott Soto (ex- Journey, ex-Yngwie Malmsteen's Rising Force). O supergrupo chamado Sons of Apollo lancará seu primeiro álbum, intitulado Psychotic Symphony, em 20 de outubro.

Billy disse: "Essa é uma grande oportunidade para todos nós nos reunirmos e tocarmos o tipo de música que amamos e para Mike e Derek, é uma oportunidade de tocarem juntos pela primeira vez desde o Dream Theater, eles estão felizes com isso. Para mim, qualquer oportunidade que eu possa tocar, em estúdio e ao vivo com pessoas desse gabarito, é uma coisa boa, então estamos todos ansiosos com os shows que faremos, com o lançamento do disco e tudo isso. Estamos felizes."

Confira um vídeo de Sheeran com o Mr. Big em Budokan (2009) e na sequencia, uma das faixas do álbum de estréia do Sons of Apollo:

Comente: Na sua opinião o quanto é importante a velocidade para um músico?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Mr Big"Todas as matérias sobre "Dream Theater"Todas as matérias sobre "Sons of Apollo"


Em 04/10/1994: Dream Theater lançava o ótimo álbum AwakeDream Theater: James LaBrie espera lançar álbum solo em 2020Em 23/09/1997: Dream Theater lançava o álbum Falling Into Infinity

11 de Setembro: as tristes coincidências envolvendo Slayer e Dream Theater11 de Setembro
As tristes coincidências envolvendo Slayer e Dream Theater

Em 11/09/2001: Dream Theater lançava Live Scenes From New YorkLars Ulrich: e se ele tocasse em uma banda country?Dream Theater: em 1994, o Dream Theater cravava seu nome na cena

Solos de guitarra estendidos: os melhores feitos em shows ao vivoSolos de guitarra estendidos
Os melhores feitos em shows ao vivo

Dream Theater: banda lança vídeo animado de Barstool Warrior; assistaDream Theater
Banda lança vídeo animado de "Barstool Warrior"; assista

Dream Theater: James LaBrie fala sobre problemas nas cordas vocaisDream Theater
James LaBrie fala sobre problemas nas cordas vocais

Metallica: Lars é um bom baterista? Mike Portnoy explicaMetallica
Lars é um bom baterista? Mike Portnoy explica

Kiss: Derek Sherinian faz parte da história do grupoKiss
Derek Sherinian faz parte da história do grupo


A7X: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saibaA7X
Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba

Iron Maiden: a reação de Bruce Dickinson ao ver músicas da era Blaze no setIron Maiden
A reação de Bruce Dickinson ao ver músicas da era Blaze no set

Buckethead: uma rara imagem do guitarrista sem a máscaraBuckethead
Uma rara imagem do guitarrista sem a máscara

G.G. Allin: o extremo dos extremosG.G. Allin
O extremo dos extremos

Slayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecidoSlayer
Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Fotos: confira 10 das mais curiosas no mundo do Rock - Parte 1Fotos
Confira 10 das mais curiosas no mundo do Rock - Parte 1

Mustaine: xingado por empresário do Metallica após cancelar showMustaine
Xingado por empresário do Metallica após cancelar show


Sobre Carol Manzatti

Ex-baterista, cozinheira, apaixonada por rock'n'roll. Viveria da música se possível, mas ainda não foi aceita no Iron Maiden, então seguirá só escrevendo sobre bandas. Fã do Darth Vader.

Mais matérias de Carol Manzatti no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336