David Bowie e Elvis Presley: um encontro épico que quase aconteceu
Por Bruce William
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 23 de agosto de 2017
Traduzido/adaptado de matéria de autoria de Maria Pro, publicada no Ultimate-Guitar.com. Acesse este link para conferir o original (em inglês).
Como a maioria das crianças dos anos cinquenta, David Bowie considerava Elvis Presley uma figura icônica. Porém, ao contrário da maioria, ele tinha algo em comum com o Rei. Eles faziam aniversário no mesmo dia (Bowie nascera em 8 de janeiro de 1947 e Elvis em 8 de janeiro de 1935), eram da mesma gravadora (RCA nos anos setenta), ambos tinham um grande talento e paixão por música. Em uma entrevista com a Q, Bowie disse: "Não podia acreditar, ele era um dos meus maiores heróis. E eu era provavelmente estúpido o suficiente pra crer que fazer aniversário no mesmo dia queria dizer alguma coisa".
Em 1997, a estrela country Dwight Yoakam encontrou David Bowie, e eles falaram do amor mútuo que eles tinham por Elvis Presley. Yoakam se lembraria anos mais tarde de uma história que Bowie lhe contou vinte anos antes.
Em 1976, Elvis contactou Bowie para produzir seu então próximo álbum. Bowie tinha acabado de lançar "Golden Years", uma música que ele originalmente gostaria que fosse gravada por Elvis. Sua então esposa na época, Angie, deveria ter enviado o pedido para Elvis, mas ela ficou tão nervosa em encontrar o lendário Rei do Rock que estremeceu e, ao que consta, acabou nunca mandando a mensagem.
Mas no início de 1977, "Golden Years" se tornou um hit, e Bowie quem recebeu uma ligação de Elvis em pessoa. O Rei gostou tanto da música que pediu para Bowie que produzisse seu próximo álbum. Infelizmente, o universo achou que esta parceria seria muito boa pra ser verdade. Elvis morreria no dia 16 de agosto deste mesmo ano, e os dois nunca trabalharam juntos.
Bowie ficou inconsolável. Mas a ligação entre os dois gigantes do Rock não desapareceria por completo. Bowie sempre citou Elvis como uma de suas grandes influências. Simbolicamente, seu último álbum, "Blackstar", foi lançado no dia do aniversário de ambos, 8 de janeiro, e uma de suas faixas, "Lazarus", faz uma referência - proposital ou não, impossível saber - a Elvis, apontada por Simon Critchley, autor do livro "Bowie" de 2014: em 1960 Elvis gravou uma música chamada "Black Star", na verdade uma versão alternativa da canção "Flaming Star" que saiu na trilha sonora do Western de mesmo nome, e a sua letra fala sobre a morte:
"Every man has a black star
A black star over his shoulder
And when a man sees his black star
He knows his time, his time has come
Black star don't shine on me, black star
Black star keep behind me, black star
There's a lot of livin' I gotta do
Give me time to make a few dreams come true, black star."
"Todo homem tem uma estrela negra
Uma estrela negra sobre seus ombros
E quando um homem vê sua estrela negra
Ele sabe que sua hora chegou
Estrela negra, não brilhe sobre mim
Estrela negra, fique atrás de mim
Há muita vida que eu tenho que viver
Me dê tempo para que eu torne realidade alguns sonhos, estrela negra".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps