Jimi Hendrix: O som do guitarrista mais dissecado da história

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Andre Batista, Fonte: Dre Batista
Enviar correções  |  Ver Acessos

Provavelmente nenhum guitarrista foi tão dissecado quanto Jimi Hendrix. Seu estilo não ortodoxo e o equipamento que usava, ao vivo e em estúdio, foram assuntos de inúmeros editoriais, vídeos e documentários.

Inspiração: 30 canções (não somente rock) para mantê-lo motivadoVocalistas: as vozes mais agudas do Metal segundo o Noisecreep

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Graças à internet muitos mitos foram destruídos. Hoje está mais que provado que muitas de suas gravações clássicas (Little Wing e Voodoo Child por exemplo) foram feitas com amplificadores Fender por exemplo, ao invés das paredes de Marshalls que vemos nas fotos de seus shows.

Além das Fender Stratocaster, Hendrix também era fã de Gibsons Les Paul, Flying V e SG.

Uma das coisas mais complexas em relação ao estilo de tocar de Hendrix é a forma espontânea, agressiva e descompromissada como ele tocava.

Um erro comum em relação à técnica do Hendrix é achar que ele não sabia harmonia por não ter tido uma educação formal em música. Basta analisar a forma como ele usava as inversões de tríades em Wind Cries Mary (fortemente inspirada no estilo de Curtis Mayfield, uma de suas mais famosas influências) para perceber que por trás das guitarras queimadas e das roupas psicodélicas, existia um músico que sabia muito bem o que estava fazendo. Não é a toa que até o gigante do Jazz Miles Davis queria gravar um disco com ele. Depois de anos como sideman acompanhando artistas como Little Richard, Curtis Knight deram ao jovem Jimi James (nome artístico adotado na época) experiência de palco e conhecimentos diversos de harmonia e composição.

Alias, Hendrix é o único guitarrista que tem um acorde associado ao seu nome.

Pergunte a qualquer guitarrista em qualquer lugar do mundo qual é o "Hendrix Chord "que automaticamente você vai ouvir imediatamente um E7(#9).

Dizer que Hendrix reinventou a guitarra como instrumento, apesar de ser um clichê bastante usado, é uma verdade incontestável. Quer você goste ou não da música, sua influência é enorme até hoje. Não só fazendo um incontável número de adolescentes quererem virar guitarristas há quatro décadas, mas incentivando a criação de toda uma indústria de desenvolvimento de efeitos para guitarras.

Hendrix popularizou o Fuzz e o Wah Wah, pedais criados para simular o som de uma metaleira (trompete, trombone etc) e para ser usado no lugar de uma surdina respectivamente. Além disso, junto com o engenheiro Roger Meyer, deu vida ao Univibe e ao Octavia.
Junto com o engenheiro de som Eddie Kramer, desenvolveu varias técnicas de gravação e microfonação que são usadas até hoje.

Dando continuidade ao projeto "Faça o Som!" o guitarrista e produtor Dré Batista fez um vídeo tutorial dando várias dicas de como chegar próximo aos timbres clássicos do Hendrix, elucidando algumas dúvidas e mostrando os efeitos mais usados pelo nosso mestre James Marshall Hendrix.

Comente: Qual a sua opinião sobre a sonoridade de Jimi Hendrix?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"


Jimi Hendrix: Ele participou de um vídeo de sexo explícito?Jimi Hendrix
Ele participou de um vídeo de sexo explícito?

Covered: o clássico Purple Haze, de Jimi Hendrix, em várias versõesCovered
O clássico "Purple Haze", de Jimi Hendrix, em várias versões


Inspiração: 30 canções (não somente rock) para mantê-lo motivadoInspiração
30 canções (não somente rock) para mantê-lo motivado

Vocalistas: as vozes mais agudas do Metal segundo o NoisecreepVocalistas
As vozes mais agudas do Metal segundo o Noisecreep


Sobre Andre Batista

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor