Top 10: bandas importantes com menos de 10 discos lançados

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Igor Miranda
Enviar correções  |  Comentários  | 

No rock e no metal, quantidade nem sempre é sinônimo de bom serviço prestado. Há bandas clássicas que lançaram poucos discos, mas em um número suficiente para que fizessem história.

4670 acessosBlend Guitar: os dez álbuns de Rock mais vendidos nos EUA5000 acessosMetallica: banda pensou em demitir Lars Ulrich?

Com o auxílio da implacável memória do editor do site Van do Halen, João Renato Alves, separo 10 bandas importantes que lançaram menos de uma dezena de álbuns. Foram considerados apenas grupos que já encerraram suas atividades, para que a lista não seja "desmentida".

Free

Apesar de ter feito história, o Free foi, de certa forma, uma banda juvenil. Os mais velhos - o baterista Simon Kirke e o vocalista Paul Rodgers - tinham 19 anos quando o grupo se formou. O mais jovem, o baixista Andy Fraser, ainda tinha 16.

Naturalmente, o grupo não durou por muito tempo. Eles existiram de 1968 a 1971, romperam e voltaram entre 1972 e 1973. Em ambos os períodos, foram registrados seis discos de estúdio.

O último foi "Heartbreaker", de 1973. A banda acabou no mesmo ano. Dois anos depois, a morte de Paul Kossoff, vítima de uma embolia pulmonar agradava pelo uso de drogas, eliminou qualquer possibilidade de reunião.

Alice Cooper (a banda)

A banda Alice Cooper existiu até 1975, quando o vocalista, Alice Cooper, decidiu embarcar em uma gloriosa carreira solo. Enquanto grupo, foram lançados sete discos.

O último é o básico e ótimo "Muscle Of Love", que chegou a público em 1973. Apesar do bom resultado, as sessões de gravação foram complicadas e o registro não foi bem em vendas. Em uma pausa nos trabalhos, Alice agiu e conseguiu se lançar como artista solo.

Os demais músicos se juntaram e formaram o Billion Dollar Babies, que não vingou. Um único trabalho, "Battle Axe", foi lançado em 1977 e, obviamente, não integra a discografia da banda Alice Cooper.

The Doors

O The Doors até tentou continuar após a morte de Jim Morrison, em 1971, mas não deu certo. Capitaneado por Ray Manzarek, o grupo lançou três discos - o último, "An American Player", é de 1978 e conta com fragmentos de vozes gravados por Morrison. Com o falecido vocalista, são seis álbuns. No total, há nove registros de inéditas no catálogo do Doors.

Led Zeppelin

O último disco concretamente lançado pelo Led Zeppelin foi "In Through The Out Door", de 1979. O oitavo álbum da banda já refletia os problemas pelos quais os envolvidos passavam nos bastidores. Musicalmente, é mais fraco que seus antecessores, apesar de ter a genialidade do grupo presente em algumas faixas.

O baterista John Bonham morreu em 1980 e, em 1982, a coleção de faixas inéditas "Coda" foi lançada. O nono disco do grupo é considerado como parte da discografia. Desde então, o Led Zeppelin nunca mais lançou um álbum de estúdio, apesar de Robert Plant e Jimmy Page terem trabalhado juntos na década de 1990.

Nirvana

O trágico fim do Nirvana, com o suicídio de Kurt Cobain em 1994, impediu que o grupo lançasse mais discos de estúdio. Ao total, foram apenas três trabalhos. O último foi "In Utero", de 1993.

Dire Straits

O Dire Straits fez história no rock com apenas seis discos de inéditas em seu catálogo. O último é "On Every Street", lançado em 1991, após a reunião do grupo, que havia encerrado suas atividades em 1988.

A reunião durou até 1995 e, desde então, os envolvidos se dissociaram. O frontman Mark Knopfler se destacou com uma prolífica carreira solo - atualmente, com oito discos em seu catálogo desde 1996.

Pantera

Notável por ter contado com duas fases - a hard rock e a metal -, o Pantera acumula nove discos de estúdio se considerados ambos os períodos. Com a época "farofa" descartada, são cinco trabalhos de inéditas no total.

O último é "Reinventing The Steel", lançado em 2000. O grupo acabou em 2003 e, em dezembro do ano seguite, Dimebag Darrell foi morto durante um show de sua outra banda, o Damageplan. Como Phil Anselmo e Vinnie Paul se odeiam e a possibilidade de contar com outro músico no lugar de Darrell tem sido frequentemente rechaçada, a chance de uma reunião sem Darrell é mínima.

Eagles

A morte de Glenn Frey deu fim ao Eagles em 2016. Contudo, dificilmente a banda lançaria um disco após "Long Road Out Of Even", de 2007.

No total, o Eagles lançou sete discos de estúdio. Apesar de todos eles terem obtido sucesso em vendas, especialmente o platinado "Hotel California", o álbum de maior sucesso do grupo é uma coletânea: "Their Greatest Hits (1971-1975)", de 1976. O best of, claro, não é contabilizado na conta dos sete trabalhos mencionados.

Twisted Sister

O Twisted Sister encerrou suas atividades em 2016, após a morte do baterista A.J. Pero e de uma turnê, feita em homenagem ao músico, com Mike Portnoy no lugar dele. Contudo, o grupo já havia abdicado de gravar novidades há algum tempo.

Sete álbuns integram a discografia de estúdio do Twisted Sister. Cinco deles, lançados na década de 1980. "Still Hungry", de 2004, e "A Twisted Christmas", de 2006, completam a lista.

Há quem nem considere "A Twisted Christmas" como parte da discografia de estúdio, por contar com adaptações de músicas de Natal. Mas não faz diferença: com ou sem ele, o Twisted Sister não chega à dezena em seu catálogo.

The Black Crowes

Apesar de ser a banda com mais chances de se reunir no futuro, o Black Crowes acabou. Então, está na lista.

O grupo encerrou suas atividades em 2015, após desentendimentos entre os irmãos Chris e Rich Robinson. Durante os anos de existência da banda, foram lançados oito discos de estúdio. O último foi o bom "Before the Frost... Until the Freeze", de 2009.

Comente: Alguém importante ficou de fora? Lembre-se que são somente bandas que já encerraram as atividades.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 03 de fevereiro de 2017
Post de 01 de março de 2017

Blend GuitarBlend Guitar
Os dez álbuns de Rock mais vendidos nos EUA

1562 acessosJohn Frusciante: Carta manuscrita para Jimmy Page colocada à venda1701 acessosRobert Plant: ouça "Bones of Saints", do álbum "Carry Fire"772 acessosLed Zeppelin: em vídeo, análise vocal de Robert Plant836 acessosYardbirds: álbum de 1968 produzido por Jimmy Page sai em novembro934 acessosRobert Plant: referência a "Stairway To Heaven" em novo single?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

BandasBandas
Cartazes minimalistas com seus nomes

Robert PlantRobert Plant
Vídeo da sensacional nova versão de "Black Dog"

Ultimate Classic RockUltimate Classic Rock
Os 100 maiores clássicos do rock

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Free"0 acessosTodas as matérias sobre "Alice Cooper"0 acessosTodas as matérias sobre "Pantera"0 acessosTodas as matérias sobre "Alice Cooper"0 acessosTodas as matérias sobre "Doors"0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"0 acessosTodas as matérias sobre "Dire Straits"0 acessosTodas as matérias sobre "Eagles"0 acessosTodas as matérias sobre "Twisted Sister"

MetallicaMetallica
Banda pensou em demitir Lars na década de 80?

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Robert Plant e Patrícia Pillar

Lars UlrichLars Ulrich
Vomitando no camarim do Guns N' Roses

5000 acessosÔôôôôeeee: Sílvio Santos aprova montagem com Steve Harris5000 acessosBlind Faith: uma das capas mais polêmicas da história5000 acessosAskmen.com: site elege as dez melhores músicas do Nirvana5000 acessosMetalcore: 13 músicas que um fã de death metal deve gostar5000 acessosMarty Friedman: 10 álbuns que mudaram a vida do guitarrista5000 acessosKeith Richards: fogo na mansão Playboy em festa com drogas

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013 – apesar de ainda manter por lá uma coluna semanal, chamada Cabeçote.

Mais informações sobre Igor Miranda

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online