Brian Robertson: 6 músicas para os 60 anos do ex-Thin Lizzy e Motörhead

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Igor Miranda
Enviar correções  |  Comentários  | 

Ex-guitarrista do Thin Lizzy e do Motörhead, Brian Robertson atingiu o estrelato cedo demais. Dei-me conta disso quando percebi que, na última segunda-feira (12), o guitarrista fez "apenas" 60 anos. Para efeito de comparação, Phil Lynott teria chegado aos 67 em 2016 se não tivesse falecido.

A pouca idade influenciou para que Brian Robertson não soubesse como se portar com a fama. Ele se tornou alcoólatra aos 20 e teve uma carreira inconstante em função disso.

Por outro lado, Brian Robertson tem grandes méritos. Entrou para o Thin Lizzy com apenas 18 anos e foi um dos responsáveis por mudar a cara da banda. Com um jeito peculiar de tocar, desenvolveu uma parceria influente ao lado de Scott Gorham: os dois guitarristas introduziram de vez as guitarras gêmeas ao rock.

No Motörhead, há quem diga que tenha agido de forma errada ao tentar mudar o som da banda. Mas nada era feito no grupo sem o aval de Lemmy Kilmister. E Lemmy aprovou aquela pegada - apesar da ideia de não tocarem mais os clássicos feitos com "Fast" Eddie Clarke não ser das melhores.

Além disso, o único disco do Motörhead gravado cmo Brian Robertson é muito bom. "Another Perfect Day" (1983) se tornou um clássico cult, o tipo de trabalho que merece ser ouvido mais vezes para ser devidamente compreendido.

Em homenagem ao 60° aniversário de Brian Robertson, seis momentos de destaque do guitarrista.

1) Thin Lizzy - "Still In Love With You" (ao vivo): a versão de estúdio desta música, presente no disco "Nightlife" (1974) foi gravada com Gary Moore. Mas ganhou identidade extra quando foi parar nas mãos de Brian Robertson. O registro em "Live And Dangerous" (1978), com seu solo ao meio, é irretocável.

2) Thin Lizzy - "Silver Dollar": única música composta somente por Brian Robertson no catálogo do Thin Lizzy. Lado B com curiosos momentos que remetem ao reggae.

3) Thin Lizzy - "Don't Believe A Word": uma das melhores notas de abertura de um solo que já ouvi. É o suficiente.

4) Wild Horses - "Street Girl": a parceria entre Brian Robertson e Jimmy Bain não foi das melhores, mas até que rendeu algumas músicas divertidas. "Street Girl" é uma delas.

5) Motörhead - "I Got Mine": gera estranheza ver o Motörhead bem produzido e com tendências hard rock. Mas "Another Perfect Day" foi o melhor momento "fora da curva" da banda. "I Got Mine", um rock single com barba, cabelo e bigode feitos, reflete isso.

6) Brian Robertson - "Devil In My Soul": demorou muito para que Robertson lançasse um disco solo. "Diamonds And Dirt" (2011) mostra suas raízes blues rock. A música "Devil In My Soul", em especial, é um crossover curioso entre ZZ Top e Led Zeppelin.

Veja também:
2591 acessosResenha - Another Perfect Day (2-Disc Deluxe Expanded Edition) - Motorhead

Do fracasso ao colapso: os últimos dias de Phil Lynott
5000 acessosThin Lizzy: Somente 25% de "Live And Dangerous" é ao-vivo

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 17 de setembro de 2016


Mikkey DeeMikkey Dee
Prefiro celebrar a vida de Lemmy do que lamentar a morte

12 acessosEm 22/10/2013: Motorhead lança o álbum Aftershock9 acessosEm 27/10/1979: Motorhead lança o álbum Bomber827 acessosMotorhead: homenagem em forma de lyric video33 acessosEm 15/10/1988: Motorhead lança o álbum ao-vivo No Sleep At All0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Motorhead"

MotorheadMotorhead
Memorial de Lemmy ocupará toda a Sunset Strip

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
Apaixonado por todas as mulheres com quem esteve

LoudwireLoudwire
Os melhores álbuns do ano desde a década de 70

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Motorhead"0 acessosTodas as matérias sobre "Thin Lizzy"


Death MetalDeath Metal
As 10 melhores (ou piores?) capas do estilo

Dave MustaineDave Mustaine
A história por trás de "The Four Horsemen"

Wonder YearsWonder Years
O soundtrack deste grande sucesso de público e crítica

5000 acessosElvis Presley: De que ele morreu?5000 acessosGóticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 805000 acessosBlind Melon: 'Dream Theater? Desliga essa porra!'5000 acessosHeavy Metal: clipes de metal que marcaram uma geração5000 acessosCorey Taylor: "Quase me atirei da varanda de um hotel"3510 acessosSlash: ele pira com a série de games "Forza Motorsport"

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013 – apesar de ainda manter por lá uma coluna semanal, chamada Cabeçote.

Mais informações sobre Igor Miranda

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online