RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A música do Gojira que Joe Duplantier não entende por que faz tanto sucesso

Kurt Cobain não curtia tocar "Smells Like Teen Spirit", maior sucesso do Nirvana

O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley

O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco

A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado

Haken anuncia EP "In a Fever Dream" e libera novo single

Jay Buchanan, vocalista do Rival Sons, lança cover de "Changes", do Black Sabbath

Por que "Super Collider" é o pior disco do Megadeth, segundo a Metal Hammer

O clássico do prog setentista apontado pelo Hall da Fama como essencial ao rock moderno

Os cinco maiores riffs de Jimi Hendrix, de acordo com Ritchie Blackmore

A lenda do rock que foi mais influenciada por Carlos Santana que por Jimi Hendrix

As piores músicas do Metallica, segundo a Metal Hammer

Dimmu Borgir não é black metal? Silenoz dá a sua versão

Site coloca continuações de "The Unforgiven" entre as piores músicas do Metallica

Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder


Stamp
Eminence

Tommy Bolin: As aventuras jazzísticas

Por
Fonte: Collectors Room
Postado em 17 de fevereiro de 2016

Tommy Bolin ficou conhecido do grande público por ser o substituto de Ritchie Blackmore no Deep Purple. Ao lado da lendária banda inglesa, o guitarrista norte-americano gravou o subestimado "Come Taste the Band", lançado em 1975 e o canto do cisne da primeira fase do grupo. O fim da trajetória do Purple na década de 1970 deve-se muito à morte de Bolin, ocorrida em 6 de dezembro de 1976 devido a uma overdose envolvendo heroína, cocaína, álcool e barbitúricos.

Antes de entrar no Deep Purple, Tommy Bolin já tinha uma carreira estabelecida. Com passagens por James Gang e Moxy, grupos com os quais gravou bons discos, o guitarrista alcançou o seu auge musical em dois trabalhos de jazz, ambos ao lado de bateristas emblemáticos do gênero: o panamenho Billy Cobham (Miles Davis, Mahavishnu Orchestra) e o norte-americano Alphonse Mouzon (Herbie Hancock, McCoy Tyner, Wayne Shorter).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A primeira experiência de Tommy Bolin pelo jazz está registrada no clássico "Spectrum", disco de estreia de Billy Cobham como band leader. A banda que gravou o álbum contava ainda com Jan Hammer (teclado, também do Mahavishnu Orchestra) e Lee Sklar (baixo, músico de estúdio presente em inúmeros títulos), além da participação de outros instrumentistas. "Spectrum" é um trabalho emblemático, um dos mais conhecidos e bem sucedidos discos de fusion da história, fato comprovado pela ótima performance nas paradas - 26º posto no Billboard 200 em 1974 e o primeiro lugar na parada de jazz da mesma Billboard, em 1973.

Colocando em prática a sua experiência com Miles Davis - com quem gravou clássicos do nível de "Bitches Brew" (1970), "A Tribute to Jack Johnson" (1970) e "On the Corner" (1972), além de "Get Up with It" (1974) - e a passagem pela Mahavishnu Orchestra - Cobham é o baterista original do grupo e está nos álbuns "Inner Mounting Flame" (1971), "Birds of Fire" (1973) e "Between Nothingness and Eternity" (1973) -, Cobham compôs todas as canções do disco, criando uma sonoridade que mescla requinte e técnica instrumental com melodias que facilitam a acessibilidade. O maior exemplo dessa alquimia está em "Stratus", principal e mais conhecida faixa de "Spectrum", um clássico instantâneo do fusion e que foi regravada por um sem número de artistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Neste álbum, é possível ouvir um outro lado de Tommy Bolin, em contraste com a agressividade e o peso do Deep Purple. Com notas elegantes e uma performance equilibrada, o guitarrista coloca-se no mesmo nível dos demais integrantes da banda de Cobham, tocando de maneira limpa e sublime. Econômico e usando as notas de maneira sutil, Bolin alcançou em "Spectrum" aquela que pode ser considerada, sem exageros, como a melhor performance de sua breve carreira.

No ano seguinte, Tommy fez parte da banda que gravou o terceiro trabalho de Alphonse Mouzon, o também excepcional "Mind Transplant", cujas sessões aconteceram em dezembro de 1974. Além de Mouzon e Bolin, a banda contava com Jerry Peters (piano elétrico e órgão), Jay Graydon (guitarra, músico de estúdio que está em discos de nomes como Don Ellis, Alice Cooper, Diana Ross, Ray Charles, Joe Cocker, Marvin Gaye e inúmeros outros artistas) e Henry Davis (baixo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em comparação a "Spectrum", "Mind Transplant" é um trabalho bem mais agressivo. A mão pesada de Alphonse Mouzon marca o ritmo durante todo o disco - ouça a absurda introducão de "Ascorbic Acid" pra ter ideia do que estou falando -, que em suas oito faixas (todas compostas pela baterista) insere doses generosas de rock na mistura. O resultado passa pelo trabalho brilhante das guitarras de Bolin e Graydon (muitas vezes soando como gêmeas), em uma performance com poder de cativar, por exemplo, aquele seu amigo fã de rock e que sempre passou longe de toda e qualquer coisa que soasse minimamente próxima ao jazz. Faixas como "Snow Bound" e "Happiness is Loving You" deixam claro o talento e a classe de Bolin, com solos belíssimos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As parcerias com Billy Cobham e Alphonse Mouzon influenciaram Tommy Bolin, e isso ficou claro em "Teaser", estreia solo do guitarrista, que chegou às lojas em 17 de novembro de 1975, pouco mais de um mês após o lançamento de "Come Taste the Band" (o disco do Deep Purple saiu dia 10 de outubro daquele ano). Podemos ouvir o que Bolin aprendeu e assimilou ao lado de Cobham e Mouzon em "Homeward Strut", a faixa mais conhecida de "Teaser". Instrumental, é um jazz-rock que traz o guitarrista transitando por paisagens melódicas e harmônicas similares às presentes, principalmente, em "Spectrum".

Dono de um talento enorme e de uma musicalidade rara, Tommy Bolin foi uma grande perda não só para o rock, mas para a música de modo geral. Ouvir seus discos e as parcerias experimentando outros gêneros dá uma amostra da capacidade do norte-americano, e também demonstra o quanto ele era aventureiro em sua trajetória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Sepultura

publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS