Battle of Bands: Bon Jovi x Motley Crue
Por Wallace Ricardo Magri
Postado em 16 de outubro de 2015
"7800 Farenheit" x "Shout at the Devil" (1985)
Bon Jovi e Motley Crue na época
Eis um duelo que vai dar o que falar. É notório o embate entre ambas as bandas, sendo que, na turnê de "Dr. Feelgood", Nikki Sixx ostentava um baixo onde se lia "Kill Bon Jovi". Além disso, as bandas dividiam o mesmo manager, Mac Ghee, o que foi motivo de muita ciumeira entre os caras.
Em 1985, o Motley Crue estava no auge do estrelato decadente, tornando-se famosos e infames pelo abuso de drogas, prisão de Vince Neil em virtude de acidente de trânsito com vítimas, enfim, os anos 80 em todos seus excessos.
Já o Bon Jovi caminhava numa onda estilo hard rock AOR, impondo um tipo de som mais profissional e trabalhado, com maior potencial para atingir o mainstream.
De todo modo, são duas bandas excelentes e os álbuns lançados em 1985 proporcionam um duelo emocionante. Vamos em frente!
ROUND 1 – melhor posição na Billboard;
7800 Farenheit:
Lançamento 27 de março, 1985
Billboard #37 no Top 200
Theatre of Pain:
Lançamento 21 de junho de 1985
Billboard #6 no Top 200
VENCEDOR: O Motley Crue estava com tudo naquela época e o Bon Jovi estava rumo ao seu lugar ao sol. Ficou fácil para os Santos de Los Angeles.
ROUND 2 – habilidades individuais
7800 Farenheit:
Guitarras Ritchie Sambora
Baixo Alec John Such
Bateria Tico Torres
Piano/Teclado David Bryan
Vocal Bon Jovi
Theatre of Pain:
Guitarras Mick Mars
Baixo Nikki Sixx
Bateria Tommy Lee
Piano/Teclado Tommy Lee
Vocal Vince Neil
Nas guitarras, embora Mick seja uma das marcas registradas do Motley Crue, parece que Ritchie Sambora sobra em termos de habilidade e criatividade.
No baixo, o que falar de Nikki? Pode não ser um virtuoso, mas não é isso que procura quem ouve Crue. E, em termos de postura rock and roll, não tem para ninguém. Alec? Vai bem, mas não faz nem sombra para seu opositor.
Bateria não tem como Tico Torres vencer, Tommy Lee é visceral e atingiu certo status no meio metal que o coloca no altar do Metal. Mas Tico manda bem, sem dúvidas.
Já no quesito teclado/piano, parafraseando Jesus Cristo: ao Motley o que é do Motley, ao Bon Jovi o que é do Bon Jovi! Ponto para David Bryan.
Pois bem. Duelo empatado, o que nos leva ao tira-teima pelos vocalistas. O problema é que são dois cantores singulares com estilos diferentes. Mas, falando a real, o estilo vocal glam nervoso de Vince Neil é marca registrada do som de Los Angeles, talvez, lá nos idos dos anos 90, Bon Jovi poderia levar vantagem, mas não em 85.
VENCEDOR = Motley Crue. Batalha dura, mas o Motley fundou um clã, enquanto o Bon Jovi era uma competente banda de hard AOR.
ROUND 3 - Hit singles
7800 Farenheit:
In and out love
The hardest part is the night
Only Lonely
Silent Night
Motley Crue:
Smokin in the boys room
Home sweet home
Vencedor = Bon Jovi. Em matéria de sucesso radiofônico o Bon Jovi deixou o Crue no chinelo, conquistando as FMs da época.
ROUND 4 - Relevância
Considero que o Motley Crue tenha em "Theater" um certo anti-climax em sua carreira,haja vista toda a confusão que circundava a banda e o modo afoito com que foi criado e produzido o álbum. Já "7800" foi o passaporte do Bon Jovi ao estrelato, o que os tornaria um fenômeno mundial. Sendo assim, ponto para Bon Jovi.
Vencedor: Bon Jovi. Neste caso, Jovi ‘matou’ o Motley Crue.
TOTAL: 2x2
DESEMPATE – Como nesta coluna não ficamos em cima do muro, considerando o conjunto da obra, o vencedor decretado, pelo conjunto das qualidades dos álbuns em duelo, só poderia ser "7800 Farenheit"! Essa Bon Jovi levou!
VENCEDOR: "7800 FARENHEIT" BON JOVI
Battle Of Bands
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
Regis Tadeu revela por que Guns N' Roses tocou no Maranhão
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
A banda de craques que Steven Tyler mais gostaria de ter integrado fora do Aerosmith
Derrick Green diz que Eloy Casagrande não avisou ao Sepultura sobre teste no Slipknot
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
Turnê sul-americana do Drowning Pool é cancelada por conta da baixa venda de ingressos
A dura carta do Mägo de Oz ao México após política fazer homenagem a Hernán Cortés
Motörhead anuncia relançamento expandido do álbum "Kiss of Death"
Alirio Netto prestigia show do Dream Theater e tira fotos com integrantes da banda
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Battle of Bands: Metallica x Megadeth
O mega sucesso da Legião que Renato Russo não queria escrever a letra por preguiça
Sai, capeta: 10 bandas que foram classificadas como satanistas (porém, não são)
Metallica: sobre o que fala "For Whom The Bell Tolls"
A banda Slipknot é satânica? O que diz Corey Taylor?
A resposta de Lobão após João Gordo o questionar sobre apoio a Jair Bolsonaro
David Bowie: conheça 60 fatos da vida do camaleão


