Battle of Bands: Saigon Kick x Bang Tango
Por Wallace Ricardo Magri
Postado em 15 de outubro de 2015
"Saigon Kick" Saigon Kick (1991) x "Dancin on coals" Bang Tango (1991)
Saigon Kick e Bang Tango na época
Eis duas bandas das mais injustiçadas da história do hard rock/heavy metal. Ambas contavam com músicos supercompetentes, canções muito bem compostas e produzidas e, apesar de terem experimentado certo sucesso no meio, nunca chegaram a brilhar efetivamente.
O Saigon Kick, surgido na Flórida, teve neste álbum homônimo grande estreia, com melodias belas e sonoridades intrincadas. Já o Bang Tango, depois de uma estreia festejada, encontrou sua sonoridade em "dancin", com destaque para os vocais potentes de Joe Le Ste e a cozinha vigorosa.
E qual dos dois álbuns foi melhor? Vejamos
ROUND 1 – melhor posição na Billboard
Saigon Kick:
Lançamento 1991
Billboard - não consta
Dancin on Coals
Lançamento 1991
Billboard #113
VENCEDOR: BANG TANGO
POR QUÊ? Como dissemos, não foram bandas muito famosas no meio musical em seu tempo, sendo aquele tipo de banda que chegava a disco de ouro. Ressalte-se que, na época, disco de ouro representava a venda de 250.000 cópias nos USA.
ROUND 2 – habilidades individuais
Saigon Kick:
Guitarras Jason Bieler
Baixo Tom Defile
Bateria Phil Varone
Vocal Matt Krammer
Dancin o Coals:
Guitarras Mark Knight/Kyle Stevens
Baixo Kyle Kyle
Bateria Tigg Ketler
Vocal Joe Lesté
Todos são bons músicos, não há dúvidas.
No quesito guitarras, Jason Bieler é o grande destaque, criando riffs vigorosos e solos belíssimos, além de demonstrar uma variedade criativa impressionante; Os caras do Bang Tango dão conta do recado, abusando de overdrives e wah-wahs, mas não são o carro-chefe do álbum.
No baixo, Kyle Kyle é o destaque, demonstrando muito groove e preenchendo muito bem o elo entre o ritmo e a melodia. Já o baixista do Saigon é muito bom, só que segue aquela linha de baixista que serve mais para ‘engordar’ as cordas do álbum.
Na bateria, parece que devemos decretar empate, isto porque, cada um dos músicos, em seu estilo, cumpre muito bem a função. No Saigon, percussões sombrias e muita martelada; no Bang Tango, muito swing e soul.
No vocal a disputa também é difícil. Mas diria que Joe Lesté é um cantor mais completo, transparecendo sentimento em cada melodia. Já Matt, é um grande vocalista, mas abusa de efeitos e dobras de vocais.
VENCEDOR: Bang Tango
POR QUÊ? São grandes músicos, mas o Bang Tango leva ligeira vantagem.
ROUND 3 - Hit singles
Saigon Kick:
"What do you do"
Bang Tango:
não consta
Vencedor = Saigon Kick
POR QUÊ? As bandas não obtiveram grande apelo no mainstream, mas o Saigon lançou um clip para "What do you do" que tocou bastante em programas como "Headbanger’s Ball" e "Furia Metal". No entanto, é uma pena que grandes canções desta banda, tais como "Comin Home", "Acid Rain", "For the Love of God" não tenham recebido a devida atenção. E, quanto ao Bang Tango, "Soul to Soul", "Midnight Struck", entre outras, são clássicos perdidos do hard rock.
ROUND 4 - Relevância
Os dois álbuns, como se disse, são diamantes perdidos do hard rock do início dos anos 90. Por um lado, o Saigon Kick, com sonoridade diversificada, guitarras pesadíssimas, sem perder de vista a melodia nas canções. De outro lado, o Bang Tango, abusando dos sopros, pianos e vigor nos vocais, com quebradeiras impressionantes. Infelizmente, ambos tornaram-se irrelevantes para a indústria musical. Mas aqui, fazendo justiça, declaro empate quanto à relevância de ambos! Clássicos!
Vencedor: Empate
POR QUÊ? Embora mal compreendidos, ambos são clássicos ocultos do hard rock.
E o vencedor é...
TOTAL: 2x1 = Bang Tango "Dancing on Coals"
Battle Of Bands
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Battle of Bands: Metallica x Megadeth
50 a menos: Cientistas descobrem que o Número da Besta é 616
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"
"Como eles ficarão putos se são bilionários?", diz líder do Destruction sobre Metallica
Memoráveis como a música: os 25 melhores logos de bandas
Como funciona o credenciamento para shows e entrevistas?


