Battle of Bands: Aerosmith x Kiss
Por Wallace Ricardo Magri
Postado em 06 de outubro de 2015
Rocks x Destroyer? (1976)
Aerosmith e Kiss na época
Batalha difícil, haja vista que as duas bandas estavam com tudo neste ano. "Rocks" é um dos grandes clássicos do Aerosmith, que se consagrava como uma das bandas mais populares da América. Já o Kiss, após uma estreia singela, após o sucesso de "Alive!", contratou o gênio dos estúdios Bod Ezrin para dar uma turbinada em seu som e, sem dúvidas, criou um dos grandes clássicos do rock pesado e, talvez, o melhor produto da banda de todos os tempos. E aí? quem leva?
ROUND 1 – melhor posição na Billboard
Rocks:
Lançamento janeiro de 1976
Billboard #3 no Top 200
Destroyer:
Lançamento 15 de março de 1976
Billboard #11 no Top 200
VENCEDOR: Aerosmith
O Kiss estava começando a convencer o público americano nesta época, sendo que o Aerosmith já era o grande sucesso naquela terra, sem comparações, então. Mais tarde, o Kiss se tornaria o maior vendedor de álbuns com certificado de disco de ouro no mundo
ROUND 2 – habilidades individuais
Rocks:
Guitarras: Joe Perry/Brad Whitford
Baixo: Tom Hamilton
Bateria: Joe Kramer
Vocal: Steven Tyler
Destroyer:
Guitarras: Ace Frehley/Paul Stanley
Baixo: Gene Simmons
Bateria: Peter Criss
Vocal: Paulo/Gene
As duas bandas possuem um guitarrista base em um solista principal. Em termos de qualidade para segurar o ritmo, talvez Brad e Stanley sejam equivalentes, embora o músico do Aerosmith seja infinitamente superior a Stanley, mas o que vale, no final, é o resultado no álbum, certo?
Agora, entre Perry e Frehley, a disputa poderia ficar feia, mas sabemos que o solista do Kiss nem sempre gravou suas partes neste álbum – especialmente em "Sweet Pain" – razão pela qual Perry deve levar a medalha.
No baixo, Tom Hamilton manda muito bem, mas a relevância de Gene neste álbum do Kiss é inquestionável, razão pela qual leva o posto mais alto;
Joey Kramer é um super-baterista, no entanto, em "Destroyer", Peter Criss roubou a cena, não só cantando "Beth", mas também com a intro memorável de "Do you Love Me". Ponto para ele.
No vocal, Steven Tyler coloca Paul e Gene juntos no chinelo, lembrando que se trata de duelo de gigantes, ok?
Vencedor: Empate
Por Quê: Embora não possuam músicos fantástico, como se viu, no conjunto da obra se equivalem.
Round 3: Hit singles
Aerosmith:
"Back in the saddle"
"Last child"
"Home tonight
Kiss:
"Shout it out loud"
"Detroit rock city"
"Beth"
"Flaming Youth"
Vencedor = Kiss
Por quê? Claro que o Aerosmith é dono de uma lista de hit-singles invejável, mas especialmente nestes álbuns, o Kiss leva vantagem, especialmente pelo barulho que "Beth" criou nas rádios na época e, não como negar que "Shout it out loud" é o um dos grandes hits do Kiss.
Já em "Rocks", apenas "Back in the saddle" tornou-se atemporal.
Round 4: Relevância
Mais uma vez, em que pese "Rocks" ter sido um grande sucesso do Aerosmith, parece que "Destroyer" foi um verdadeiro marco na carreira do Kiss, oportunidade em que a banda mostrou que tinha, além da presença visual, qualidade musical também, com clássicos que até hoje estão presentes em seus shows e que todo garoto rockeiro sabe tocar.
Vencedor: Kiss
Por quê? "Destroyer" foi um marco na carreira do Kiss, do mesmo modo que, talvez, "Toys in the Attic" tenha sido para o Aerosmith.
TOTAL: 2X1 = KISS "DESTROYER"
Battle Of Bands
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps