Hardcore: a origem do termo e os pioneiros do estilo
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 17 de abril de 2014
O termo "hardcore", ("núcleo duro" em tradução literal) e, do ponto de vista etimológico, possui divergências que remontam à sub-materiais presentes na contrução, membros radicais de facções política e até em teorias na área biológica. Fato é que em meados so século passado, a expressão foi usada como tarjeta de identificação de produções pronográficas de conteúdo explícito – se opondo à expressão softcore, o pornô leve das sessões de madrugada do Band Privê (que alguns irão se lembrar).
Surgido no resgate ao formato roots do punk – que naquele momento se diluia no pós e na new wave-e alimentado pela forte rejeição política, sobretudo aos governos hegemônicos-direitistas de MARGARETH TATCHER e RONALD REAGAN, o hardcore emerge na virada dos anos setenta e, obviamente, tem nas cenas norte americanas (BLACK FLAG, MINOR THREAT, CIRCLE JERKS, YOUTH BRIGADE) e inglesa (EXPLOITED, G.B.H., DISCHARGE, BROKEN BONES), seus nomes seminais. Segundo BRIAN COGAN, "o hardcore, como gênero, repensou o punk, rejeitando os excessos e declarou a morte do estilo o qual a primeira geração passou a impor a si".
O Hardcore representa, portanto, uma comunidade definida por um gênero musical . Embora a origem da expressão "Hardcore" para descrever o gênero seja indiscutivelmente desconhecida, alguns referem-se ao álbum da banda canadense D.C´S, "Hardcore 81" como uma das primeiras vezes que o termo foi utilizado . O primeiro registro de hardcore puro também está aberto ao debate; mas há dois registros que são mencionado com mais freqüência. O single de "Out of Vogue" da banda californiana THE MIDDLE CLASS saiu em 1978 e fez o crítico STEVEN BLUSH descrevê-los como "ultra- rápidos e monotonais ". O outro registro, muitas vezes mencionado como o pioneiro, é o single do BAD BRAINS , "Pay To Cum" de 1979.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps