Pink Floyd: DSOTM - o que escutar antes do fim do mundo?
Por Silvia Tancredi
Fonte: Culturizando
Postado em 02 de fevereiro de 2014
Em 19 de maio de 1984, o disco The Dark Side of the Moon, da banda Pink Floyd completava 520 semanas entre os 200 álbuns mais vendidos segundo a lista Billboard chegou a permanecer 749 semanas na prestigiada lista).
Esta obra de toda uma geração e conceitual criada pela banda britânica com o propósito de se despir das ataduras psicodélicas e transmitir os temas que tanto preocupavam: a morte, o dinheiro, o tempo e a loucura, nasceu - no lugar onde costumam ocorrer as melhores ideias - na cozinha de um dos integrantes, Nick Mason (bateria).
O álbum se desenvolveu como parte de uma futura turnê da banda, estreando diretamente vários meses antes de que sequer tivessem começado as gravações no estúdio. O novo material foi se aprimorando à medida que avançava a turnê, e foi gravado em duas sessões em 1972 e 1973 no estúdio Abbey Road de Londres. Pink Floyd usou algumas das técnicas de gravação mais avançadas da época, incluindo multiplistas e loops.
Curiosamente se manteve nas listas por mais de 14 anos - convertendo-se em um disco lendário - mas nunca chegou a ocupar um primeiro lugar. No entanto sua magia o mantém eternamente entre os melhores discos das história.
Roger Waters, vocalista e baixista da banda, confessa que para ele é um disco que comove. "Na mesma noite em que o terminamos, voltei para casa com ele e o dei para minha esposa, Judy. Ela o escutou do começo ao fim sem falar. Logo, caiu em lágrimas. Confirmei então que se tratava de um disco comovedor", declara Waters a respeito do álbum.
Cada lado do álbum constitui uma peça contínua da música. As cinco faixas refletem vários estados da vida humana. O álbum começa e acaba com as batidas do coração: explora a natureza e a experiência do ser humano e, segundo Waters, "a empatia". "Speak to Me" e "Breathe" juntas dão ênfase aos elementos mundanos e fúteis da vida junto com a sempre presente ameaça da loucura e a importância de cada um viver sua própria vida: "Não tenha medo de querer".
"On the Run", um instrumental guiado por sintetizadores, evoca o estresse e a ansiedade que provoca o transporte moderno, em particular o medo de Wright de voar, levando a trama da canção a um aeroporto. "Time" entra no modo em que a passagem do tempo pode controlar a vida de um e oferece uma veemente advertência àqueles que desperdiçam o tempo agarrando-se aos aspectos mais mundanos da vida. A esta canção segue o tema do retiro rumo à solidão e o refúgio em uma canção "Breathe (Reprise)".
A primeira parte do álbum termina com "The Great Gig in the Sky", uma sentida metáfora sobre a morte. Abrindo com o som de uma caixa registradora e o som de moedas, a primeira faixa do lado B, "Money", ridiculariza a avareza e o consumismo, com uma letra irônica e efeitos de som relacionados à riqueza. "Money" tem sido a faixa de mais êxito comercial do álbum e tem sido inspiração para várias bandas desde então.
"Us and Them" fala do etnocentrismo e do conflito e do uso de dicotomias simples para descrever as relações pessoais. "Brain Damage" trata sobre a doença mental resultado de colocar a fama e o sucesso acima das necessidades de cada um. Particularmente o verso "And if the band you're in starts playing different tunes" (e se a banda na qual você está começa a tocar diferentes melodias) reflete o estado mental do antigo membro da banda, Syd Barret.
O álbum acaba com "Eclipse", que propõe os conceitos da alteridade e unidade, ao mesmo tempo que reforça ao ouvinte reconhecer os traços comuns dos seres humanos.
Há aqueles que possam temer um álbum entediante, porém atrás dessa incrível capa (considerada recentemente a melhor capa de um disco de todos os tempos), se escondem melodias incríveis, letras fantásticas e sons atemporais. Sem dúvida alguma, o melhor álbum desta banda, um dos melhores da sua geração e um dos maiores da história da música.
Aqueles que nunca escutaram Pink Floyd devem começar por este disco. Quem não o tem não pode chegar ao fim do mundo sem tê-lo ouvido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"


Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


