RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

A guitarra barata que é imitação de marca famosa e mudou a vida de James Hetfield

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Bangers Open Air
Pierce The Veil

Ideologia Rock: a Vanguarda Paulista dos anos 70 e 80

Por David Oaski
Fonte: Ideologia Rock
Postado em 28 de janeiro de 2013

A Vanguarda Paulista foi um movimento cultural surgido na capital paulista no final dos anos 70, durando até meados dos anos 80, e se caracterizava por ser totalmente independente numa época em que as gravadoras ditavam as regras no mercado fonográfico nacional.

Surgido ao redor da USP e tendo como abrigo mais constante o célebre teatro Lira Paulistana (que depois viraria também gravadora), os artistas se destacavam mais pela distinção do que predominava as rádios na época do que por alguma característica comum a todos os artistas.

Os principais membros da Vanguarda Paulista foram Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e os grupos Rumo, Premeditando o Breque e Língua de Trapo. O marco inicial do que viria a se tornar o movimento foi o lançamento de "Clara Crocodilo", de Arrigo Barnabé em 1980, cujo som era totalmente alternativo e causa estranhamento aos ouvidos mais ingênuos até hoje, imagine três décadas atrás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Arrigo fazia um som altamente experimental, abusando de instrumentos inusitados, harmonias sem nenhum apelo comercial, de modo que é considerado por alguns o Frank Zappa brasileiro. Já Itamar seguia pela mesma linha – tendo tocado inclusive como baixista na banda de Arrigo -, porém com letras brilhantes, com fraseados que viriam a influenciar o rap, tendo sido regravado por inúmeros artistas como Cássia Eller e Zélia Duncan.

Já o grupo Rumo era incrível, possuía melodias trabalhadas, com influência de MPB e música regional, com canções ora sutis, ora mais animadas, e boas melodias vocais. Ouvindo o som do Rumo é impossível não associá-los a artistas contemporâneos como Tulipa Ruiz, Los Hermanos, Marisa Monte, entre outros. Dos membros da Vanguarda, o Rumo era talvez o único com potencial comercial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além destes, haviam também o grupo pop rock com letras irreverentes Língua de Trapo e o também irreverente, porém com mais influência de música regional e samba, Premeditando o Breque. Havia também outros cantores, cantoras e grupos que rodeavam esse quinteto principal do movimento, porém sem maior destaque.

Todos os artistas citados tiveram participação marcante nos festivais de música, ainda tradicionais na época, tendo despertado interesse de grandes nomes da MPB, como Elis Regina e Caetano Veloso. No entanto, nenhum artista da Vanguarda obteve o devido reconhecimento à época, já que sem apoio de grandes gravadoras ou empresários, eles sempre viveram às margens do som mais convencional das rádios, tendo ficado reservado aos que frequentavam e remexiam o underground paulista da época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É curioso notar que hoje em dia ser um artista independente é quase um hype e já se tornou um fato normal, pois vivemos uma época de declínio vertiginoso das gravadoras. Porém na época, ser artista independente no Brasil era tratado por muitos como marginalidade, pois vivíamos num regime ditatorial rígido, além é claro do controle total da música por parte das gravadoras através do conhecido ‘jabá’ (verba destinada às rádios pelas gravadoras para tocarem os singles de seus artistas).

Analisando hoje cada artista que fez parte daquele efervescente movimento, notamos que Arrigo realmente fazia um som muito experimental e realmente de difícil acesso, apesar de se mostrar um músico extremamente criativo e ousado; já os grupos Língua de Trapo e Premeditando o Breque eram mais singelos e faziam um som mais descompromissado, apesar do requinte musical do segundo; no entanto o Rumo e Itamar Assumpção deveriam ter muito mais reconhecimento, pois direta ou indiretamente influenciaram um sem número de artistas que vieram depois deles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A maior lição que a Vanguarda Paulista deixou, além do vasto e rico legado musical, foi de fazer o que acreditavam, independente do momento totalmente adverso, não se rendendo a qualquer imposição estética ou sonora, se mantendo fiel aos seus princípios.

Os mais puristas podem pensar que eles estavam no lugar errado, na hora errada. Já eu prefiro acreditar que se eles estivessem em qualquer outro lugar, em qualquer outro momento não teriam feito tudo que fizeram, pois o que eles queriam era confundir, bagunçar o coreto de uma música nacional cada vez mais careta, abrindo caminho para toda geração do rock nacional que viria a explodir anos depois.

Que os curiosos e saudosos nunca deixem morrer a obra e o legado da Vanguarda Paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

David Oaski

Disponível também em:
http://rockideologia.blogspot.com/2013/01/perolas-que-o-tempo-esqueceu-vanguarda.html

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Comitiva
Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre David Oaski

David Oaski é editor do blog Ideologia Rock, colunista do site Stereo Pop Club e colabora frequentemente com os sites Galeria Musical e Whiplash, além de já ter escrito para outras plataformas online. Amante de música (principalmente rock) independente de rótulos, escreve por hobby e para exercitar o senso crítico.
Mais matérias de David Oaski.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS