RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Festival Best of Blues and Rock 2025 anuncia Richard Ascroft (The Verve) e Barão Vermelho

Andreas Kisser diz que Sepultura ficou "muito surpreso" com ida de Eloy Casagrande para o Slipknot

A frase que Dinho Ouro Preto se arrepende de não ter dito a Renato Russo

Morre aos 53 anos Fredrik Lindgren, ex-guitarrista do Unleashed

A decepção da turnê de despedida do Rush segundo Geddy Lee e Alex Lifeson

Sebastian Bach diz que shows de Rock são como uma luta de boxe

A cena do filme Bohemian Rhapsody que na verdade nunca aconteceu, segundo Regis Tadeu

O álbum de Renato Russo que assessora comparou com Wanessa Camargo por curiosa razão

A opinião de Fernanda Lira sobre Fernanda Torres ganhar Globo de Ouro

Angra estende a tour que celebra 20 anos do álbum "Temple of Shadows"

A atitude dos integrantes do Metallica que deixou Dave Mustaine chateado

Como os discos dos Beatles influenciaram a lendária dupla gaúcha Kleiton & Kledir

Como o AC/DC foi batizado e desbancou três nomes na eleição, segundo Dave Evans

A música inspirada em filme bíblico que virou presença quase obrigatória nos shows do Metallica

O disco do Titãs que só deslanchou depois de bate boca no estúdio


Bumerangue: Labyrinth e Vision Divine, membros que vão e voltam

Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 01 de janeiro de 2013

Inicialmente, a intenção desta matéria pode ter os mesmos conceitos do "Bola de neve do metal", mas com um pouquinho de diferença. No caso das duas bandas que citaremos aqui, não é bem uma bola de neve, mas sim uma espécie de "bumerangue".

Então, batizando este post de "Bumerangue Italiano", poderemos ver que realmente houve um vai e vem nestas duas bandas que iremos analizar. As bandas italianas LABYRINTH e o VISION DIVINE.

Mais uma vez, quero deixar claro que a intenção destas postagens são apenas por curiosidade, pois alguns fãs sempre tiveram ou tem a vontade de saber de curiosidades sobre os músicos que passaram, saíram e voltaram para suas bandas preferidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vamos lá, começando pelo Labyrinth:

O Labyrinth surgiu em 1991 contando com os seguintes membros em sua formação: Franco Rubulotta na bateria, Luca Contini no teclado, Andrea Bartoletti no baixo, Andrea Cantarelli na guitarra, Olaf Thorsen na guitarra e Fabio Lione nos vocais.

Abaixo podemos ver uma imagem da formação clássica do Labyrinth:

Já que se trata de um "bumerangue", logo aqui podemos ver que tivemos dois nomes em comum, Fabio Lione e Olaf Thorsen, que mais tarde tocariam juntos no Vision Divine. Uma coincidência... o primeiro nome segerido por Olaf para o Labyrinth era "Vision", e o guitarrista também planejava um álbum solo que se chamaria "Divine". Juntando as peças, temos Vision Divine.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Labyrinth já teve um desfalque logo no começo, quando o baixista Andrea Bartoletti deixou o grupo para a entrada de Cristiano Bertocchi que mais tarde passou pelo Vision Divine, como veremos mais a frente.

Também no mesmo ano, surgia uma outra banda que vale muito a pena ser citada aqui e que poderia até ajudar a criar uma "bola de neve". Estamos falando do ATHENA. Esta banda teve dois membros em comum com o Labyrinth e o Vision Divine. Primeiramente Fabio Lione mais uma vez, e o baterista que também tocou no Vision Divine, Matteo Amoroso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Voltando ao Labyrinth, Fabio Lione já havia deixado o grupo para se juntar ao RHAPSODY. Além dele, o baterista Franco Rubulotta e o tecladista Luca Contini também deixam o grupo. Em seus respectivos lugares, entram o então atual vocalista do Labyrinth, Rob Tyrant, seguido pelo tecladista Andrea De Paoli e o baterista Mattia Stancioiu, ambos que mais tarde integrariam o Vision Divine, juntamente com Olaf Thorsen e Fabio Lione.

Então com isso, o Labyrinth passou a contar com a seguinte formação: Rob Tyrant nos vocais, Mattia Stancioiu na bateria, Andrea De Paoli no teclado, Olaf Thorsen na guitarra, Cristiano Bertocchi no baixo e com Andrea Cantarelli ainda como guitarrista do grupo, como podemos ver na imagem abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Depois de tudo isso, como foi dito no começo, Olaf pretendia formar outra banda a partir do Labyrinth, então surgiu o Vision Divine.

A formação inicial contava com Fabio Lione nos vocais, Olaf Thorsen na guitarra, Mattia Stancioiu na bateria, Andrea De Paoli nos teclados e Andréa "Tower" Toriccini no baixo. Mais tarde, eles tiveram a inclusão do guitarrista Federico Puleri, em 2001.

Mas ainda em 2000, houve um fato curioso ocorrido aqui no Brasil. Na turnê que o Vision Divine fez em divulgação de seu primeiro álbum "Vision Divine", a banda decidiu trazer também o Labyrinth, já que as duas bandas tinham praticamente os mesmos músicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esta formação do Vision Divine durou pouco, só com os álbuns "Vision Divine" de 1999 e "Send Me An Angel" de 2002. As coisas estavam acontecendo ao mesmo tempo com as duas bandas. Já que eram quase a mesma.

Enquanto isso no Labyrinth, Olaf abandonava o seu posto para se dedicar exclusivamente ao Vision Divine. Com o Vision Divine foi a mesma coisa, o teclasita e o baterista, Andrea De Paoli e Mattia Stancioiu, respectivamente, abandonam o grupo para se dedicarem ao Labyrinth.

Com tudo isso acontecendo, Fabio Lione já não era mais vocalista do Vision Divine, passando então a se dedicar somente a sua principal banda, o Rhapsody. Com o Labyrinth se reformulando e se estabelecendo, no Vision Divine também não foi diferente. Depois deste período, as duas bandas se concretizaram com as formações a seguir:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No Vision Divine, a banda seguiu com a seguinte formação:

Agora contando os anos de 2005 à 2007, tanto o Labyrinth quanto o Vision Divine, sofrem baixas em suas formações. Houve trocas e saídas, Andrea "Tower" Torricini decide deixar o Vision Divine, e nisso houve uma troca entre as duas bandas. O baixista Cristiano Bertocchi sái do Labyrinth e se junta ao Vision Divine.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Oleg Smirnoff também deixou o Vision Divine juntamente com o baterista Matteo Amoroso, sendo Alessio "Tom" Lucatti e Alessandro Bissa seus substitutos, respectivamente. No Laybrinth, Rob Tyrant assume o baixo, a essa altura, o guitarrista Pier Gonella já estava no grupo.

Sendo assim, a formação de cada grupo ficou da seguinte forma:

Labyrinth:

Vision Divine:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O tempo foi passando e o bumerangue indo e voltando. O Labyrinth conseguiu se manter com esta formação, mas Rob Tyrant sentiu a necessidade de contratar um baixista. Então o vocalista contou com seu companheiro de VANEXA, o baixista Sergio Pagnacco.

As duas banda não estavam tão na ativa quanto antigamente, mas alguns fatos aconteceram e ajudaram a dar um up em ambas. Primeiramente com o Vision Divine, devido a saída do vocalista Michele Luppi, que resolveu se dedicar a sua outra banda, o MR. PIG, todos achavam que seria difícil o grupo arrumar um substituto à altura. Mas quando ninguém mais tinha esperanças, eis que surge (retona) Fabio Lione, para assumir os vocais novamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Então a formação ficou a seguinte: Fabio Lione no vocal, Olaf Thorsen na guitarra, Cristiano Bertocchi no baixo, Federico Puleri na guitarra, Alessio Lucatti no teclado e Alessandro Bissa na bateria.

Mas um outro fato aconteceu no Vision Divine, que fez com que quase a formação da banda estivesse presente, o retorno do baixista Andrea "Tower" Torricini. Então a formação que vemos hoje no Vision Divine ficou sendo a seguinte:

[an error occurred while processing this directive]

Agora no lado do Labyrinth, houve duas baixas na formação. O guitarrista Pier Gonella ficou até 2009 deixando o grupo logo depois, o baterista Mattia Stancioiu também resolveu abandonar a banda para se envolver com projetos de estúdio. Mas para dar uma forcinha ao grupo, com a mesma surpresa que Fabio Lione foi para o Vision Divine, assim aconteceu com Olaf Throsen voltando para o Labyrinth. Enfim, podemos ver na foto abaixo a formação recente do Labyrinth.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os álbuns mais recentes das duas bandas são, "Destination Set To Nowhere" (2012) - Vision Divine e "Return to Heaven Denied Pt. II: 'A Midnight Autumn's Dream'" (2010) - Labyrinth.

Dois fatos curiosos para encerrar.

1. De todos estes músicos que já passaram pelas duas bandas, o único membro que permanece até hoje em sua banda de origem, é o guitarrista Andrea Cantarelli, do Labyrinth.

2. E o outro fato é que o baterista Alessando Bissa toca nas duas bandas hoje em dia.

Realmente, nessas bandas italianas, o bumerangue vai e volta... o tempo todo.

[an error occurred while processing this directive]
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.
Mais matérias de Samuel Coutinho.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS