The Who: 45 anos de propaganda irônica na pirataria britânica
Postado em 27 de novembro de 2012
O humor sempre foi uma das principais marcas do The Who. As excentricidades de Keith Moon e o temperamento explosivo de Townshend, sempre foram combustiveis indispensáveis, para formatar a personalidade do quarteto britânico. Fluindo disso, o Who, sempre teve uma alegria fantástica. Grande parte disso, pode ser sentido, através do clássico The Who Sell Out.
O ponto principal do sucesso desse disco, com certeza, foi a idéia que Pete teve de criar anúncios fictícios e sutilmente introduzi-los nas faixas do disco, que posteriormente seria lançado através da extinta, Radio London (rádio pirata que em seu tempo de atividade, atraiu uma legião de aproximadamente, 25 milhões de pessoas que sintonizavam a rádio diariamente.) O tempo mostrou, que de fato, se trata de um dos grandes clássicos do rock, mas que perdeu um pouco de sua força histórica, por ter sido lançado em 1967, um ano emblemático pro rock, devido aos lançamentos, do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles e Are You Experienced? de Jimi Hendrix.
Um das marcas principais desse disco é mente irônica e criativa de Pete, que assinou praticamente todas as faixas.
A idéia inicial foi mostrar como a sociedade contemporânea estava cada vez mais consumista, e claro, alfinetar as grandes marcas, que tornavam esse consumo, desenfreado.
Consistia em jingles, que seriam colocados na programação da famosa Radio London, onde se venderiam produtos de todos os tipos: desodorante que faria sua transpiração virar inspiração (Odorono), propaganda de feijão (Heinz Baked Beans), creme para acne (Medac) e etc...
A radio London foi uma importante divulgadora dos novos grupos de rock britânicos. Segundo Daltrey , "o rock and roll na Inglaterra não teria existido, sem ela." A idéia da rádio era ousada e ao mesmo tempo simples: como a BBC era a emissora mais forte e controlava quase todas as estações do Reino Unido, a radio London ficava dentro de um barco que circulava pelo rio Tâmisa, fora da jurisdição legal da BBC, e tocava os compactos dos novos grupos, com um excelente alcance e qualidade sonora. Surge ai a Rádio Pirada.
Lançado em 2009, o filme The Boat That Rocked, ou no Brasil Os Piratas do Rock, retrata essa época e como se deu o nascimento da lendária estação de rádio.
Segundo Entwistle, boa parte dos comerciais, foram gravados no Kingsway Studios, em Londres.
A fundo, a visão que Pete gostaria que fosse sentida, era a importante influência das rádios, nas gerações dos anos 50 e 60. Kit Lambert e Chris Stamp haviam tido a idéia de criarem um álbum que lembrasse as rádios piratas inglesas e uma rádio comercial da América, um estilo de vida destruído pelo emergente estilo de vida hippie. E aí nascia a verve cínica e bem-humorada do grupo.
As gravações aconteceram aos pedaços, entre maio e novembro de 1967, em Los Angeles, Nova York e a maior parte, em Londres.
O disco abre com a estonteante "Armenia City in the Sky", de John Keene, um velho amigo de Pete e que dividiu os vocais com Roger. Keene faria parte, mais tarde, de um grupo criado por Townshend, Thunderclap Newman.
A canção abre com uma abertura de rádio até entrar com um abertura lisérgica de Pete, preenchidas por um belo naipe instrumental. A seguida vem "Heinz Baked Beans", de Entwistle. A seguir entra uma canção que remete um pouco aos primeiros compactos dos Byrds, "Mary Anne With The Shaky Hands".
Um dos grandes momentos é a "Tattoo", com belos vocais de Roger. Roger, aliás, não era o único vocalista do grupo no disco. Roger só cantou três números no disco original - "Tattoo", "I Can See for Miles" e "Rael". Em "Armenia City in the Sky" dividiu os vocais com Keene. "Heinz Baked Beans", "Medac" e "Silas Stingy" são vocalizadas por John; "Odorono", "Our Love Was", "I Can't Reach You" e "Sunrise", por Pete e "Mary Anne with the Shaky Hand" e "Relax" são feitas por Pete e Roger.
Além disso, havia "I Can See for Miles", um dos mais brilhantes trabalhos de Keith Moon em sua carreira, pontuado a música, de maneira brilhante, com pratos.
Ao ser lançado em 16 de dezembro de 1967, o disco alcançou o 13º lugar no Reino Unido e apenas o 48º, na América, onde foi editado em 6 de janeiro de 1968. O LP surpreendia por não trazer o nome das faixas na contra-capa. As faixas do LP original eram:
Lado A:
1. "Armenia City in the Sky" (John Keen) – 3:12
* "Radio London"
2. "Heinz Baked Beans" (John Entwistle) – 0:57
* "More Music"
3. "Mary Anne with the Shaky Hand" – 2:04
* "Premier Drums"
* "Radio London" (Instrumental)
4. "Odorono" – 2:16
* "Radio London"
5. "Tattoo" – 2:42
* "Radio London" (Church of Your Choice)
6. "Our Love Was" – 3:07
* "Radio London" (Pussycat)
* "Speakeasy"
* "Rotosound Strings"
7. "I Can See for Miles" – 4:17
Lado B:
* "Charles Atlas"
1. "I Can't Reach You" – 3:03
2. "Medac" (Entwistle) – 0:57
3. "Relax" – 2:38
* "Rotosound Strings"
4. "Silas Stingy" (Entwistle) – 3:04
5. "Sunrise" – 3:03
6. "Rael 1" – 5:44
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
O que "Nine Inch Nails" quer dizer, e como Trent Reznor chegou nesse curioso nome
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Especialista revela: avião dos Mamonas Assassinas quase escapou do acidente por 30 metros
O único guitarrista fritador que Joe Bonamassa tem certeza que não é IA: "Faz de verdade"
O clássico do Metallica que James Hetfield diz ser a "Paranoid" de sua banda
Professora aponta curiosos erros de português em hits de Raul Seixas, Cazuza, Titãs e outros
Heavy Metal: as piores capas dos grandes artistas do gênero


The Who anuncia álbum ao vivo "Live at Eden Project"
Nomes do rock e do heavy metal que fazem aniversário em março
O ator que estragou uma canção de rock clássico, de acordo com Jack Black; "hedionda"
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
Os guitarristas icônicos que mais influenciaram Pete Townshend: "Tudo mudou"
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte



