Rolling Stones: Pedras que Rolam deixam traços no limbo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Aline Luz, Fonte: UOL
Enviar correções  |  Comentários  | 


236 acessosRolling Stones: novo DVD sai em setembro5000 acessosTom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness

As obscuridades lisérgicas da maior banda de rock de todos os tempos.

São muitas as músicas feitas pelos ROLLING STONES que estão espalhadas por coletâneas e versões americanas / britânicas dos primeiros álbuns, além de compactos esquecidos no tempo.

É um trabalho prazeroso pesquisar sobre elas e tentar agrupá-las numa matéria. Porém, vamos nos ater principalmente à época psicodélica.

Existem 3 coletâneas com várias músicas descartadas em gravações, cedidas à outros interpretes ou apenas figurantes de álbuns oficiais britânicos, que retratam o período psicodélico dos ROLLING STONES, que vai um pouco antes de "Between the Buttons"(1967), até um pouco depois de "Their Satanic Majesties Request" (1967).

A primeira delas, "Flowers"(cuja capa é do artista TOM WILKES, que criou a identidade visual do "Monterrey Pop Festival"), foi uma coletânea lançada em 1967, o verão do amor, nos EUA. É uma reciclagem de faixas da versão inglesa de "Between the Buttons" e contém também algumas faixas nunca antes lançadas: "Have You Seen Your Mother, Baby", que contém arranjos experimentais; "Sitting on a Fence", uma balada folk-psicodélica; um cover suave de "My Girl", clássico do R and B; "BackStreet Girl", uma canção sarcástica em ritmo de psicodelismo folk.

"Metamorphosis", coletânea lançada em 1975, era para ser (segundo o desejo de Bill Wyman), um extenso apanhado que se configuraria num arquivo sonoro de todo o trabalho alternativo da banda.

Mas, segundo produtores da gravadora, o álbum se tornou uma coletânea enxuta, que prioriza músicas de autoria dos próprios Stones, o que geraria mais lucros do que lançar todo o trabalho alternativo (que contém muitos covers).

As faixas de "Metamorphosis" são heterogêneas, indo de descartes da era psicodélica como: "I don't Know Why" de STEVE WONDER, mixada no dia da morte de BRIAN JONES, e "Memo from Turner", até músicas do começo da banda que foram gravadas por outros cantores. Destaques para: "Memo From Turner", trilha sonora do filme "Performance"; "Downtown Suzie", composta por Bill Wyman; "I Don't Know Why" - Blues, soul, feeling psicodélico à la JIMI HENDRIX.

A 3º coletânea importante, que contém lado B dos ROLLING STONES, é a coletânea britânica "No Stone Unturned", lançada em 1973, repleta de canções inéditas. Destaque para a lisérgica e soturna canção "Child of the Moon".

Este disco apresenta ainda outras preciosidades como "Who's Driving Your Plane" e "Sad Day", esta ultima é uma canção de rock and roll e psicodelia precoce (idos de 1964/1965), incrivelmente injustiçada. A coletânea ainda conta com um cover de "Poison Ivy" (Venenooosa, yêhehehe, Eva Venenoosa, yêyêyê, seu veneno é Cruel.

Outro destaque a parte é a faixa "Stoned", um blues diferente de todos os outros gravados pelos Stones.

Stoned.... Out of my mind...
Stoned.... Out of my mind...

Uma boa fonte é o livro de Alan Clayson: "Rolling Stones - gravações comentadas e discografia completa":
http://www.dropmusic.com.br/index.php/ultimas-noticias/3254-...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 16 de setembro de 2012

Rolling StonesRolling Stones
Livro, novo álbum e documentário em breve

236 acessosRolling Stones: novo DVD sai em setembro574 acessosRolling Stones: banda planeja 1° disco de inéditas desde 2005788 acessosMick Jagger: divulgada a capa do novo single "Gotta Get A Grip"1544 acessosRock: gênero é um trintão decadente, segundo Spotify264 acessosAlta Fidelidade: os Stones percorrem a América Latina em doc0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rolling Stones"

RockRock
Alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo

MorteMorte
Confira 15 das melhores músicas sobre o tema

ClipesClipes
10 vídeos de rock/metal bem legais lançados em 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Rolling Stones"

Tom GrossetTom Grosset
O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness

Iron MaidenIron Maiden
Caipiras finlandeses fazem versão de "The Trooper"

Heavy MetalHeavy Metal
Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o Loudwire

5000 acessosIron Maiden: banda cai no riso em show nos EUA de 20085000 acessosAvril Lavigne: Aprenda com Rihanna como fazer um meet & greet5000 acessosMetallica: a regressão técnica de Lars Ulrich5000 acessosMetal Hammer: dez capas que provocam ânsia de vômito5000 acessosHomenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos5000 acessosJudas Priest: Os 10 discos que mudaram a vida de Rob Halford

Sobre Aline Luz

Formada em Artes Visuais e fã dos Rolling Stones desde criança. Ama o rock psicodélico em todas as suas variantes, a contracultura e quase tudo o que se refira aos anos 60, além do rock como um todo.

Mais matérias de Aline Luz no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online