Membro do Pink Floyd confessa que até admira Bob Dylan, só não suporta ouvir as músicas
Por André Garcia
Postado em 20 de novembro de 2024
Um dos maiores compositores da história da música gravada, Bob Dylan é também um dos artistas mais divisivos. E isso se dá em muito por sua voz (rouca, anasalada e que sempre soa como se estivesse desafinada), que geralmente desperta reações extremas: ou amam, ou odeiam.
Em entrevista para a revista Q em 1995 Nick Mason foi questionado sobre o que achava de Bob Dylan. Após elogiar o trovador americano, Nick surpreendeu ao confessar que não suportava ouvir:
"[Bob Dylan é] fundamental. Ele produziu um bom trabalho, se comportou de forma errática e depois voltou a produzir um bom trabalho; em vez de fazer o que as pessoas esperam de você [na música pop], que é lançar um bom trabalho, se comportar de forma errática, enlouquecer e explodir. Acho imensamente cativante o que ele fez, só não suporto ouvir as músicas dele."
No extremo oposto do baterista, Roger Waters sempre foi muito fã de Dylan, mas confessou à Billboard não ter "tankado" seu famigerado álbum de covers de Frank Sinatra, "Shadows in the Night" (2015):
"Eu não tenho tempo para fazer um disco de covers de Frank Sinatra. Bob Dylan, por exemplo, [já fez isso] o que é estranho. Você pensa: 'P*ta m*rda, Bob! O que há de errado com você? Para que você faria uma coisa dessas?' Acho que é porque ele não consegue suportar a ideia de não estar na estrada e não consegue pensar em outra coisa para fazer. Não acredito que ele realmente tenha afinidade com essas besteiras… ou talvez realmente tenha mesmo."
Bob Dylan surgiu em tempos onde para fazer sucesso comercial na música pop tinha que ser um exímio cantor como John Lennon, Paul McCartney, Elvis Presley ou Little Richard; portanto, ele criou um novo paradigma ao cantar do próprio seu jeito. Desde então foram inúmeros os vocalistas do rock que se atreveram a cantar em um microfone pela primeira vez empoderados por ele.
No filme do The Doors, dirigido por Oliver Stone nos anos 90, logo no começo tem a cena onde Ray Manzarek e Jim Morrison estão na praia, e o primeiro incentiva o segundo a cantar um de seus poemas, mas ele responde tímido que não sabia cantar. "Se Bob Dylan canta qualquer um pode cantar, cara!", responde Ray com um sorriso ao cantar zombeteiramente o começo de "Subterranean Homesick Blues". Confira abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps