A capa de álbum de Metal oitentista criada na base da gambiarra e da preguiça
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de novembro de 2024
Lançado em outubro de 1980, "Lightning to the Nations" é o primeiro disco de estúdio do Diamond Head. A primeira prensagem do trabalho apresenta uma capa muito simples, completamente branca, e sem informações importantes como lista de faixas, nome da banda ou da gravadora.
A capa original de "Lightning to the Nations" rendeu um título alternativo ao trabalho: "White Album", mesmo apelido do trabalho homônimo dos Beatles. No entanto, a "arte" do debut do Diamond Head nada tem a ver com o quarteto de Liverpool.
Segundo matéria publicada no site da Metal Hammer, Reg Fellows, co-empresário do Diamond Head, era dono de uma fábrica de papelão e conseguiu fazer as capas todas brancas por um preço baixo. A gambiarra ajudou a banda, que não estava nadando no dinheiro, de acordo com o guitarrista Brian Tatler.
"Não tínhamos recursos para fazer a arte, então tivemos que optar por um visual de pirataria. Essa é a verdade."
A falta de dinheiro não foi o único fator que interferiu na criação da capa do primeiro álbum do Diamond Head. A preguiça também deu as caras, como o guitarrista contou na sequência.
"Nós quatro íamos autografar cada cópia, mas isso significaria fazer 1.000 cópias, o que era demais. Estávamos com muita preguiça, então, no final, concordamos em fazer 250. Não havia nenhum grande plano de marketing ou algo do gênero."
Para a sorte dos integrantes do Diamond Head, uma das cópias de "Lightning to the Nations" chegou até um rapaz dinamarquês chamado Lars Ulrich. Algum tempo depois do lançamento do disco, esse rapaz fundou uma banda, que inclusive gravou covers do Diamond Head. O nome do grupo fundado pelo jovem escandinavo? Você certamente sabe.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps