Alex Skolnick
Por Ricardo Iaromicz
Postado em 06 de abril de 2006
Alex Skolnick, nascido em 1968, cresceu em Berkeley, na Califórnia. Aos nove anos, fascinado com o Kiss, passou a desejar aprender a tocar guitarra. Aos dezesseis, Alex se apresentou para testes em uma banda local, Legacy. Logo após sua formatura na escola secundária, ele se viu gravando seu primeiro disco com o grupo, que naquele momento havia mudado seu nome para Testament. O que se seguiu foram 5 albuns e incontáveis turnês com, entre outros, Megadeth, Slayer, Judas Priest e White Zombie. Alex foi aclamado pela crítica por seu trabalho como Lead Guitar, que foi inspirado por Guitar Heroes como Eddie Van Halen e Randy Rhoads. Porém, com a passagem do tempo, o gosto de Alex estava mudando. Uma exposição a bandas elétricas de Miles Davis o inspirarou a arduamente buscar ser um músico sério. Não mais contente em ser apenas um guitarrista de Metal, ele começou a estudar intensamente diversos tipos de música, incluindo jazz, funk e world music.
Em 1990, aos 21 anos, Alex foi procurado pela revista Guitar World magazine para ser um colunista mensal. Então ele passou a escrever para as revistas Guitar World, Guitar Player e Guitar, sendo que esta última o exibiu por mais de 5 anos. E foi por volta deste tempo que Alex fez sua primeira clínica de guitarra. Ele ministrou clinicas através dos Estados Unidos e também na Europa.
Em 1991, o extraordinário baixista Stu Hamm escolheu Alex para ser o guitarrista durante sua turnê pelos EUA, abrindo as portas para além do Metal. Após ter deixado o Testament, em 1992, ele tornou-se um artista de profunda diversidade, gravando/tocando com o baixista Les Claypool (Primus) e o baterista Brain (atualmente no Guns’n Roses), Michael Manring, Attention Deficit (com Michael Manring e o baterista do Primus, Tim Alexander), Savatage, Ozzy Osbourne, o tecladista Adam Holzman (Miles Davis), o astro da Broadway Rob Evan (Les Miserables e Jeckyl & Hyde), entre outros. Alex continua sendo um membro da Trans-Siberian Orchestra, tocando para grandes platéias pelos Estados Unidos, assim como aparecendo no rádio e na televisão. Ele também se tornou um ativo compositor, com créditos incluindo partes para o jogo "Hot Wheels Turbo Racing" (EA), o programa de rádio Westminster Dog Show (para Big Bands de Jazz), e a série da MTV "Makin’ The Band."
Alex passou a morar em New York City desde 1998. Acreditando que o processo de aprendizagem nunca termina, ele tem entrelaçado todas as suas atividades com estudos intensivos. Isto inclui ter obtido um BFA para Performance em Jazz na New School University, onde ele estudou com músicos/mestres como Richie Beirach, George Garzone, Hal Galper e Cecil McBee. Seu estilo combina elementos de todos os estilos que ele aprecia, e sua corrente visão é de continuar a gravar e viajar em colaboração com outros músicos e também como líder de seus próprios projetos.
----------------------
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O ícone do Rock Progressivo que Steve Harris considera um gênio
O disco onde Robert Plant superou o Led Zeppelin, nas palavras dele mesmo
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



