Alex Skolnick
Por Ricardo Iaromicz
Postado em 06 de abril de 2006
Alex Skolnick, nascido em 1968, cresceu em Berkeley, na Califórnia. Aos nove anos, fascinado com o Kiss, passou a desejar aprender a tocar guitarra. Aos dezesseis, Alex se apresentou para testes em uma banda local, Legacy. Logo após sua formatura na escola secundária, ele se viu gravando seu primeiro disco com o grupo, que naquele momento havia mudado seu nome para Testament. O que se seguiu foram 5 albuns e incontáveis turnês com, entre outros, Megadeth, Slayer, Judas Priest e White Zombie. Alex foi aclamado pela crítica por seu trabalho como Lead Guitar, que foi inspirado por Guitar Heroes como Eddie Van Halen e Randy Rhoads. Porém, com a passagem do tempo, o gosto de Alex estava mudando. Uma exposição a bandas elétricas de Miles Davis o inspirarou a arduamente buscar ser um músico sério. Não mais contente em ser apenas um guitarrista de Metal, ele começou a estudar intensamente diversos tipos de música, incluindo jazz, funk e world music.
Em 1990, aos 21 anos, Alex foi procurado pela revista Guitar World magazine para ser um colunista mensal. Então ele passou a escrever para as revistas Guitar World, Guitar Player e Guitar, sendo que esta última o exibiu por mais de 5 anos. E foi por volta deste tempo que Alex fez sua primeira clínica de guitarra. Ele ministrou clinicas através dos Estados Unidos e também na Europa.
Em 1991, o extraordinário baixista Stu Hamm escolheu Alex para ser o guitarrista durante sua turnê pelos EUA, abrindo as portas para além do Metal. Após ter deixado o Testament, em 1992, ele tornou-se um artista de profunda diversidade, gravando/tocando com o baixista Les Claypool (Primus) e o baterista Brain (atualmente no Guns’n Roses), Michael Manring, Attention Deficit (com Michael Manring e o baterista do Primus, Tim Alexander), Savatage, Ozzy Osbourne, o tecladista Adam Holzman (Miles Davis), o astro da Broadway Rob Evan (Les Miserables e Jeckyl & Hyde), entre outros. Alex continua sendo um membro da Trans-Siberian Orchestra, tocando para grandes platéias pelos Estados Unidos, assim como aparecendo no rádio e na televisão. Ele também se tornou um ativo compositor, com créditos incluindo partes para o jogo "Hot Wheels Turbo Racing" (EA), o programa de rádio Westminster Dog Show (para Big Bands de Jazz), e a série da MTV "Makin’ The Band."
Alex passou a morar em New York City desde 1998. Acreditando que o processo de aprendizagem nunca termina, ele tem entrelaçado todas as suas atividades com estudos intensivos. Isto inclui ter obtido um BFA para Performance em Jazz na New School University, onde ele estudou com músicos/mestres como Richie Beirach, George Garzone, Hal Galper e Cecil McBee. Seu estilo combina elementos de todos os estilos que ele aprecia, e sua corrente visão é de continuar a gravar e viajar em colaboração com outros músicos e também como líder de seus próprios projetos.
----------------------
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A música do Queen que Brian May pensou que era uma brincadeira
O clássico do rock com o melhor som de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Tina Turner revela o rockstar pelo qual ela "sempre teve um crush"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



