RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O álbum que Bob Dylan gravou e não queria lançar, mas a gravadora lançou e virou um clássico

Marianne Faithfull relembra parceria com o Metallica

Como Tony Iommi usou "ding, dong" pra criar uma música inesquecível do Black Sabbath

O disco clássico dos anos 80 que Kirk Hammett comprou por conta da capa

A música do System of a Down que John Dolmayan considera a mais difícil de tocar na bateria

"Não há ninguém igual a Lemmy na história", diz Phil Campbell

O músico que não sabe o que inspirou seu maior sucesso; "Minha memória não é tão boa"

O que significa "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", do Cazuza/Barão Vermelho

O hit dos anos 1990 que fez muito sucesso e ficou maior que a banda que o gravou

As instruções que Elvis Presley deu a seus seguranças para caso ele fosse assassinato

Os artistas pop de 10 bilhões no Spotify influenciados pelos anos 80, segundo Paulo Ricardo

A comparação de Lemmy Kilmister entre Donald Trump e os roqueiros ricos: "Não vejo sentido"

Os Beatles ajudaram a criar o heavy metal com "Helter Skelter"? Rob Halford responde

Mercado fonográfico vive novo boom com o renascimento do Rock e faturamento bilionário

As letras que John Petrucci, do Dream Theater, mais se orgulha de ter escrito


DTP
Stamp

Harem Scarem

Postado em 06 de abril de 2006

Por Rafael Winck Espinoza

Uma carreira consistente e 10 discos de estúdio nos mostram que Harem Scarem é uma banda canadense de hard rock melódico extremamente competente. Só isso? Certamente que não. Quem tem gosto musical refinado e já ouviu algum disco da banda sabe do que estou falando. Aliás, para os fãs do estilo, essa é uma das melhores bandas da atualidade e parece não precisar fazer esforço algum para se manter neste posto.

Comandada pelo incrível vocalista Harry Hess e o virtuoso, porém de extremo bom gosto, guitarrista Pete Lesperance, a banda mantém uma carreira constante há 14 anos com 10 discos de estúdio gravados, a maioria produzida, gravada e mixada pela dupla em seus próprios estúdios. Além disso, estiveram envolvidos (produzindo, tocando e até compondo) em inúmeros projetos de outras bandas com excelente qualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Formada no final dos anos 80 junto com o baixista Mike Gionet (que deixaria a banda em 1995 por razões pessoais) e o talentoso baterista-vocalista Darren Smith (que deixou a banda em 2001 para se dedicar a outros projetos), a banda estourou na cena musical em 1991 com seu primeiro álbum auto-intitulado, contendo vários [i]FM hits[i] e gerando vídeo-clips que marcou o Canadá na época. Esse primeiro disco traz a banda no formato mais comercial, mas não menos interessante, pois as canções são de extrema qualidade e bom gosto. As baladas são de suspirar.

O segundo álbum, "Mood Swings" (93) é considerado por muitos fãs (inclusive eu) o melhor disco da banda. O disco começa a mostrar um som mais pesado, mas não menos polido e performances mais marcantes. As músicas estão mais complexas e novamente (aliás, como sempre) as baladas são um espetáculo à parte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Voice of Reason" de 95 é o disco do tipo "não temos compromisso com gravadora". O mais pesado álbum da banda é também o favorito dos mentores. De complicada digestão instantânea o disco precisa de longas sessões de escuta atenta para revelar seu poder de fogo. Apesar da Gibson de Lesperance (nos álbuns anteriores ele usou guitarras Ibanez) apresentar uma sonoridade notável, o som está mais introspectivo. Mas os refrões continuam matadores, permanecendo na cabeça dias após ouvi-los. Logo após as gravações deste álbum, Mike Gionet foi substituído por Barry Donaghy.

Dois anos depois, veio "Believe", com direito a versão remixada por Kevin Elson (Mr. Big) e mostra muita maturidade. Traz elementos dos álbuns anteriores e dá avisos do que viria pela frente, além de conter músicas diferentes, com arranjos fora do contexto hard.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Uma mudança mais evidente viria no próximo disco, "Big Bang Theory", onde a banda resolveu vestir uma roupa musical mais moderna. O disco, apesar de bastante diferente, ainda contém os elementos básicos de qualidade de composição e performance energética, mas parece ser um marco na radical mudança dos próximos trabalhos. Isso é evidenciado com a mudança de nome da banda para Rubber, e o álbum de mesmo nome (no Japão, a gravadora decidiu manter o nome original). Definitivamente, os elementos básicos do hard rock não acompanharam a banda nos dois álbuns que lançou sob essa identidade. Substituindo, apresentaram um rock moderno embalado por arranjos mais simples e refrões grudentos (não saem da cabeça). Isso custou a banda a perda de alguns fãs, mas também a aquisição de novos. O segundo disco "Ultra Feel" manteve a estrutura do primeiro e Creighton Doane assumiu a bateria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas o velho e bom Harem Scarem não estava morto e em 2001 lançaram com toda força "Weight of the World", um dos melhores discos da carreira, conseguindo mixar a pegada original com elementos legados da fase Rubber. Ficou muito bom! Isso mostrou que Rubber era ainda Harem Scarem.

Entre produções paralelas e disco solo de Harry Hess, a banda decide lançar oficialmente um material demo feito no início primordial que era disputado a grandes bagatelas na rede. O disco "The early years" mostra canções inspiradas, algumas injustamente escondidas por tanto tempo. A gravação e mixagem não está nos padrões usuais da banda mas é um belo trabalho para o começo e demonstra todo o potencial que os caras já tinham (principalmente Harry Hess, que compunha todas músicas).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O trabalho mais recente é "Higher" de 2003 e mantém o padrão de qualidade usual. Um disco "mais leve" que o anterior, mas com grande conteúdo melódico.

Para os fãs de hard rock melódico, essa é uma banda indispensável e deve ser parte integrante obrigatória de uma boa discoteca. À parte os seus excelentes músicos, a banda já se estabelece como uma das grandes do gênero pelo seu grandioso conteúdo de canções muito bem escritas e produzidas que possuem como carro chefe melodias elaboradas. Mas tudo que pode ser dito é pouco comparado ao fato de se ouvir atentamente a qualquer obra assinada por Harry Hess e Pete Lesperance.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air
Linkin Park


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS