Zero

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Enviar correções  |  Comentários  | 

Por Renato Donisete Pinto

5000 acessosIntrigas: Bandas em família que terminaram mal5000 acessosBeatles: Quais as pessoas e objetos da capa do Sgt. Peppers?

O ZERØ surgiu no começo de 1983, quando o vocalista Guilherme Isnard (ex. Voluntários da Pátria) se reuniu aos arquitetos Beto Birger (baixo), Cláudio Souza (bateria), Gilles Eduar (sax), Fábio Golfetti e Nelson Coelho (guitarras).

Devido às divergências musicais essa formação durou apenas dois anos e rendeu além do compacto "Heróis/100% Paixão", participação no Lp "Remota Batucada" da cantora May East (na música "Caim e Abel") e na coletânea "Os Intocáveis".

Em 85 Guilherme reestruturou a banda com Eduardo Amarante (ex-Agentss e Azul 29) na guitarra, Ricky Villas-Boas (ex-Joe) no baixo, Freddy Haiat (ex-Degradée) nos teclados e Athos Costa (ex-Tan-Tan Club) na bateria. Sem pretensão nenhuma foram compondo até aparecer uma oportunidade de gravar. Assim surgiu o mini Lp "Passos no Escuro", que estourou as músicas "Agora eu Sei" e "Formosa" nas rádios de todo o Brasil, e fez o grupo ganhar o disco de ouro (quase 200 mil cópias vendidas).

Em 87 lançaram o LP "Carne Humana", que apresentou os hits "Quimeras" e "A Luta e o Prazer" e mudança na formação: saiu Athos e entrou Malcolm (ex-Azul 29 e Voga) na bateria. Nessa fase, abriram os shows da mega estrela Tina Turner no estádio do Pacaembu e no Maracanã, para um público de 200 mil pessoas. Em março e abril de 89 surpreendentemente o ZERØ fez a sua despedida com shows no Dama Xoc (em São Paulo) e Circo Voador (Rio de Janeiro). O grupo ainda fez alguns shows pelo interior em 91 e 92, mas somente para matar a saudade dos fãs.

Após isso, o líder Guilherme Isnard fez shows em homenagem a Brian Ferry (Roxy Music), cantou standards da música americana dos anos 50 e 60, dividiu palco no SESC Pompéia (SP) com o cantor Miltinho, mestre do samba sincopado. Em 92 mudou-se para o Rio de Janeiro. Lá, fez shows em homenagem ao compositor Luís Antonio e fez diversas apresentações do seu trabalho solo, com temporadas no People e Hippódromo Up (boates do Rio). Passou 98 e 99 nos palcos interpretando o flautista e compositor Joaquim Antônio Callado no musical "O Abre Alas", sucesso em todo Brasil.

Para comemorar os 15 anos do ZERØ, o grupo fez em 1999 quatro apresentações no Rio (junto com os brasilienses do Finis Africae) e uma noite memorável em São Paulo, dia 20 de maio no Blen Blen Brasil. Neste show, além de Guilherme Isnard, a formação clássica contou com Eduardo e Freddy; os demais eram músicos novos que acompanhavam o cantor na sua carreira solo. As participações especiais ficaram por conta de Fabio Golfetti (da 1ª formação), Miguel Barella e Kodiak Bachine (ambos da lendária banda Agentss).

Desde então a banda continuou se apresentando no Rio de Janeiro. Fizeram várias apresentações nas Lonas Culturais (junto com o Uns & Outros), no Canecão (junto com Toni Platão, Frejat e Dado Villa-Lobos) e participaram de uma das noitadas de tributo à banda punk The Clash.

Com toda esta movimentação e receptividade do público, Guilherme resolveu entrar em estúdio e durante o segundo semestre de 2000 foi gravado o cd "Electro Acústico", novo trabalho da banda lançado em maio do ano passado pelo selo Unlimited Music. Para esta gravação participam os ZERØs honorários Eduardo Amarante nas guitarras e violões, Freddy Haiat nos teclados e o baixista Rick Villas Boas que veio especialmente da Holanda (onde está morando) para este projeto, além dos novatos Sérgio Nacife (bateria) e J. P. Mendonça (produção e teclados). Tem também participação super especial do Philipe Seabra (Plebe Rude), que colocou uma guitarra na faixa "Heróis" e Bruno Coelho (Biquini Cavadão) que fez backing vocal também nesta canção.

No momento a banda está estruturando uma turnê por todo o país e já está compondo para o novo álbum, sendo que a formação atual conta com Guilherme (voz), Rick (violões), Eduardo (guitarra), Freddy (teclado), Sérgio (bateria) e Jorge Pescara (baixo). Paralelamente, Isnard vem apresentando seu trabalho solo - o espetáculo "Amores Remotos" - onde canta novas composições e alguns sambas extemporâneos.

Além disso, o selo Voiceprint programou para lançar ainda este ano registros históricos da primeira formação da banda. Este CD irá mostrar o lado mais experimental do ZERØ , um som mais agressivo, desconhecido do grande público.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Zero"

IntrigasIntrigas
Bandas em família que terminaram mal

Sgt. PeppersSgt. Peppers
Quem são as pessoas e quais os objetos da capa?

Pink FloydPink Floyd
As 10 melhores escolhidas pela UCR

5000 acessosBlack Sabbath: a passagem de Ian Gillan pela banda5000 acessosCoincidências: Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?5000 acessosO que os fãs de rock e suas vertentes pedem para beber em um bar?5000 acessosMetallica: as 10 melhores músicas segundo a Loudwire5000 acessosAquiles Priester: Procurando autora de carta de 30 anos atrás5000 acessosTony Iommi: relembrando seu tempo com o Jethro Tull

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online