Radiohead
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Alexandre Luzardo
Atualizada por Fabricio Boppré
Era 1982 quando Thom Yorke, então com 14 anos, convidou Colin Greenwood para formar uma banda junto com Ed O'Brien. Thom e Colin eram colegas numa banda punk de colégio chamada TNT. Um outro amigo da Escola Pública Abingdom se tornou o baterista da banda, Phil Selway. Jonny Greewood (irmão de Colin) acabou entrando também. O objetivo era apenas diversão, na época eles não pensavam em seguir carreira.
Somente alguns anos depois, em 1989, a banda fez sua estréia num bar chamado Jericho's Tavern, em sua cidade natal, Oxford. O nome escolhido para a banda foi On A Friday. A primeira fita demo foi gravada apenas em 1991. Um colega de classe de Thom e Colin, Joe Butcher passou a fita para os Studios Courtyard. O Estúdio era chefiado pelos músicos Bryce Edge e Chris Hufford. Chris Hufford ouviu a fita, mas a princípio, não ficou muito impressionado: "A demo tinha algumas músicas boas, mas eram todas óbvias". Ele teria ignorado a fita se não fosse pela 15a faixa: "Era uma música estranha, meio dance, muito diferente. E eu perguntei se eles tinham mais alguma coisa. Seis meses depois John Butcher trouxe outra fita com Stop Whispering e What's That You Say. Essas eram grandes músicas. Agora eles tinham uma identidade."
Mais uma fita demo depois (titulada Manic Hedgehog, nome tirado de uma loja de discos de Oxford) e a banda fez mais um show no Jericho Tavern. Nesse meio tempo, eles foram a capa da revista Curfew, baseada na cena local de Oxford. Depois disso foi tudo muito rápido. A banda On A Friday passou a ter vários shows agendados e despertou a atenção de várias gravadoras até assinarem contrato com a EMI.
Depois de um show no "The Venue" eles tiveram a primeira resenha de show publicada na imprensa. Escrita pelo jornalista John Harris, a matéria foi genericamente positiva, embora Harris não tenha feito grandes elogios ao som da banda.
A matéria gerou discussões na banda, em pelo menos um ponto, o crítico tinha toda a razão: On A Friday era um nome, para dizer o mínimo, comum. Eles decidiram trocar o nome pelo título da música Radio Head, um som meio reggae do álbum True Stories da banda Talking Heads.
Hufford e Edge se tornaram os empresários e produtores da banda. Mas a relação entre eles logo em seguida sofreu um baque. A estréia da banda foi um EP produzido por eles: "Não foi uma decisão inteligente" admitiu Chris Hufford. "(...)um grande conflito de interesses. Eu acho que Thom estava muito inseguro sobre o meu envolvimento. Isso também teria acontecido comigo se eu fosse um artista e meu empresário se tornasse o podutor." No entanto, o EP de 4 músicas foi lançado em março de 1992 com Prove Yourself como single. A música alcançou o 101º lugar na parada de singles do Reino Unido. Era hora de encontrar novos produtores.
Paul Q. Kolderie e Sean Slade, que haviam trabalhado no álbum "Let Me Come Over" da banda americana Buffalo Tom, foram chamados para produzir duas músicas para o próximo single do Radiohead, das músicas "Inside My Head" e "Lurgee". Nem a banda nem os produtores estavam contentes com as músicas escolhidas pela gravadora. "Inside my Head não era muito melódica, não tinha nenhum dos elementos que achávamos que as outras músicas tinham, então ficamos um pouco desapontados" disse Paul Kolderie. "E em um dia de ensaio, eles acabaram tocando outra música, que achei que eles tinham acabado de compor. Quando a música terminou, Thom disse alguma coisa como 'essa é a nossa música Scott Walker'... só que eu entendi que ele tivesse dito 'essa é uma música de Scott Walker'. (...) Quando saimos do ensaio, naquela noite Sean disse, 'uma pena que a melhor música deles é uma cover'.
Mal entendidos esclarecidos, descobriu-se que aquela música era Creep. Reza a lenda de que os membros da banda não foram unânimes com Creep. Os famosos "arranhões" da guitarra de Johnny antes do refrão seria supostamente uma tentativa de arruinar uma música que ele não gostava. Mas foi tarde demais, os produtores Paul e Sean ficaram tão impressionados com Creep que resolveram produzir um álbum completo ao invés do single.
Pablo Honey foi gravado em três semanas. O single de Creep foi lançado em setembro de 1992, com o álbum tendo lançamento previsto apenas para o início do ano seguinte. Creep, o single, teve uma repercussão bastante modesta, uma ou duas resenhas positivas na imprensa, quase nada de execução em rádio e vendas suficientes (cerca de 6.000) para atingir o número 78 na parada inglesa. Pablo Honey foi lançado junto com seu terceiro single, Anyone Can Play Guitar.
Enquanto isso, sem o conhecimento da banda, a rádio "Live 105" de San Francisco nos EUA, escolheu Creep como a 'música do ano' e a tocava incessantemente, o que rapidamente se espalhou pela famosa KROQ de Los Angeles e outras rádios da costa leste. O single acabou conquistando o número 34 da parada americana e o álbum atingiu a vendagem 500.000 cópias. Relançado no Reino Unido, o single de Creep finalmente conquistou as paradas, chegando ao número 7. Por causa do lento reconhecimento ao redor do mundo, a turnê de Pablo Honey acabou se estendendo por dois anos.
A gravação do segundo álbum foi marcada por muita tensão. O Radiohead acabou sendo confundido pela mídia a partir da explosão do grunge e do rock alternativo e muitos consideravam a banda como "one-hit-wonder" ou a banda de um único sucesso. No estúdio para gravar o segundo álbum a banda contou com a produção de John Leckie, na difícil missão de gravar um hit sucessor de Creep. Leckie revela o clima das gravações: "Tinha que ser Sulk, The Bends, Nice Dream ou Just. Nós tínhamos que ter a atenção absoluta, fazer o impossível, hit instantâneo número 1 nos EUA. Todos estavam puxando os cabelos e dizendo 'Não é bom o suficiente. Nós estamos tentando demais'".
Nesse meio tempo, o EP My Iron Lung foi lançado em 1994 contendo 8 faixas. Esse álbum mostra a transição entre Pablo Honey e o próximo álbum ainda não lançado (The Bends). A música My Iron Lung (gravada ao vido no London Astoria), foi lançada como single, mas atingiu um decepcionante 23º lugar nas paradas.
A solução foi uma mudança de cenário. O Radiohead desistiu do estúdio, com o álbum novo ainda não finalizado e partiu em turnê pela Austrália e Ásia. "Essa turnê fez com que eles reavaliassem o quanto eles tinham potencial e gostavam do que faziam" declarou Hufford. "Tocar ao vivo de novo trouxe de volta a perspectiva que eles haviam perdido no estúdio". Tendo trabalhado as músicas novas na estrada, eles retornaram ao Reino Unido e completaram o álbum em apenas 15 dias com o produtor Nigel Godrich.
"The Bends" foi lançado em 1995. O Radiohead estava de volta e não era mais uma banda "one-hit-wonder". No entanto, somente com o quinto single tirado de The Bends, Street Spirit, 18 meses depois, foi que o Radiohead atingiu o top 10 das paradas novamente, após vários meses de turnê.
A banda ficou muito satisfeita com os métodos em que gravaram Black Star (do álbum The Bends) e Lucky (na coletânea HELP para os refugiados da Bósnia), onde contavam com a produção de Nigel Godrich. Então o convidaram para produzir um estúdio móvel para eles. A partir daí, a banda começou a compor material para o álbum Ok Computer no início de 1996 no estúdio de ensaio, batizado de Canned Applause, montado por Nigel próximo a cidade natal do Radiohead, Oxford. Em julho de 1996, já tinham quatro músicas prontas. Tendo aprendido durante as gravações de The Bends, desta vez a banda ensaiou as músicas novas durante suas apresentações ao vivo antes de gravar o disco.
Em agosto de 1996, o Radiohead retornou aos Estados Unidos para uma pequena turnê, e novamente usou a turnê como uma oportunidade de tocar material novo. As novas músicas estrearam numa turnê de 13 shows como banda de abertura para Alanis Morissette.
Foi durante esses shows que a banda tocou pela primeira vez a música Paranoid Android, numa versão bem diferente. "Se você acha que é uma música longa, você deveria ter ouvido naquela época" diz O'Brien, lembrando as épicas versões de Paranoid Android durante aqueles shows, onde chegava a ter 10 minutos de duração.
Setembro de 1996: a banda retira o equipamento do Canned Applause, se transferindo para St. Catherine's Court, uma mansão na pequena cidade de Bath, que já foi de propriedade da atriz Jane Seymour. Lá, eles gravaram o restante de Ok Computer, longe das pressões e distrações da cidade grande. "Nos tocávamos no salão de baile" relembra o baixista Colin Greenwood, "e os equipamentos de gravação foram montados na biblioteca, que tinha uma vista incrível para os jardins. Foram várias noites mágicas com as janelas abertas enquanto tocávamos."
Eles usaram vários ambientes do casarão durante as gravações, e o isolamento o fizeram trabalhar de forma diferente, mais livre, tornando horas de trabalho mais espontâneas e flexíveis. Novamente, o ambiente não era ortodoxo, a banda tocava no salão enquanto Nigel Godrich gravava na biblioteca. Thom cantou Exit Music (for a film) no hall de entrada com pesadas paredes de granito (e talvez daí seja o clima intimista e som ecoante do vocal); Let Down foi gravada ao vivo às três da manhã no salão. Isso aconteceu no início de novembro, após passarem o mês de outubro em Oxford, apenas ensaiando.
Na época do natal, cerca de catorze músicas estavam finalizadas. A mixagem foi feita em Londres, durante janeiro e fevereiro de 1997.
"Obviamente ainda havia pressão, mas era um ambiente onde nós poderíamos lidar com ela," disse Yorke. "A pressão maior foi finalizar o disco" complementa O'Brien. "A gravadora não nos deu prazo e nós tínhamos completa liberdade sobre o que queríamos. Nós acabamos atrasando porque estávamos um pouco assustados de ver o resultado final."
Ok Computer foi lançado em junho de 1997 e foi imediatamente aclamado pela crítica. O público foi aceitando o disco aos poucos, e a vendagem foi lenta e consistente, atingindo a marca de um milhão de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. O disco foi nomeado a várias premiações, inclusive conquistando um Grammy pelo Melhor Álbum Alternativo. O disco foi seguido da "Against Demons World Tour, que se estendeu por mais de um ano percorrendo vários países. O diretor Grant Gee (que dirigiu o videoclip de No Surprises) acompanhou a turnê da banda, o que deu origem ao documentário "Meeting People Is Easy".
Grandes expectativas se formaram quando o Radiohead começou a trabalhar no novo álbum, Kid A. A banda passou um tempo longe do trabalho, apenas participando de um show da Anistia Internacional em Paris (10/12/98) e uma apresentação de Thom Yorke e Jonny Greenwood no Tibetan Freedom Concert em Amsterdam, onde a música Egyptian Song foi tocada pela primeira vez.
Em 1999 a banda se dedicou as gravações de seu novo disco. A banda mostrou material novo durante três webcasts pela internet. A música Knives Out apareceu no webcast de dezembro de 1999 enquanto que Everything In It's Right Place foi mostrada durante o segundo webcast, em fevereiro de 2000.
Ed O'Brien manteve os fãs atualizados com o andamento das gravações através de um diário mantido no website oficial da banda. O álbum foi finalizado em abril, uma turnê européia foi marcada para junho e junho em teatros e locais especiais. A banda também marcou uma turnê para lugares maiores a partir de setembro e outubro.
O quarto disco do Radiohead saiu finalmente no dia 4 de outubro de 2000. O álbum foi bastante elogiado pela crítica, mas para muitos fãs houve um impacto inicial, uma vez que Thom Yorke e seus parceiros mergulharam de vez em sonoridades experimentais e anti-convencionais. Thom Yorke taxou "Kid A" como um suicídio comercial, e disse em todas as entrevistas que estava cansado de fazer rock, e que a partir desse disco queria fazer apenas 'música'. E que assim seja! Afinal, "Kid A", assim como os três discos anteriores, é 'música' da melhor qualidade.
Kid A acabou fazendo bastante sucesso comercial, entrou no número 1 da parada da Billboard, um feito para um disco assumidamente não comercial. No ano seguinte, a banda anuncia o lançamento de "Amnesiac", com músicas gravadas na mesma época das gravações do álbum anterior. Novamente o disco foi muito aguardado, a mídia dizia que o Radiohead havia preservado todas as músicas mais melódicas e comerciais para este novo lançamento, o que acabou não se confirmando. Amnesiac segue a bem sucedida linha experimental de Kid A. Para o fim de 2001 é esperado um álbum ao vivo, I Might Be Wrong, que deverá trazer uma faixa inédita, True Love Waits, que já foi tocada em shows da banda várias vezes e é uma das preferidas dos fãs.
Em 2002, a banda faz o seu terceiro lançamento em 13 meses: é o disco ao vivo "I Might Be Wrong". É uma compilação de 8 faixas, onde 7 são do repertório dos discos "Kid A" e "Amnesiac", e uma é a b-side "True Love Waits".
Em 2003, a banda volta a ativa apresentando novas canções em shows pela Europa no primeiro semestre. Um novo álbum estava a caminho pois logo a banda volta ao estúdio, mais uma vez ao lado de Nigel Godrich, que trabalhou em praticamente todos os discos da banda. "Hail to the Thief" tem seu lançamento marcado para junho, mas cai na internet antes de seu lançamento. Primeiramente, versões não finalizadas das canções são achadas pelos fãs, mas logo depois a versão final também aparece dando sopa nas redes de troca de arquivos. A banda dá declarações dizendo-se bastante contrariada e a EMI implementa sistema de proteção contra cópia na prensagem do CD. Logo depois o 6º disco de estúdio do Radiohead é lançado, recebendo novamente uma boa recepção por parte dos fãs e crítica. Basicamente o disco continua no caminho que a banda criou para si em seus últimos lançamentos, com a volta de alguns elementos mais "convencionais" de maneira discreta. Deve-se ressaltar também o caráter politico de algumas canções, inevitáveis em tempos de George W. Bush e sua política guerreira rechaçada por boa parte do planeta. O Radiohead continua em alta e segue em turnê mundial para a divulgação de "Hail to the Thief".
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