Saltos de Cordas (string skipping)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Victor H. Guidini
Enviar correções  |  Comentários  | 

Considero este um dos assuntos mais difíceis para os guitarristas. Exigem muita paciência para serem executados com nitidez e precisão. São dez exercícios com graus de dificuldade crescente.

5000 acessosBeleza: Gigwise elege as 25 mulheres mais sexy no Rock2490 acessosWhiplash.Net: Assista palestra do criador do site no TEDx

Para aquecer vamos ver um pouco sobre as pentatônicas.

Este primeiro exemplo mostra a pentatônica de Lá menor em seu estado fundamental tocada com string skipping. É um exemplo bem “clichê”, mas ta valendo pra começar.

O segundo exemplo é mais complicado, principalmente quando é tocando com distorção. O interessante neste exemplo é manter a nitidez de cada nota, principalmente nas mini-pestanas com os dedos 1 e 3.

Uma nota por corda é o foco do terceiro exemplo. Novamente, preste bastante atenção nas pestanas dos dedos 1 e 3.

O exemplo acima mostra a tríade de lá menor, com repetição da nota da ponta uma oitava abaixo. Pratique também as tríades maiores, aumentadas e diminutas e suas “possíveis” inversões.

Este exemplo consiste na tríade com repetição das duas notas da ponta uma oitava abaixo. Pratique também as tríades maiores, aumentadas e diminutas e suas “possíveis” inversões.

Os dois exemplos acima são patterns do guitarrista Paul Gilbet para a utilização da tríade. .

Este exemplo é a escala de Am natural tocada com a repetição de fragmentos em oitavas.

A escala também pode ser tocada com tappings e saltos de corda. Preste atenção para abafar as cordas durante o salto. As notas indicadas com um T (tapping) devem ser tocadas com a mão direita, e as indicadas com P (pull off) com ligados da mão esquerda.

Este exemplo é um pattern interessante para o uso de tapping e salto, e exige muita atenção para evitar que as notas fiquem soando depois dos saltos.

Para finalizar, acima temos o solo final da música Erotomania, do Dream Theater (disco Awake). Este solo requer muita atenção para os saltos, as divisões em quintinas, e deve ser tocado todo com Palm Mutting (abafado) na mão direita. A velocidade é de aproximadamente 160 bpm.

Estudem todos estes exemplos com muita paciência e disciplina, os resultados surgirão.

Abraço para vocês e bons sons!

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Guitar Shred

5000 acessosWarming Up5000 acessosEstudo x Diversão5000 acessos1234... Cromatizando - Parte I5000 acessos1234... Cromatizando - Parte II5000 acessosPentatônicas com tapping5000 acessosLick Combo 35000 acessosModos Gregos - Parte I5000 acessosModos Gregos - Parte II5000 acessosModos Gregos - Parte III5000 acessosShapes de aperjos5000 acessosImprovisação sobre uma corda5000 acessosPalhetada sobre duas cordas4808 acessosEstu/ticando0 acessosTodas as matérias sobre "Guitar Shred"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Guitar Shred"0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"

BelezaBeleza
Gigwise elege as 25 mulheres mais sexy no Rock

Whiplash.NetWhiplash.Net
Assista palestra do criador do site no TEDx

MetallicaMetallica
James Hetfield acredita em Deus?

5000 acessosGuns N' Roses: as duas mulheres que conduziram a reunião5000 acessosGuns N' Roses: assista agressão de Axl Rose a fotógrafo5000 acessosMusical Box: Os 20 discos seminais do Hard Rock5000 acessosSteven Adler: as críticas a ex-colegas em livro5000 acessosGrana pra torrar: Os componentes de som mais caros do mundo5000 acessosDJ Ashba: "Eu não estou tentando imitar Slash de jeito nenhum"

Sobre Victor H. Guidini

Músico, guitarrista e professor de música formado pela UDESC. Começou a ouvir rock quando descobriu os vinis do AC/DC de seu irmão. Aos 13 conheceu o Van Halen e começa a incomodar os vizinhos com sua primeira guitarra. Tocou em várias bandas de Florianópolis. Atualmente, mora em São Paulo e segue como professor de música e tocando por ai. Entre muitos outros, curte Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Dr Cipó, Cama de Gato, Tribal Tech e Led Zeppelin.

Mais matérias de Victor H. Guidini no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online