14/10/17 - Estreia do documentário Pesado (Recife - PE)
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Press Release
Postado em 25 de setembro de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A música pesada pernambucana é tema de documentário inédito que encerra a mostra Play the Movie. Há negociação para a participação em festivais e também a exibição em televisões, tanto as por assinatura como as abertas, o que deve acontecer até o fim do ano.
Pernambuco, terra do frevo, do maracatu e da ciranda, mantém pulsando em seu subterrâneo uma cena vigorosa de heavy metal, das mais fortes do País, e que de tempos em tempos vem à tona. Esse é o cenário da premissa do documentário Pesado – Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?, dirigido por Leo Crivellare e roteirizado por Wilfred Gadêlha, que terá estreia na mostra Play The Movie, a seleção de filmes com pegada musical que faz parte há 11 anos do festival No Ar – Coquetel Molotov. A exibição acontecerá no dia 14 de outubro, às 14h, no Cinema do Museu, no Recife, encerrando a mostra, com entrada franca.
O filme discute a convivência do heavy metal pernambucano com o ambiente de múltiplas manifestações musicais e culturais que dominam o cenário artístico no Estado. Durante 104 minutos, a produção mostra as estratégias de coexistência do metal feito em Pernambuco com os ritmos populares e folclóricos que norteiam festividades como o São João e o Carnaval, bem como a relação dos chamados headbangers com outras manifestações pop, a exemplo do punk e do manguebeat.
O documentário acompanha os passos do pesquisador e músico Wilfred Gadêlha, em busca dessa cena, por shows, ensaios e encontros com alguns dos principais personagens do metal do Estado. Pesado percorreu centenas de quilômetros pelo Grande Recife, passando pelo tradicional Beco da Fome, no centro da capital, por diversos bairros da periferia até a Zona da Mata e Agreste pernambucanos, onde em uma noite memorável registrou um show da banda de death metal Alkymenia, em pleno São João de Caruaru. Esse e outros momentos ilustram significativamente a peleja entre a tradição dos ritmos populares e o metal, que coexistem em Pernambuco de forma mais natural do que se poderia imaginar.
"Pernambuco é tão diverso que tem uma cena forte e atuante de metal há mais de três décadas. Muita gente ignora isso e o nosso filme escancara que há mais metaleiro aqui no Estado do que muita gente pensa", diz Gadêlha, que conduziu as entrevistas do filme e escreveu o roteiro baseado no seu livro Pesado – Origem e Consolidação do Metal em Pernambuco (Funcultura, 2014).
O resultado é uma trilha sonora que brinda o espectador com bandas que nunca gravaram CDs, como Herdeiros de Lúcifer, Fire Worshipers, Arame Farpado e Necrópsia, além de "medalhões" do gênero no Estado (Cruor, The Ax, Devotos, Realidade Encoberta e Decomposed God, entre outras) e da geração que investe na mistura de ritmos como matéria-prima, a exemplo de Cangaço, Hate Embrace e Terra Prima.
Ao todo, mais de 70 pessoas foram entrevistadas, nas filmagens realizadas entre abril e novembro de 2016, em sete cidades pernambucanas. "Pesado é sobretudo uma história de amor. Amor À música, amor à rebeldia, à amizade e à liberdade de expressão", afirma o diretor Leo Crivellare.
O documentário foi realizado pela Jaraguá Produções e financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), vinculados ao governo do Estado. Dirigido por Leo Crivellare e roteirizado por Wilfred Gadêlha, Pesado tem produção de Luiz Barbosa e Carol Ferreira.
SERVIÇO:
Estreia do documentário Pesado – Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?
Quando: 14 de outubro, às 14h
Onde: Cinema do Museu – Fundação Joaquim Nabuco (Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte- Recife)
Quanto: entrada gratuita.
Título: Pesado – Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?
Ano de produção: 2017
Duração: 104 minutos
Direção: Leo Crivellare
Roteiro, argumento e entrevistas: Wilfred Gadêlha
Direção de fotografia e câmera: Mariano Maestre
Montagem, cor e finalização: André Farkatt
Direção de arte e projeto gráfico: Alcides Burn
Som direto: Pedro Moreira e Lucas Ramalho
Edição de som e mixagem: Gera Vieira
Direção de produção: Luiz Barbosa
Assistentes de produção: Lilian Pimentel e Clarissa Dutra
Produção executiva: Carol Ferreira
Produção: Jaraguá Produções
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
O hit do Van Halen que Sammy Hagar se recusava a cantar quando entrou na banda
O clássico do Metallica que fala sobre homem que destruiu a sua família
O dia que Raul Seixas ironizou Kid Abelha e geração influenciada pela new wave
As regras do Death Metal
Spike: os sete piores solos de guitarra
Memoráveis como a música: os 25 melhores logos de bandas
Como funciona o credenciamento para shows e entrevistas?
Medina cita atrações que não deram lucro no Rock in Rio; "nome importante da história do Rock"



