Porão Rock Club recebe Ecos Falsos neste sábado
Por Gustavo Zielonka Vieira Rodrigues
Fonte: Porão Rock Club
Postado em 29 de março de 2007
(Press-release)
Convidada durante esta semana para entrevista no jornal da MTV, a banda paulista Ecos Falsos chega a Curitiba para tocar na Festa da Basement, realizada no Porão Rock Club no sábado, dia 31, a partir das 22h30. O show é imperdível, e contará com a presença das bandas do selo que realiza a festa, Ludovic, Anacrônica e Pipemaze.
Os Ecos Falsos começaram em 2001, quando amigos de faculdade cansaram de tocar covers e decidiram fazer música. Queriam um rock barulhento, bem-humorado sem ser patético, com letras decentes e refrões inflamáveis.
"Ecos falsos", em ufologia, significa o sinal captado por radares onde supostamente há atividade alienígena. E isso é tudo que você precisa saber sobre o nome. Será cobrada entrada de R$ 8,00, com promoção de double caipirinha a noite inteira. Mais informações pelo telefone 41-3324-8678, ou no www.myspace.com/poraorockclub.
Com um repertório mínimo e três guitarristas, a banda começou a apresentar-se para platéias bêbadas e curiosas da USP, transformando "A Sereia" num pequeno hit (bem pequeno, mas vá lá, um hit). Em 2002 já tinham uma demo de cinco músicas nas mãos, entitulada apenas Ecos Falsos, que lhes valeu a primeira apresentação no cenário independente - um show de 40 minutos e muito barulho no Matrix, em São Paulo, que fechou para reformas logo depois. No Carnaval do ano seguinte, fizeram uma corajosa e apertada apresentação no Plastic Fantastic, que fechou logo depois, mas lhes valeu um convite para tocar na maior casa "indie" de São Paulo na época, o Tramp Club. Só que este nem esperou os Ecos tocarem - fechou antes.
Temendo quebrar a cena se continuasse se apresentando com freqüência, a banda entrou em estúdio para gravar sua segunda demo, The Best of Remixes Reunion Live Remasters Acoustic Tribute, com sete músicas. Artesanal da capa à contracapa, o disquinho passa a ser distribuído com maior freqüência. No segundo semestre de 2003 classificam-se para o SP Music Fest, na casa de shows KVA, e vão para a final entre 150 bandas concorrentes. Nesse ano também aconteceu um dos mais surreais shows da banda, em Seropédica, no Rio de Janeiro, para um público de mais de 700 biólogos.
Pouco antes do revéillon de 2003 Rodrigo Mattos, um dos guitarristas e cantores originais, decide trocar a banda pela carreira acadêmica solo. Como o lance das três guitarras já estava instituído, é chamado para substituí-lo Felipe Daros (da antiga banda de Gustavo, os Finnegans). À época, Daniel Akashi (guitarra e voz), Gustavo Martins (guitarra e voz), Tomás Martins (baixo) e Davi Rodriguez (bateria e voz) completavam a formação.
O ano de 2004 foi recompensador, com dezenas de shows, participaçãos nos festivais Sinfonia de Cães (SP) e Oitavo Ato (Cuiabá/MT), elogios de Tom Zé, a estréia do site oficial (www.ecosfalsos.com.br) e apresentações com bandas como Detetives, Ludovic, Réu & Condenado e Los Pirata muito bem comentadas no "udigrúdi". No primeiro semestre de 2005 chega ao mundo o primeiro EP oficial dos Ecos Falsos, A Última Palavra em Fashion. Com ele, muitos shows em São Paulo e outros Estados como Goiás (Goiânia Noise Festival), Distrito Federal (Senhor F Festival), Santa Catarina, Minas Gerais (Festival Jambolada), Paraná e Mato Grosso (Festival Calango), e shows com Velhas Virgens, Nervoso, Abervisions, Zefirina Bomba, Daniel Belleza, Forgotten Boys e Stuart.
Após uma troca de baixista no início de 2006 (Tomás deixa o posto para Thiago Rodrigues), os Ecos Falsos adentram na casa das centenas de shows, já consolidados como uma das mais prolíficas bandas do underground nacional. O reconhecimento vem na forma de indicações para o Prêmio London Burning e Prêmio Dynamite, dezenas de matérias na imprensa Brasil afora e a indicação de seu primeiro e totalmente auto-produzido clipe, "Réveillon", como Melhor Clipe Independente no MTV Video Music Brasil 2006. As novas composições ganham o gosto do público, como "O Bom Amigo Inibié" e "Sentimental". O Nordeste é visitado pela primeira vez, e com classe: são sete shows na MTV Apresenta: Turnê Independente, um programa em seis capítulos divisor de águas na relação da grande mídia com as bandas sem gravadora.
Antes do fim do ano, Thiago sai da banda, que se transforma num quarteto. Mas as idéias não páram: após entrarem com força no YouTube e MySpace, em 2007 os Ecos Falsos lançam o primeiro podcast de banda do país, o PodFalso, que precede o aguardado lançamento o primeiro álbum completo, Inibié, Ano 1. Participações surpresa estão no cardápio, e a promessa é de mais uma vez (e mais do que nunca) chacoalhar o cenário musical independente. Seguidores de Inibié, à luta!
Informações à Imprensa
Gustavo Zielonka Vieira Rodrigues
41-3023-4328 / 8864-2486
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
Megadeth: Os quatro melhores guitarristas base segundo Dave Mustaine
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acha que é preciso ser fã fanático para gostar dele
A música de Paul Stanley que foi gravada por outros artistas antes de ser lançada pelo Kiss

James Hetfield, do Metallica, admite que não aguenta o pretensioso Jon Bon Jovi
O único compositor brasileiro na história que foi gravado por Elvis Presley
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Blind Guardian: Algumas verdades sobre Hansi Kürsch
Mötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda



