Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de novembro de 2022
Desde que o heavy metal surgiu para alegrar nossas vidas, foram lançados discos excelentes, que se tornaram clássicos do estilo e são influentes até hoje. Bandas como Black Sabbath, Metallica, Iron Maiden, Judas Priest, Megadeth e muitos outros titãs da música pesada escreveram trabalhos magníficos e eternos.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Em meio ao mar de obras de arte gravadas por bandas de heavy metal, existem alguns trabalhos perfeitos, que não apresentam nenhuma música fraca. Essas jóias são o tema de mais uma lista especial, que apresenta cinco álbuns de metal para ouvir sem pular nenhuma faixa.
Aperte o play e confira mais uma seleção especial.
"Master Of Puppets" - Metallica
O terceiro trabalho de estúdio do Metallica é um dos melhores discos de heavy metal de todos os tempos. "Master Of Puppets" mescla velocidade, peso, técnica e melodia. O álbum também mostra um amadurecimento musical assustador se comparado ao debut do Metallica, lançado apenas três anos antes.
Infelizmente, "Master Of Puppets" ficou marcado não apenas por ser um clássico, mas também por ter sido o último registro gravado pelo baixista Cliff Burton, que faleceu em setembro de 1986.
Data de lançamento: 3 de março de 1986
Gravado por: James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria)
"Operation: Mindcrime" - Queensryche
Um dos maiores discos conceituais de todos os tempos, "Operation: Mindcrime" narra uma história complexa e envolvente, que prende a atenção do ouvinte do primeiro ao último segundo. Mas o quarto trabalho do Queensryche não está aqui na lista apenas pela história que é contada ao longo de suas 15 faixas. A musicalidade acompanha o conceito por trás dessa obra-prima.
"Operation: Mindcrime" figura na lista dos maiores trabalhos do metal progressivo, estilo que estava dando seus primeiros passos no final da década de 1980. Além de muita técnica e precisão por parte dos instrumentistas, o disco mostra todo o talento de Geoff Tate, dono de uma voz inconfundível e muito potente.
Data de lançamento: 3 de maio de 1988
Gravado por: Geoff Tate (vocal), Chris DeGarmo (guitarra), Michael Wilton (guitarra), Eddie Jackson (baixo) e Scott Rockenfield (bateria)
"No More Tears" - Ozzy Osbourne
Após dez anos como vocalista do Black Sabbath, Ozzy Osbourne foi demitido e recomeçou sua carreira basicamente do zero. Acompanhado de ótimos músicos, o Madman ressurgiu e lançou ótimos álbuns, com destaque para "Blizzard Of Ozz", "Diary Of A Madman" e "Bark At The Moon". Embora os dois álbuns seguintes estejam muito longe de serem ruins, não acompanham os ritmos dos três primeiros.
Com "No More Tears", Ozzy Osbourne voltou a lançar um clássico absoluto, que atingiu os 100% de aproveitamento. Todas as músicas do sexto álbum do lendário vocalista são ótimas e lembram os melhores momentos do Príncipe das Trevas.
"No More Tears" é heavy metal puro, como pode ser ouvido em "Mr. Tinkertrain", "I Don't Want To Change The World", "Desire" e "Hellraiser". Para quem gosta de viajar, a faixa-título é um belíssimo convite. E por fim, as pessoas mais sentimentais podem se deliciar com as tocantes "Mama, I'm Coming Home", "Time After Time" e "Road To Nowhere".
Data de lançamento: 17 de setembro e 1991
Gravado por: Ozzy Osbourne (vocal), Zakk Wylde (guitarra), Bob Daisley (baixo), Randy Castillo (bateria) e John Sinclair (teclado)
"Images And Words" - Dream Theater
Olha o metal progressivo dando as caras por aqui novamente. Dessa vez, temos o segundo trabalho de estúdio do Dream Theater, que é o álbum mais celebrado do prog metal.
Embora o prog metal seja um estilo um pouco complicado para quem não é muito familiarizado, "Images And Words" é um álbum fácil de ser ouvido. Faixas como a radiofônica "Pull Me Under", a linda balada "Another Day" e "Wait For Sleep" agradam qualquer pessoa que gosta de boa música. Isso para não falar na estupenda "Metropolis - Part I: The Miracle And The Sleeper", que é uma maratona de momentos inesquecíveis.
Data de lançamento: 7 de julho de 1992
Gravado por: James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Kevin Moore (teclado)
"Clayman" - In Flames
O In Flames é um dos maiores representantes do melodic death metal, gênero que surgiu nos anos 1990 e mistura elementos do heavy e do death metal. O grupo sueco atingiu o seu ápice com "Clayman", disco que é uma espécie de evolução de um gênero que por si só já nasceu moderno.
Em seu quinto disco de estúdio, o In Flames se consolidou como uma grande força do metal, status que mantém até hoje. "Bullet Ride", "Pinball Map", "Only For The Weak" e "Satellites And Astronauts" são músicas que mostram todo o poderio de uma banda criativa e inovadora, que nunca parou no tempo.
Data de lançamento: 3 de julho de 2000
Gravado por: Anders Fridén (vocal), Jesper Strömblad (guitarra), Björn Gelotte (guitarra), Peter Iwers (baixo) e Daniel Svensson (bateria)
Para ouvir três músicas de cada álbum, acesse a playlist abaixo. Não esqueça de começar a nos seguir no Spotify.
[an error occurred while processing this directive]Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps