Em 07/11/2007 | Resenha - Steve Vai (Hellooch, Curitiba, 07/11/07)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Steve Vai (Hellooch, Curitiba, 07/11/07)


  | Comentários:

O hard rock instrumental com elementos psicodélicos do guitarrista Steve Vai atraiu aproximadamente 1.700 pessoas ao Hellooch, em Curitiba, na noite de 07 de novembro. Com uma competente banda com o núcleo formado por músicos que já participaram do G3 (projeto dividido com Joe Satriani e outros grandes guitarristas), Vai se apresentou em mais de duas horas expondo canções do CD “Sound Theories” e de consagrados trabalhos anteriores como “Passion And Warfare”, “Alien Love Secrets”, “Fire Garden”, “Real Illusions – Reflection” e outros.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Ao flertar com o estilo clássico, o guitarrista aproveitou o talento da violinista Ann Marie, que tocou em Curitiba neste ano com o Jethro Tull, para fornecer uma estética nova às canções. Ao apresentá-la, Vai brincou com o público ao executar o riff inicial de “Aqualung”. “Hoje contamos com a presença especial de alguém que acompanha a banda de Ian Anderson”, disse à platéia.

Entre as canções de sua discografia, as que mais agradaram o público foram do disco que lançou o guitarrista no Brasil no início da década de 90, chamado “Passion And Warfare”. A banda executou “Liberty”, “Answers”, “For The Love Of God” e, principalmente, “The Audience is Listening”, que caracterizou o momento mais pesado da apresentação.

Outra canção que merece destaque é “Tender Surrender”, que contou com improvisos da música “Next Stop Earth”, do CD "Flexable". No meio da execução, o guitarrista fez ruídos em sua guitarra, que ele próprio denomina de “aliens”.

Além de tocar os temas com perfeição, outro fator que prendeu a atenção do público foi o tratamento de Steve Vai à sua coleção de guitarras. Em muitos momentos, o músico demonstra uma maneira peculiar de se comunicar com o instrumento. Com caras e caretas, o guitarrista “cantou” em silêncio as notas que tocava. Em seus improvisos, Vai chegou a utilizar a língua para fazer alguns solos.

Os méritos da atração não podem ficar exclusivamente com o virtuoso guitarrista. A banda de apoio soube conquistar sua posição na apresentação. O solo de bateria de Jeremy Colson começou como uma homenagem aos brasileiros. A introdução foi inspirada na levada inicial da canção “Refuse/Resist” do consagrado disco do Sepultura, “Chaos AD”. Os violinos também merecem destaque. Além da já mencionada Ann Marie, o tecladista Alex DePue utilizou um violino com recursos semelhantes aos de uma guitarra elétrica, com trastes e seis cordas.

O guitarrista Dave Weiner teve seu espaço particular, onde executou solos enquanto Steve Vai trocava de roupa em seu camarim, e Philip Bynoe soube contribuir com seu baixo “funkeado”.

Outra característica da apresentação que não deve deixar de ser mencionada é a iluminação. É incrível como o show de Vai é complementado com a combinação das cores lilás, amarelo e verde limão, que criam o mesmo ambiente das capas dos discos do guitarrista.

SETLIST:
Now we Run
OOOO
Building the Church
Tender Surrender
Firewall
The Crying Machine
Dave Weiner solo (guitarra base)
I’m Becoming
Die to Live
Freak Show Excess
Ann Marie e Alex DePue solo (violino)
All About Eve
Fire Garden Suite: Angel Food
Jeremy Colson solo (bateria)
The Audience is Listening
Whispering a Prayer
Fire Garden Suite: Taurus Bulba

RETORNO:
Liberty
Answers
For the Love of God

Angra e Shaman prestigiam Steve Vai em Curitiba

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre "Steve Vai"

Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Steve Vai: procurando beta testers para App no Android
Steve Vai: Video de For the Love of God com orquestra na China
Edu Ardanuy: técnica que aprendeu com Steve Vai e Sergio Buss
Steve Vai: vídeo ao lado de Billy Sheehan e com Mike Portnoy
Steve Vai: registro de mais de uma hora do show de São Paulo
Steve Vai: homenagem a Michael Jackson com Andy Timmons em 2009
Rig Rundown: dentro do estúdio do Steve Vai
Steve Vai: resenha do show em SP no Minuto HM
Steve Vai: Impossível ficar indiferente ao talento e criatividade
Steve Vai: O mestre da guitarra na capital do Brasil
Steve Vai: público de BH vai ao delírio com apresentação
Steve Vai: galeria de fotos do show no Citibank Hall
Steve Vai: A arte da guitarra desembarcou em São Paulo
Steve Vai: Mais uma vez dividindo palco com Eric Johnson

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre André Molina

André Molina é jornalista, economista e começou a ouvir heavy metal ainda quando era criança. Tem 30 anos de idade e Rock 'n' Roll é sua religião.

Mais matérias de André Molina no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas