Em 01/05/2005 | Resenha - Plebe Rude (Concha Acústica, Brasília, 01/05/05)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Plebe Rude (Concha Acústica, Brasília, 01/05/05)


  | Comentários:

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

“A Plebe está lançando disco novo, porra!!!”

Brasília tem vivido dias de festa. O seu aniversário de 45 anos tem sido comemorado em exposições as mais diversas contando a sua história. A programação variada, intensa em abril, se uniu no dia primeiro de maio às festividades do dia do trabalhador.

Foram muitas opções gratuitas para a população: na Esplanada dos Ministérios, por assim dizer, a comemoração nordestina - várias bandas de forró, e, finalmente, Zé Ramalho. No Lago Norte, a “vertente do sudeste”, em festa cujo ápice foi a apresentação do mineiro Beto Guedes. Por último, o evento “Arte por Toda Parte”, na Concha Acústica, trouxe bandas de reggae, rock, e a brasiliense “Plebe Rude”.

Não poderíamos pensar em uma comemoração de Brasília que não trouxesse essa pluralidade de ritmos. Sobretudo, não poderíamos pensar em comemorar Brasília sem o seu rock dos anos 80.

A bela paisagem da beira do lago e o céu estrelado logo se juntaram a um público de bermudas, havaianas, tatuagens, roupas indianas, rastafaris, blusas pretas. Um cheiro de “maresia” compunha o cenário.

Certamente, boa parte do público que compareceu para ver a Plebe Rude ainda era bebê quando eles iniciaram sua carreira, o que fez com que, muitas vezes, a platéia não acompanhasse as letras de suas músicas.

Mas foi um ótimo show. A banda tocou dezesseis músicas, a grande maioria antigas. Se não podemos falar que os versos da Plebe são exatamente “bonitos”, podemos dizer que são versos combativos. São versos que talvez a juventude atual não esteja acostumada a ver nas canções contemporâneas. Entre as músicas conhecidas, estavam: “Minha Renda”, “Censura”, “Bravo Mundo Novo”, “Medo”, “A Ida”, “Johhny Vai à Guerra”, “Este Ano”, “Códigos”, “Luzes”, “Sexo e Karatê”, “Proteção” e “Até quando esperar” (“essa música tem vinte e dois anos e parece que foi feita ontem”). Não poderia deixar de ser tocada, por ocasião da data, “Brasília”, este lugar em que “as árvores enfeitam e a polícia controla”.

O grupo parecia feliz de tocar ali. “O bom filho à casa torna”, disse o vocalista. A alegria transparecia numa presença marcante de palco. Era a “volta definitiva da Plebe, pra chacoalhar esse mercadinho de merda”.

É verdade. Em junho sairá o sexto disco da Plebe Rude, com doze música inéditas e Clemente (do grupo Inocentes, agora nas guitarras da Plebe) falando sobre o CD, antecipou: “é claro que tinha que ter o famoso baixo e batera da Plebe”. Das inéditas, o grupo apresentou “Mil Gatos no Telhado”, no dia do trabalhador. Por sinal, segundo eles próprios, “nada mais indicado que passar o dia do trabalhador com a Plebe”.

Foi assim o nosso dia do trabalhador. Entre chuva de cerveja da platéia animada, uma banda que nos convidava a cantar mais alto para perturbar “o homem” (a residência do presidente é bem próxima ao local do show) e o anúncio: “A Plebe está lançando disco novo, porra!!!”

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre "Plebe Rude"

Plebe Rude: banda revela nomes de faixas do novo álbum
Guns N' Roses: Canções que ainda empolgam e mexem com os fãs
Guns N' Roses: produção substitui Sioux 66 por Plebe Rude em SP
Guns N' Roses: Plebe Rude em São Paulo no lugar da Sioux 66
Plebe Rude: líder da banda revela nome de novo álbum
Plebe Rude: banda fará show com orquestra sinfônica
Guns N' Roses: Plebe Rude abrirá show em BSB
Plebe Rude: orquestra grava arranjo para faixa de novo álbum
Plebe Rude: Clemente grava vocais e guitarras para novo álbum
Plebe Rude: banda retoma gravações de novo álbum
Plebe Rude: líder revela planos da banda em videochat
Festival CCBB: shows gratuitos do Raimundos e Plebe Rude
Plebe Rude: novo CD e DVD documentário adiados p/2014
UOL 89: shows gratuitos com Raimundos, Plebe, Detonautas e mais
Plebe Rude: "Capital tinha look, Legião letrista e Plebe pegada"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Taís Bleicher

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Taís Bleicher no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas