RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Bangers Open Air

Jeff Scott Soto, Jelusick e Sinistra: uma sexta de muito hard rock e heavy metal em POA

Resenha - Jeff Scott Soto, Jelusick e Sinistra (Bar Opinião, Porto Alegre, 19/04/2024)

Por Guilherme Dias
Postado em 02 de maio de 2024

Com atrações presentes no line-up do festival Summer Breeze, em São Paulo, no final de abril, o Bar Opinião teve uma sexta-feira de muito hard rock e heavy metal. Jeff Scott Soto, Sinistra e Jelusick comandaram a festa, apresentando o que possuem de melhor no seu repertório. Com destaque para Soto, que exibiu o seu show especial de 40 anos de carreira. Além disso, ele excursiona pelo Brasil fazendo o seu tributo ao Queen e um set acústico em algumas cidades do país.

Jeff Scott Soto - Mais Novidades

Foto: Guilherme Dias
Foto: Guilherme Dias
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O evento iniciou cedo, por volta das 18 horas e 15 minutos, o super time da Sinistra subiu no palco. Formado por Nando Fernandes (vocal), Edu Ardanuy (guitarra), Luís Mariutti (baixo) e Rafael Rosa (bateria), a banda apresentou composições do seu único disco, lançado em 2022. A primeira foi "Mente Vazia" e Nando já se aproximou do público dizendo que estava feliz de estar em Porto Alegre depois de muito tempo, sendo a última delas ainda com o Hangar. Ele ainda agradeceu a presença do público e informou que seriam a segunda atração da noite, mas que trocaram para ajudar Jelusick em sua logística. Após "Livre Pra Seguir", em interação vocal com a plateia, Nando brincou, dizendo: "Ouvi bons gritos aí, tem vocalista na plateia.". Bastante satisfeito com o som no palco, Nando pediu palmas para a equipe de som, que estava trabalhando desde cedo no local. "Meninos e meninas, sejam bonzinhos, senão Jesus não os chamará. Mas se você não se comportar, você vai ter que fazer um estágio em ‘Umbral’", disse Nando para apresentar a composição. Em uma situação bastante desconfortável, alguém gritou: "toca a saideira", e isso pôde ser ouvido por todos, inclusive pela banda. Isso fez com que Nando perguntasse quem havia dito, e a pessoa levantou a mão, recebendo muitas vaias, o que fez o restante do público pedir mais canções para a banda. A última foi "O Amanhã" e na despedida Nando agradeceu a plateia pelo apoio, pediu a clássica foto do palco com os músicos e plateia e mesmo com os fãs pedindo por mais músicas, Nando disse que iriam respeitar o horário do festival e não tocariam mais uma apenas por ego. O frontman avisou que irão retornar para tocarem o disco já lançado na íntegra e também canções novas. Foi uma apresentação direta e agradável, as luzes combinaram muito com o clima sombrio das canções, com destaque para o virtuosismo de Ardanuy, a presença ilustre de Mariutti e o carisma e qualidade técnica de Nando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com apenas 20 minutos de intervalo, às 19 horas e 20 minutos, foi a vez de Jelusick iniciar o seu show. No repertório, músicas do disco "Follow the Blind Man", lançado em 2023. Conhecido por trabalhos com o Trans-Siberian Orchestra, Michael Romeo e Whitesnake, Dino Jelusick (vocal e teclados) lidera o grupo que ainda conta com Ivan Keller (guitarra), Luka Broderick (baixo) e Mario Lepoglavec (bateria e vocal). Os croatas iniciaram com as pesadas e cativantes "Reign of Vultures" e "Acid Rain". Dino desejou boa noite, perguntou como todos estavam e disse que seus colegas de banda são incríveis. Dino apresentou "The Healer" e em seguida foi aos teclados para introduzir a balada "The Great Divide". Bastante comunicativo e alegre, Dino olhou para o set-list e disse: "Vamos ver quantas músicas ainda temos… umas 20… não, não, eu estou brincando", arrancando risadas por toda a casa de shows. As últimas músicas foram as que receberam uma maior resposta por parte dos fãs presentes, que cantaram junto "What I Want" e "Fly High Again". Foi uma apresentação incrível, mesmo sem serem a atração principal e em sua primeira vez na cidade. Todos tiveram tranquilidade para apresentar as canções que flertam entre o hard rock e o prog metal. O virtuosismo dos músicos, a presença de palco e a potência vocal e carisma de Dino agradou aos fãs e também a quem estava conhecendo o grupo durante a noite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Então chegou a hora de Jeff Scott Soto, que se apresentou duas vezes em menos de uma semana em Porto Alegre, visto que ele fez um show acústico na abertura para o Angra, no sábado anterior. Dessa vez sem os violões, Soto trouxe a sua banda completa para apresentar a turnê de 40 anos de carreira. Quem acompanhou o cantor foram os brasileiros BJ (guitarra, teclados e vocal), Leo Mancini (guitarra), Henrique Canalle (baixo) e Edu Cominato (bateria). Logo de cara, "Livin’ the Life" do Steel Dragon, banda fictícia do filme Rock Star, que teve os vocais gravados por Soto em algumas músicas. Nesse início, Jeff já fez o público cantar alto o refrão junto com ele. O segundo momento teve trechos de "Warrior", "Fool Fool" e "Cry of the Gypsy" de Axel Rudi Pell, grupo que Jeff fez parte entre os anos de 1992 e 1997.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O frontman agradeceu a presença de todos e o apoio das bandas Sinistra, Jelusick e ele mesmo, se apresentando como George Michael, proporcionando risadas no palco e na pista. "Faz 40 anos que comecei a cantar, sendo as primeiras músicas as de Yngwie Malmsteen. É muito difícil apresentar tantas músicas as quais gravei nesses 40 anos, por isso hoje tocaremos diversos medleys, uma forma para tocar mais músicas em menos tempo. Agora, um pouco da minha carreira solo.", disse Jeff, que apresentou trechos de "Eyes of Love", "Look Inside Your Heart", "Soul Divine", "Take U Down" e "Drowning".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bem humorado, Jeff apresentou a sua banda, chamando BJ de Billy Joel e Bon Jovi, Henrique de "Babu", Edu como o "cara tranquilo", Léo - mencionando que o conheceu há 20 anos em São Paulo -, e se chamou de Paul Stanley ao se apresentar. Jeff disse que havia chegado o momento da "caipiroska", tradicional drink brasileiro, e um show a parte aconteceu, com direito ao drink receber uma música própria, e Henrique pedir para a plateia cantar o famoso "vira, vira, vira" para que Jeff virasse o copo e ele, de fato, o fez, mas de forma lenta. A parte mais engraçada foi quando ele recebeu um segundo drink, porém disse que não beberia e deixou o copo no palco da bateria.

A apresentação continuou com o medley de "Big Boys Don’t Cry", "Watch the Fire", "Learn to Live Again" e "One Love" do W.E.T., projeto em que Soto está presente desde 2009, ano do lançamento do primeiro disco. Voltando para o início da sua carreira, Jeff apresentou as virtuosas "I Am a Viking" e "I’ll See the Light Tonight", lançadas em 1985 no disco "Marching Out" de Malmsteen. Após muitos gritos e aplausos, Soto desabafou: "Vocês não têm ideia da dificuldade em cantar essas músicas". "Agora uma balada lenta e calma para vocês, olhem para quem está do seu lado.. ou melhor, não" disse o vocalista para apresentar a (nada) balada "Stone Go Crazy", iniciando o medley de Queen, que ainda teve "The Prophet's Song" e "Love of My Life" com a companhia de Leo Mancini apenas. Nesse momento, Jeff disse que Léo é o seu cachorrinho favorito e mencionou Dino Jelusick como o seu brinquedo favorito, gerando mais gargalhadas na plateia. E um fato inusitado foi quando Dino surgiu no mezanino em frente ao palco e dividiu os vocais com Jeff.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com o retorno dos demais músicos, foi a vez de "Alive", do Sons of Apollo, e mais um medley, representando o Talisman, banda formada por Soto e Marcel Jacob em 1989. Dessa fase foram apresentados trechos de "Break Your Chains", "Day by Day", "Give Me a Sign", "Colour My XTC", "Dangerous" e uma das mais esperadas pelos fãs de Talisman: "Mysterious (This Time It’s Serious)". Dois covers, também gravados pelos Talisman, estiveram presentes: "Frozen" da Madonna e "Crazy" do Seal, em versões extremamente hard rock. Após essa sequência, Jeff procurou Dino na plateia e o convidou para subir ao palco. Logo em seguida, Dino apareceu para participar das próximas músicas, sendo a primeira delas "I’ll Be Waiting", também do Talisman. Durante a canção, Jeff chamou Nando Fernandes também e disse que estava muito honrado em dividir o palco com três ótimos cantores e dividiu o refrão de "I’ll Be Waiting" em cinco partes, iniciando por ele próprio e passando por Dino, Nando, BJ e o público. Próximo do fim, uma bagunça generalizada tomou conta do palco com a presença de Dino, Nando e Keller, que também foi convidado para entrar no palco. Toda a galera apresentou "Stand Up" do Steel Dragon e o último medley da noite, contendo clássicos da Disco Music como "Play The Funky Music" (Wild Cherry), "Jungle Boogie" (Kool and the Gang), "Shake Your Booty" (KC & the Sunshine Band), "Kung Fu Fighting" (Carl Douglas), "Macho Man" (Village People) entre outros hits das décadas de 1970 e 1980.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Soto e sua banda foram magníficos durante o todo o tempo e o final, reunindo os demais músicos, foi rico em qualidade e em alto astral. Antes de deixarem o palco, ainda deu tempo de Dino tocar bateria e Nando desabafar, dizendo que resolveu virar cantor por causa de Jeff Scott Soto. Todas as bandas fizeram o tempo passar rápido, mesmo com mais de 4 horas de evento ao total.

Fotos por: Guilherme Dias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
[an error occurred while processing this directive]
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Guilherme Dias

Fanático por heavy metal e hard rock desde os 12 anos de idade. Coleciona CDs e LPs, principalmente do Helloween e seus derivados. Colabora com o site desde 2013. Nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Mais matérias de Guilherme Dias.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS