WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Foo Fighters: por que eles são a maior banda do mundo?

Postado por David Tadeu Oaski | Fonte: Blog Ideologia Rock |

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Todo mundo sabe a origem do Dave Grohl, mas não custa nada reforçar. Ele espancava a bateria no Nirvana até o suicídio de Kurt Cobain, em 1994. Após o trágico acontecimento ele viveu um dilema, pois tocou em alguns shows com Tom Petty, na sua banda Tom Petty & The Heartbreakers, sendo então convidado para ser um integrante fixo da banda, porém Dave recusaria o convite, explicando a Tom que possuía algumas composições próprias e gostaria de gravá-las, surgia então o Foo Fighters. Graças a Deus Dave arriscou.

Ao longo desses dezessete anos de carreira, os caras se estabilizaram no cenário do rock alternativo desde o princípio, com o primeiro disco gravado com Dave Grohl tocando todos os instrumentos, passando por ótimos discos, sempre com músicas sendo veiculadas em rádios rock e clipes bastante veiculados na Mtv. No entanto, a banda era tida como mais uma no cenário do rock dos anos 90, porém surgiu uma composição no ano de 2005, no disco ‘In Your Honor’, a canção era ‘Best Of You’, daí em diante a mídia e grande parte do público passaram a olhar de forma mais respeitosa para a banda, e foi dada mais atenção a composições antigas tão fortes quanto a mencionada, como ‘Times Like These’, ‘Everlong’, ‘My Hero’, entre outras.

Ao meu ver alguns motivos fazem do Foo Fighters a maior banda de rock da atualidade. São eles:

1 - O som

As bandas hoje em dia se preocupam tanto com a estética visual, videoclipes super produzidos, poses sensacionais, mas se esquecem que o principal ainda é o som, pois sem esse elemento todos os outros perdem o sentido. O Foo Fighters possui uma consistência fenomenal ao longo de sua discografia, mantendo alto nível nas composições, sempre com ótimas melodias e letras inspiradas de Grohl. A cereja no bolo foi o ótimo álbum lançado em 2011 – talvez o melhor da carreira da banda – ‘Wasting Light’, gravado inteiro na casa de Dave Grohl, em fitas de rolo, de forma totalmente orgânica, três guitarras e rock n’ roll na essência. Além disso, vale lembrar que a banda possui ótimos músicos, que não são exibicionistas ou virtuosos, mas todos plenamente competentes em seus instrumentos, Taylor Hawkins detona na bateria, Chris Shiflett, Pat Smear e Nate Mendel também são ótimos músicos e Dave canta muito, além de ser um músico completo.

2 - O momento da banda

A banda se encontra no auge, lançando trabalhos incríveis, fazendo shows memoráveis, tocando nos principais festivais ao redor do mundo, com um repertório de mais de duas horas, que não deixa ninguém parado ou sentindo falta de um ou outro sucesso.

Sei que ainda existem dinossauros na ativa, como Kiss, Metallica, Iron Maiden, U2 ou Aerosmith, mas esses caras estão em momentos diferentes, pois já tem seu nome consagrado eternamente na história do rock e não precisam provar mais nada a ninguém, o que resulta numa inevitável acomodação. O Foo Fighters ainda está no caminho para encontrar essas grandes bandas, com certeza um ou dois degraus abaixo, mas no momento, nesse extrato de tempo, a banda é que está produzindo melhor no mundo.

3 - As Letras

Novamente mérito do front man da banda. Grohl tem um talento indiscutível na composição de canções. Desde o início da carreira ele mostra uma habilidade em pegar melodias simples e fazê-las tocar corações, tal como fazem Bob Dylan ou Paul Mccartney. Quais compositores atualmente se preocupam em dizer alguma coisa através de suas canções? São realmente poucos e isso é realmente um grande diferencial, pois letras como ‘Walk’, ‘Best of You’, ‘Times Like These’, entre outras, sempre vão te tocar de alguma forma.

4 - O carisma de Grohl

O cara já tocou com todo mundo que você admira, sério, todo mundo mesmo. De Josh Homme a Paul Mccartney, de Bruce Springsteen a Led Zeppelin, de Joan Jett a Cage The Elephant. Não à toa, Grohl possui a fama de ‘o mais gente boa do rock’, o cara tem um carisma inacreditável que transcende o palco, contagiando a todos ao seu redor. Não, ele não é santo, como o documentário ‘Back and Forth’ mostra, mas ele é sim um cara muito bacana e o melhor de tudo dessas parcerias, surgiram Them Crooked Vultures, Probot, entre outros projetos.

5 - O Feeling

Não vivi os anos sessenta, setenta, muito menos os oitenta, mas sempre que leio ou vejo comentários sobre essas épocas, todos dizem que na música rolava uma certa vibração, fosse através do vinil, da arte da capa, rolava um imenso frisson ao comprar um disco e a cada vez que você se dispunha a escutá-lo. Muito disso se perdeu no decorrer dos anos, com o advento da Internet, com a imbecilização da população ou pela falta de interesse geral. No meu entender o Foo Fighters resgata um pouco dessa sensação, do som da banda ser quase algo palpável, que você sente arrepios e tudo mais. É difícil de explicar em linhas, mas quando você sente, você sabe o que é.

Enfim, o Foo Fighters é um das bandas do meu coração e de muitos da minha geração, mas não sou um fã alienado, procuro analisar com coerência a carreira da banda e, no meu entender, não existe nenhuma banda no mundo superior a essa no momento.

Eles possuem aquele pacote que alimenta os fãs de boa música, nome forte, canções marcantes, grandes letras, performance de palco matadora e são honestos no que fazem, isso tudo faz deles únicos na atualidade.

Que eles sigam a caminho de se tornarem gigantes e mantenham acesa essa chama que move todos aqueles que são apaixonados por música de qualidade.

Disponível também em:
http://rockideologia.blogspot.com.br/2012/07/porque-o-foo-fighters-e-melhor-band...

Todas as matérias da seção Opiniões
Todas as matérias sobre Foo Fighters

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre David Tadeu Oaski

Oriundo do Guarujá, cidade litorânea do estado de São Paulo, família tipicamente conservadora e todos os ingredientes para me tornar um bundão, e, de certa forma me tornei! Sou formado em administração e trabalho em escritório, mas nunca, nem por um minuto abro mão da ideologia rock n´ roll, carrego comigo a postura questionadora, em busca da liberdade, sem esquecer da diversão. Tenho o blog Ideologia Rock n´ Roll e lá posto sobre tudo que considero interessante, inclusive música, cinema, literatura e atualidades. Sou fã de rock clássico e contemporâneo, rock nacional, entre outros estilos, sempre sem preconceito ou amarras culturais ou sociais, se gosto, ouço e foda-se!!! É isso, let´s rock motherfuckers!!!

Mais matérias de David Tadeu Oaski no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Metalcore: os dez trabalhos essenciais do estiloMetalcore
Os dez trabalhos essenciais do estilo segundo o About.com
Metal: nomes do gênero que assumiram ser cristãosMetal
Nomes do gênero que assumiram ser cristãos
Ghost, o lado escuro do rock: você acredita em magia negra?Ghost
O lado escuro do rock: você acredita em magia negra?